/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas
Este trabalho discutirá a prática docente em classes multisseriadas na rede Municipal de Educação de Nova Timboteua/PA. As experiências foram vivenciadas na Escola José Carneiro da Silva, lecionadas especificamente nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo objetiva analisar...
Autor principal: | FERREIRA, Maria de Fátima |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2573 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2573 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-25732019-11-21T03:00:53Z Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas Working experiences with early grades in multigrade classes FERREIRA, Maria de Fátima SILVA, Paulo Lucas da http://lattes.cnpq.br/9416262645462548 Educação do campo Educação rural Prática de ensino Education, Rural Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Este trabalho discutirá a prática docente em classes multisseriadas na rede Municipal de Educação de Nova Timboteua/PA. As experiências foram vivenciadas na Escola José Carneiro da Silva, lecionadas especificamente nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo objetiva analisar o processo de formação desses alunos a partir da experiência docente pessoal. A motivação para essa pesquisa ancora-se na percepção dos desafios que o professor atuante em classes multisseriadas enfrenta para desenvolver suas práticas pedagógicas no cotidiano da escola do campo. Dentre as dificuldades presentes na vida dos educadores encontra-se a falta de uma formação adequada a fim de otimizar suas práticas pedagógicas em salas de aula. Os autores basilares dessa discussão são Molina e Freitas (2012), Gatti e Davis (1993) e Hage (2010) que apresentam estratégias, reflexões, impasses, alternativas concernentes ao processo ensino-aprendizagem das classes multisseriadas. Ademais, como método para análise da temática, há o relato da prática docente nas turmas multisséries, percebe-se, que neste ponto, como aspecto positivo o conhecimento e aprendizado que é alcançado por meio da interação entre os alunos; e negativo, destacam-se as dificuldades em atender diversas turmas de níveis de aprendizagens e idades diferentes. No mesmo tempo e espaço físico das formas de potencializar a resolução de tal problemática seria a inserção, na grade dos cursos acadêmicos, de uma disciplina voltada para o processo de ensino-aprendizagem das turmas multisseriadas, além de outras políticas públicas para educação no campo. Assim, por meio desse estudo será possível pensar numa educação de qualidade para o aluno da escola rural e possivelmente despertar novos estudos acerca das políticas educacionais em prol da melhora da educação multisseriada. 2019-11-20T17:05:02Z 2019-11-20T17:05:02Z 2019-01-04 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FERREIRA, Maria de Fátima. Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2573. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2573 por Acesso Aberto 1 DVD |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Educação do campo Educação rural Prática de ensino Education, Rural Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Educação do campo Educação rural Prática de ensino Education, Rural Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS FERREIRA, Maria de Fátima Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas |
topic_facet |
Educação do campo Educação rural Prática de ensino Education, Rural Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
Este trabalho discutirá a prática docente em classes multisseriadas na rede Municipal de
Educação de Nova Timboteua/PA. As experiências foram vivenciadas na Escola José
Carneiro da Silva, lecionadas especificamente nas turmas dos anos iniciais do Ensino
Fundamental. Esse estudo objetiva analisar o processo de formação desses alunos a partir da
experiência docente pessoal. A motivação para essa pesquisa ancora-se na percepção dos
desafios que o professor atuante em classes multisseriadas enfrenta para desenvolver suas
práticas pedagógicas no cotidiano da escola do campo. Dentre as dificuldades presentes na
vida dos educadores encontra-se a falta de uma formação adequada a fim de otimizar suas
práticas pedagógicas em salas de aula. Os autores basilares dessa discussão são Molina e
Freitas (2012), Gatti e Davis (1993) e Hage (2010) que apresentam estratégias, reflexões,
impasses, alternativas concernentes ao processo ensino-aprendizagem das classes
multisseriadas. Ademais, como método para análise da temática, há o relato da prática
docente nas turmas multisséries, percebe-se, que neste ponto, como aspecto positivo o
conhecimento e aprendizado que é alcançado por meio da interação entre os alunos; e
negativo, destacam-se as dificuldades em atender diversas turmas de níveis de aprendizagens
e idades diferentes. No mesmo tempo e espaço físico das formas de potencializar a resolução
de tal problemática seria a inserção, na grade dos cursos acadêmicos, de uma disciplina
voltada para o processo de ensino-aprendizagem das turmas multisseriadas, além de outras
políticas públicas para educação no campo. Assim, por meio desse estudo será possível pensar
numa educação de qualidade para o aluno da escola rural e possivelmente despertar novos
estudos acerca das políticas educacionais em prol da melhora da educação multisseriada. |
author_additional |
SILVA, Paulo Lucas da |
author_additionalStr |
SILVA, Paulo Lucas da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
FERREIRA, Maria de Fátima |
title |
Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas |
title_short |
Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas |
title_full |
Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas |
title_fullStr |
Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas |
title_full_unstemmed |
Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas |
title_sort |
experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas |
publishDate |
2019 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2573 |
_version_ |
1787154898367807488 |
score |
11.753896 |