Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Prática pedagógica em classes multisseriadas: uma análise a partir dos discursos dos professores

A pesquisa discorre sobre práticas docentes em classe multisseriada, enfatizando as dificuldades existentes nesta modalidade educacional. Nesse sentido, ela realiza um debate sobre as condições de trabalho com que os educadores da multissérie enfrentam hoje. Ficou evidenciado que a escola multiss...

ver descrição completa

Autor principal: CORDEIRO, Elsa da Conceição
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2539
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2539
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-25392019-11-13T03:06:00Z Prática pedagógica em classes multisseriadas: uma análise a partir dos discursos dos professores Pedagogical practice in multigrade classes: an analysis from teachers' discourses CORDEIRO, Elsa da Conceição SILVA, Paulo Lucas da http://lattes.cnpq.br/9416262645462548 Prática de ensino Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS A pesquisa discorre sobre práticas docentes em classe multisseriada, enfatizando as dificuldades existentes nesta modalidade educacional. Nesse sentido, ela realiza um debate sobre as condições de trabalho com que os educadores da multissérie enfrentam hoje. Ficou evidenciado que a escola multisseriada se faz presente e persistente, predominantemente, em ambientes rurais e é considerada, por muitos pesquisadores como um sinônimo de inferioridade, funcionando de forma precária, com infraestrutura insuficiente e docentes sem oportunidade de continuidade e ampliação de seus estudos. São pessoas e profissionais com necessidades de formação continuada. Os objetivos da pesquisa são: compreender os fatores que dificultam o desenvolvimento da prática pedagógica dos professores nas turmas multissérie no processo de ensino e aprendizagem dos discentes envolvidos nesse contexto educacional; observar a prática pedagógica dos professores nas classes multisseriadas; descrever os problemas relatados pelos professores, sobre as dificuldades em seus afazeres pedagógicos nas turmas multisseriadas; apresentar os fatores que dificultam a ação educativa dos docentes nas classes multisséries. A metodologia da pesquisa desenvolveu-se, prioritariamente, sob o caráter qualitativo com um estudo de caso junto à Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Geraldo de Oliveira Pereira, em Irituia, no Pará. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista com perguntas abertas direcionadas à duas professoras, em atividades docentes, nesta EMEIF. Chegou-se à conclusão de que a multissérie no campo irituiense traz as mesmas dificuldades apresentadas em outros espaços, logo esse discurso ganha notoriedade pelo fato de discorrer sobre problemas educacionais comuns ao ensino brasileiro. Como referenciais teóricos foram adotados os seguintes autores Casagrande (2008), Chaves; Foschieera (2014), Hage (2005), Hage (2006), Janata (2014), Silva (2016). 2019-11-12T20:15:57Z 2019-11-12T20:15:57Z 2018-11-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CORDEIRO, Elsa da Conceição. Prática pedagógica em classes multisseriadas: uma análise a partir dos discursos dos professores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2539. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2539 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Prática de ensino
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Prática de ensino
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CORDEIRO, Elsa da Conceição
Prática pedagógica em classes multisseriadas: uma análise a partir dos discursos dos professores
topic_facet Prática de ensino
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description A pesquisa discorre sobre práticas docentes em classe multisseriada, enfatizando as dificuldades existentes nesta modalidade educacional. Nesse sentido, ela realiza um debate sobre as condições de trabalho com que os educadores da multissérie enfrentam hoje. Ficou evidenciado que a escola multisseriada se faz presente e persistente, predominantemente, em ambientes rurais e é considerada, por muitos pesquisadores como um sinônimo de inferioridade, funcionando de forma precária, com infraestrutura insuficiente e docentes sem oportunidade de continuidade e ampliação de seus estudos. São pessoas e profissionais com necessidades de formação continuada. Os objetivos da pesquisa são: compreender os fatores que dificultam o desenvolvimento da prática pedagógica dos professores nas turmas multissérie no processo de ensino e aprendizagem dos discentes envolvidos nesse contexto educacional; observar a prática pedagógica dos professores nas classes multisseriadas; descrever os problemas relatados pelos professores, sobre as dificuldades em seus afazeres pedagógicos nas turmas multisseriadas; apresentar os fatores que dificultam a ação educativa dos docentes nas classes multisséries. A metodologia da pesquisa desenvolveu-se, prioritariamente, sob o caráter qualitativo com um estudo de caso junto à Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Geraldo de Oliveira Pereira, em Irituia, no Pará. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista com perguntas abertas direcionadas à duas professoras, em atividades docentes, nesta EMEIF. Chegou-se à conclusão de que a multissérie no campo irituiense traz as mesmas dificuldades apresentadas em outros espaços, logo esse discurso ganha notoriedade pelo fato de discorrer sobre problemas educacionais comuns ao ensino brasileiro. Como referenciais teóricos foram adotados os seguintes autores Casagrande (2008), Chaves; Foschieera (2014), Hage (2005), Hage (2006), Janata (2014), Silva (2016).
author_additional SILVA, Paulo Lucas da
author_additionalStr SILVA, Paulo Lucas da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CORDEIRO, Elsa da Conceição
title Prática pedagógica em classes multisseriadas: uma análise a partir dos discursos dos professores
title_short Prática pedagógica em classes multisseriadas: uma análise a partir dos discursos dos professores
title_full Prática pedagógica em classes multisseriadas: uma análise a partir dos discursos dos professores
title_fullStr Prática pedagógica em classes multisseriadas: uma análise a partir dos discursos dos professores
title_full_unstemmed Prática pedagógica em classes multisseriadas: uma análise a partir dos discursos dos professores
title_sort prática pedagógica em classes multisseriadas: uma análise a partir dos discursos dos professores
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2539
_version_ 1787154893268582400
score 11.753735