Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação de jovens e adultos: as contribuições dos gêneros discursivos música e poema

O trabalho tem como objetivo analisar a relevância do uso dos gêneros discursivos música e poema na Educação de Jovens e Adultos, em uma turma de 2º totalidade de uma Escola Estadual na região metropolitana de Belém, no segundo semestre de 2017. A diversidade de textos a serem trabalhados em salas d...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Pamella Nascimento e
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3049
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3049
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-30492020-03-05T03:03:50Z Educação de jovens e adultos: as contribuições dos gêneros discursivos música e poema SILVA, Pamella Nascimento e RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos http://lattes.cnpq.br/0226549641470972 https://orcid.org/0000-0001-5750-5868 Educação de Jovens e Adultos Gêneros discursivos Ensino-aprendizagem CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO ESPECIAL CNPQ::LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MÚSICA O trabalho tem como objetivo analisar a relevância do uso dos gêneros discursivos música e poema na Educação de Jovens e Adultos, em uma turma de 2º totalidade de uma Escola Estadual na região metropolitana de Belém, no segundo semestre de 2017. A diversidade de textos a serem trabalhados em salas de aulas da EJA pode influenciar bastante na concepção dos alunos sobre a importância da prática de leitura e escrita nos diferentes contextos. A metodologia utilizada foi a observação participante ao longo das 16 aulas que a professora regente disponibilizou para realização dos estágios e de algumas atividades mais específicas da pesquisa que apresentamos em forma de TCC. Alguns dos resultados, dentre outros aspectos, que um dos papeis mais relevantes da escola é ampliar as possibilidades de acesso à leitura e à escrita. Elas articulam e promovem ações imbricadas nas necessidades comunicativas dos alunos que têm nesse no contexto escolar uma das poucas agências de letramento por onde circulam saberes múltiplos. Por isso, a utilização de diferentes gêneros favorece o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de modo a ajudá-los na consolidação de suas aprendizagens. 2020-02-23T21:47:30Z 2020-02-23T21:47:30Z 2018-02-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Pamella Nascimento e. Educação de jovens e adultos: as contribuições dos gêneros discursivos música e poema. Orientadora: Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3049. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3049 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação de Jovens e Adultos
Gêneros discursivos
Ensino-aprendizagem
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO ESPECIAL
CNPQ::LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MÚSICA
spellingShingle Educação de Jovens e Adultos
Gêneros discursivos
Ensino-aprendizagem
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO ESPECIAL
CNPQ::LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MÚSICA
SILVA, Pamella Nascimento e
Educação de jovens e adultos: as contribuições dos gêneros discursivos música e poema
topic_facet Educação de Jovens e Adultos
Gêneros discursivos
Ensino-aprendizagem
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO ESPECIAL
CNPQ::LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MÚSICA
description O trabalho tem como objetivo analisar a relevância do uso dos gêneros discursivos música e poema na Educação de Jovens e Adultos, em uma turma de 2º totalidade de uma Escola Estadual na região metropolitana de Belém, no segundo semestre de 2017. A diversidade de textos a serem trabalhados em salas de aulas da EJA pode influenciar bastante na concepção dos alunos sobre a importância da prática de leitura e escrita nos diferentes contextos. A metodologia utilizada foi a observação participante ao longo das 16 aulas que a professora regente disponibilizou para realização dos estágios e de algumas atividades mais específicas da pesquisa que apresentamos em forma de TCC. Alguns dos resultados, dentre outros aspectos, que um dos papeis mais relevantes da escola é ampliar as possibilidades de acesso à leitura e à escrita. Elas articulam e promovem ações imbricadas nas necessidades comunicativas dos alunos que têm nesse no contexto escolar uma das poucas agências de letramento por onde circulam saberes múltiplos. Por isso, a utilização de diferentes gêneros favorece o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de modo a ajudá-los na consolidação de suas aprendizagens.
author_additional RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos
author_additionalStr RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Pamella Nascimento e
title Educação de jovens e adultos: as contribuições dos gêneros discursivos música e poema
title_short Educação de jovens e adultos: as contribuições dos gêneros discursivos música e poema
title_full Educação de jovens e adultos: as contribuições dos gêneros discursivos música e poema
title_fullStr Educação de jovens e adultos: as contribuições dos gêneros discursivos música e poema
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos: as contribuições dos gêneros discursivos música e poema
title_sort educação de jovens e adultos: as contribuições dos gêneros discursivos música e poema
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3049
_version_ 1787154977850916864
score 11.753896