Artigo

A relação família e escola no processo educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em aulas de matemática

This qualitative research aims to investigate the relationship between family and school in relation to the educational inclusion process of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) and their contributions to the academic and social development of these students. The research was conducted in...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Karina Sousa da
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2998
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2998
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29982020-02-17T18:43:24Z A relação família e escola no processo educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em aulas de matemática SILVA, Karina Sousa da SALES, Elielson Ribeiro de http://lattes.cnpq.br/5467537517169068 https://orcid.org/0000-0001-6242-582X Família e escola Autismo Inclusão escolar Family and school Autism School inclusion CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL This qualitative research aims to investigate the relationship between family and school in relation to the educational inclusion process of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) and their contributions to the academic and social development of these students. The research was conducted in a school of the municipal school system of the city of Belém-Pará, with two subjects: a representative of the family (mother) and the school (teacher) of a student with ASD. Data production occurred through a semi-structured interview with the participants. The results show the absence of dialogue between family and school regarding the teaching and learning process of the student with ASD, as well as the lack of understanding about Autistic Spectrum Disorder, which can hinder the development of the student with ASD and its inclusion in the school space. An effective relationship between family and school is considered fundamental in the context of basic education for an inclusive education. A pesquisa de natureza qualitativa, apresenta como objetivo investigar a relação entre família e escola em relação ao processo de inclusão educacional do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas contribuições para o desenvolvimento acadêmico e social desses estudantes. A investigação foi desenvolvida em uma escola da rede municipal de ensino do município de Belém-Pará, com dois participantes: um representante da família (mãe) e da escola (professor) de um estudante com TEA. A produção dos dados ocorreu por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com os participantes. Os resultados evidenciam a ausência de diálogo entre família e escola em relação ao processo de ensino e aprendizagem do estudante com TEA, bem como a falta de compreensão acerca do Transtorno do Espectro Autista, o que pode dificultar o desenvolvimento do estudante com TEA e sua inclusão no espaço escolar. Considera-se fundamental uma a relação efetiva entre família e escola no contexto da educação básica em prol de uma educação inclusiva. 2020-02-14T20:59:51Z 2020-02-14T20:59:51Z 2019-12-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SILVA, Karina Sousa da. A relação família e escola no processo educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em aulas de matemática. Orientador: Elielson Ribeiro de Sales. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2998. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2998 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Família e escola
Autismo
Inclusão escolar
Family and school
Autism
School inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Família e escola
Autismo
Inclusão escolar
Family and school
Autism
School inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
SILVA, Karina Sousa da
A relação família e escola no processo educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em aulas de matemática
topic_facet Família e escola
Autismo
Inclusão escolar
Family and school
Autism
School inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description This qualitative research aims to investigate the relationship between family and school in relation to the educational inclusion process of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) and their contributions to the academic and social development of these students. The research was conducted in a school of the municipal school system of the city of Belém-Pará, with two subjects: a representative of the family (mother) and the school (teacher) of a student with ASD. Data production occurred through a semi-structured interview with the participants. The results show the absence of dialogue between family and school regarding the teaching and learning process of the student with ASD, as well as the lack of understanding about Autistic Spectrum Disorder, which can hinder the development of the student with ASD and its inclusion in the school space. An effective relationship between family and school is considered fundamental in the context of basic education for an inclusive education.
author_additional SALES, Elielson Ribeiro de
author_additionalStr SALES, Elielson Ribeiro de
format Artigo
author SILVA, Karina Sousa da
title A relação família e escola no processo educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em aulas de matemática
title_short A relação família e escola no processo educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em aulas de matemática
title_full A relação família e escola no processo educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em aulas de matemática
title_fullStr A relação família e escola no processo educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em aulas de matemática
title_full_unstemmed A relação família e escola no processo educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em aulas de matemática
title_sort relação família e escola no processo educacional de estudantes com transtorno do espectro autista (tea) em aulas de matemática
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2998
_version_ 1787154967130275840
score 11.653393