Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Coordenação pedagógica no ensino fundamental: atribuições e práticas na escola de ensino fundamental no município de Acará

The present research has as its theme: Pedagogical Coordination in Elementary School: Attributions and practices at the Elementary School in the city of Acará, which aims to know the attributions and practices that the Pedagogical Coordinator has in the school and how the relationships and coordinat...

ver descrição completa

Autor principal: NONATO, Valdilene Maria Vasconcelos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2622
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2622
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-26222021-09-18T03:27:01Z Coordenação pedagógica no ensino fundamental: atribuições e práticas na escola de ensino fundamental no município de Acará NONATO, Valdilene Maria Vasconcelos HORA, Dinair Leal da http://lattes.cnpq.br/2705119184820662 Coordenador pedagógico Formação Mediação Articulação Pedagogical coordinator Formation Mediation Articulation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL The present research has as its theme: Pedagogical Coordination in Elementary School: Attributions and practices at the Elementary School in the city of Acará, which aims to know the attributions and practices that the Pedagogical Coordinator has in the school and how the relationships and coordinator mediations with teachers at school. It aims to reflect on the role of the Pedagogical Coordinator, to know his role in educational practice, to seek to understand the various attributions that fit them as the professional who promotes articulation, mediation and transformation in the school environment. The approach used was qualitative; the type of research chosen was the Case Study, through data collection carried out at the EMEIF Manoel Antônio de Castro, in the city of Acará. Observation, interviews and document analysis. The Pedagogical Coordinator needs to be a professional capable of continuing education with teachers, seeking to contribute to an education able to meet the needs of students, hence the relevance of knowing the identity of the Pedagogical Coordinator, to perform a quality work providing subsidies. For school and especially for teachers. Given the questions and reflections raised through the studies and interviews, the following result was obtained: The Pedagogical Coordinator presents himself as an important professional in the teaching-learning process and in the continuing education of teachers, being a mediator and articulator of pedagogical actions. Always aiming at improving education. A presente pesquisa tem como tema: Coordenação Pedagógica no Ensino Fundamental: Atribuições e práticas na Escola de Ensino Fundamental no Município de Acará, que tem por finalidade conhecer as atribuições e práticas que o Coordenador Pedagógico exerce no âmbito escolar e como se dá as relações e mediações do coordenador com os professores na escola. Tem como objetivo refletir sobre o papel do Coordenador Pedagógico, conhecer sua função na prática educativa, buscar compreender as várias atribuições que lhes cabem como o profissional que promove a articulação, a mediação e a transformação no âmbito escolar. A abordagem utilizada foi qualitativa, o tipo de pesquisa escolhida foi o Estudo de Caso, através de coleta de dados realizadas na EMEIF Manoel Antônio de Castro, na cidade de Acará, por fazer-se necessário esse entendimento utilizou-se como instrumento de coleta de dados a observação, entrevistas e análise documental. O Coordenador Pedagógico precisa ser um profissional capaz de realizar a formação continuada com os professores, buscando contribuir para uma educação capaz de suprir as necessidades dos alunos, daí a relevância de se conhecer a identidade do Coordenador Pedagógico, para realizar um trabalho de qualidade fornecendo subsídios para a escola e principalmente para os professores. Dadas as questões e reflexões levantadas através dos estudos e entrevistas realizadas, obteve-se o seguinte resultado: O Coordenador Pedagógico apresenta-se como um profissional importante no processo ensino aprendizagem e na formação continuada dos docentes, sendo um agente mediador e articulador das ações pedagógicas visando sempre o melhoramento da educação. 2019-12-02T12:56:24Z 2019-12-02T12:56:24Z 2019-09-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NONATO, Valdilene Maria Vasconcelos. Coordenação pedagógica no ensino fundamental: atribuições e práticas na escola de ensino fundamental no município de Acará. Orientadora: Dinair Leal da Hora. 2019. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2622. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2622 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Coordenador pedagógico
Formação
Mediação
Articulação
Pedagogical coordinator
Formation
Mediation
Articulation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
spellingShingle Coordenador pedagógico
Formação
Mediação
Articulação
Pedagogical coordinator
Formation
Mediation
Articulation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
NONATO, Valdilene Maria Vasconcelos
Coordenação pedagógica no ensino fundamental: atribuições e práticas na escola de ensino fundamental no município de Acará
topic_facet Coordenador pedagógico
Formação
Mediação
Articulação
Pedagogical coordinator
Formation
Mediation
Articulation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
description The present research has as its theme: Pedagogical Coordination in Elementary School: Attributions and practices at the Elementary School in the city of Acará, which aims to know the attributions and practices that the Pedagogical Coordinator has in the school and how the relationships and coordinator mediations with teachers at school. It aims to reflect on the role of the Pedagogical Coordinator, to know his role in educational practice, to seek to understand the various attributions that fit them as the professional who promotes articulation, mediation and transformation in the school environment. The approach used was qualitative; the type of research chosen was the Case Study, through data collection carried out at the EMEIF Manoel Antônio de Castro, in the city of Acará. Observation, interviews and document analysis. The Pedagogical Coordinator needs to be a professional capable of continuing education with teachers, seeking to contribute to an education able to meet the needs of students, hence the relevance of knowing the identity of the Pedagogical Coordinator, to perform a quality work providing subsidies. For school and especially for teachers. Given the questions and reflections raised through the studies and interviews, the following result was obtained: The Pedagogical Coordinator presents himself as an important professional in the teaching-learning process and in the continuing education of teachers, being a mediator and articulator of pedagogical actions. Always aiming at improving education.
author_additional HORA, Dinair Leal da
author_additionalStr HORA, Dinair Leal da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author NONATO, Valdilene Maria Vasconcelos
title Coordenação pedagógica no ensino fundamental: atribuições e práticas na escola de ensino fundamental no município de Acará
title_short Coordenação pedagógica no ensino fundamental: atribuições e práticas na escola de ensino fundamental no município de Acará
title_full Coordenação pedagógica no ensino fundamental: atribuições e práticas na escola de ensino fundamental no município de Acará
title_fullStr Coordenação pedagógica no ensino fundamental: atribuições e práticas na escola de ensino fundamental no município de Acará
title_full_unstemmed Coordenação pedagógica no ensino fundamental: atribuições e práticas na escola de ensino fundamental no município de Acará
title_sort coordenação pedagógica no ensino fundamental: atribuições e práticas na escola de ensino fundamental no município de acará
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2622
_version_ 1787154905512804352
score 11.753735