Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas

Este trabalho discutirá a prática docente em classes multisseriadas na rede Municipal de Educação de Nova Timboteua/PA. As experiências foram vivenciadas na Escola José Carneiro da Silva, lecionadas especificamente nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo objetiva analisar...

ver descrição completa

Autor principal: FERREIRA, Maria de Fátima
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2573
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2573
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-25732019-11-21T03:00:53Z Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas Working experiences with early grades in multigrade classes FERREIRA, Maria de Fátima SILVA, Paulo Lucas da http://lattes.cnpq.br/9416262645462548 Educação do campo Educação rural Prática de ensino Education, Rural Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Este trabalho discutirá a prática docente em classes multisseriadas na rede Municipal de Educação de Nova Timboteua/PA. As experiências foram vivenciadas na Escola José Carneiro da Silva, lecionadas especificamente nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo objetiva analisar o processo de formação desses alunos a partir da experiência docente pessoal. A motivação para essa pesquisa ancora-se na percepção dos desafios que o professor atuante em classes multisseriadas enfrenta para desenvolver suas práticas pedagógicas no cotidiano da escola do campo. Dentre as dificuldades presentes na vida dos educadores encontra-se a falta de uma formação adequada a fim de otimizar suas práticas pedagógicas em salas de aula. Os autores basilares dessa discussão são Molina e Freitas (2012), Gatti e Davis (1993) e Hage (2010) que apresentam estratégias, reflexões, impasses, alternativas concernentes ao processo ensino-aprendizagem das classes multisseriadas. Ademais, como método para análise da temática, há o relato da prática docente nas turmas multisséries, percebe-se, que neste ponto, como aspecto positivo o conhecimento e aprendizado que é alcançado por meio da interação entre os alunos; e negativo, destacam-se as dificuldades em atender diversas turmas de níveis de aprendizagens e idades diferentes. No mesmo tempo e espaço físico das formas de potencializar a resolução de tal problemática seria a inserção, na grade dos cursos acadêmicos, de uma disciplina voltada para o processo de ensino-aprendizagem das turmas multisseriadas, além de outras políticas públicas para educação no campo. Assim, por meio desse estudo será possível pensar numa educação de qualidade para o aluno da escola rural e possivelmente despertar novos estudos acerca das políticas educacionais em prol da melhora da educação multisseriada. 2019-11-20T17:05:02Z 2019-11-20T17:05:02Z 2019-01-04 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FERREIRA, Maria de Fátima. Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2573. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2573 por Acesso Aberto 1 DVD
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação do campo
Educação rural
Prática de ensino
Education, Rural
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Educação do campo
Educação rural
Prática de ensino
Education, Rural
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
FERREIRA, Maria de Fátima
Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas
topic_facet Educação do campo
Educação rural
Prática de ensino
Education, Rural
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description Este trabalho discutirá a prática docente em classes multisseriadas na rede Municipal de Educação de Nova Timboteua/PA. As experiências foram vivenciadas na Escola José Carneiro da Silva, lecionadas especificamente nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo objetiva analisar o processo de formação desses alunos a partir da experiência docente pessoal. A motivação para essa pesquisa ancora-se na percepção dos desafios que o professor atuante em classes multisseriadas enfrenta para desenvolver suas práticas pedagógicas no cotidiano da escola do campo. Dentre as dificuldades presentes na vida dos educadores encontra-se a falta de uma formação adequada a fim de otimizar suas práticas pedagógicas em salas de aula. Os autores basilares dessa discussão são Molina e Freitas (2012), Gatti e Davis (1993) e Hage (2010) que apresentam estratégias, reflexões, impasses, alternativas concernentes ao processo ensino-aprendizagem das classes multisseriadas. Ademais, como método para análise da temática, há o relato da prática docente nas turmas multisséries, percebe-se, que neste ponto, como aspecto positivo o conhecimento e aprendizado que é alcançado por meio da interação entre os alunos; e negativo, destacam-se as dificuldades em atender diversas turmas de níveis de aprendizagens e idades diferentes. No mesmo tempo e espaço físico das formas de potencializar a resolução de tal problemática seria a inserção, na grade dos cursos acadêmicos, de uma disciplina voltada para o processo de ensino-aprendizagem das turmas multisseriadas, além de outras políticas públicas para educação no campo. Assim, por meio desse estudo será possível pensar numa educação de qualidade para o aluno da escola rural e possivelmente despertar novos estudos acerca das políticas educacionais em prol da melhora da educação multisseriada.
author_additional SILVA, Paulo Lucas da
author_additionalStr SILVA, Paulo Lucas da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FERREIRA, Maria de Fátima
title Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas
title_short Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas
title_full Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas
title_fullStr Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas
title_full_unstemmed Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas
title_sort experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2573
_version_ 1787154898367807488
score 11.753896