Artigo

Ensino fundamental e as relações de sociabilidades: os adolescentes e a diversidade na escola

This paper aims to analyze the social relations established among 175 (one hundred and seventy five) teenagers, in two public elementary schools of Belém - PA. For the intended analysis, we will use the conceptual notions of symbolic violence, hierarchy and habitus, in Pierre Bourdieu (1996, 2002, 2...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Patrícia Simith dos
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3123
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3123
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-31232020-03-11T03:04:24Z Ensino fundamental e as relações de sociabilidades: os adolescentes e a diversidade na escola SANTOS, Patrícia Simith dos COELHO, Wilma de Nazaré Baía http://lattes.cnpq.br/1035616337472088 https://orcid.org/0000-0001-8679-809X Escola Ensino Fundamental Sociabilidades adolescentes Diversidade School Elementary education Teenagers Sociabilities Diversity CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This paper aims to analyze the social relations established among 175 (one hundred and seventy five) teenagers, in two public elementary schools of Belém - PA. For the intended analysis, we will use the conceptual notions of symbolic violence, hierarchy and habitus, in Pierre Bourdieu (1996, 2002, 2010), and representation, in Roger Chartier (1991, 1982). Regarding the specialized literature on social relations, teenager sociabilities and racial ethnic relations, we will adopt the formulations of Nicelma Soares (2010), Wilma Coelho; Mauro Coelho (2016), Wilma Coelho; Carlos Silva (2015; 2017; 2018; 2019). The conceptual formulations of Laurence Bardin (2010), Marli André (2003) and Heraldo Vianna (2003), that helped in the treatment and data label, school ethnography and observations. We deduce that students have, in social networks, the centrality of their attention, including in establishing and breaking social relations. The centrality of attention on social networks takes on the focus of interest of the school experience, whose content conveyed through it, takes a secondary place against social networks, because these students think about the current day The pedagogical investments of the school differ from the interests demanded by the students. Este artigo objetiva analisar as relações de sociabilidades estabelecidas entre 175 (cento e setenta e cinco) adolescentes, em duas escolas da rede pública estadual de Ensino Fundamental de Belém – PA. Para a análise pretendida, utilizamos das noções conceituais de violência simbólica, hierarquia e habitus, em Pierre Bourdieu (1996, 2002, 2010), e representação, em Roger Chartier (1991, 1982). No que tange à literatura especializada sobre relações sociais, sociabilidades adolescentes e relações étnico-raciais, adotamos as formulações de Nicelma Soares (2010), Wilma Coelho; Mauro Coelho (2016), Wilma Coelho; Carlos Silva (2015; 2017; 2018; 2019). As formulações conceituais de Laurence Bardin (2010), Marli André (2003) e Heraldo Vianna (2003), auxiliaram no trato e sistematização dos dados, etnografia escolar e observações. Inferimos que os estudantes têm, nas redes sociais, a centralidade da sua atenção, inclusive no estabelecimento e no rompimento das relações de sociabilidades. A centralidade das atenções sobre as redes sociais assume o foco do interesse na experiência escolar, cujo conteúdo veiculado por meio dela, assume lugar secundário diante das redes de sociabilidades, pois esses estudantes pensam no hoje. Os investimentos pedagógicos da escola divergem dos interesses demandados pelos estudantes. 2020-03-10T22:32:23Z 2020-03-10T22:32:23Z 2019-12-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SANTOS, Patrícia Simith dos. Ensino fundamental e as relações de sociabilidades: os adolescentes e a diversidade na escola. Orientadora: Wilma de Nazaré Baía Coelho. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3123. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3123 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Escola
Ensino Fundamental
Sociabilidades adolescentes
Diversidade
School
Elementary education
Teenagers
Sociabilities
Diversity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Escola
Ensino Fundamental
Sociabilidades adolescentes
Diversidade
School
Elementary education
Teenagers
Sociabilities
Diversity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SANTOS, Patrícia Simith dos
Ensino fundamental e as relações de sociabilidades: os adolescentes e a diversidade na escola
topic_facet Escola
Ensino Fundamental
Sociabilidades adolescentes
Diversidade
School
Elementary education
Teenagers
Sociabilities
Diversity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This paper aims to analyze the social relations established among 175 (one hundred and seventy five) teenagers, in two public elementary schools of Belém - PA. For the intended analysis, we will use the conceptual notions of symbolic violence, hierarchy and habitus, in Pierre Bourdieu (1996, 2002, 2010), and representation, in Roger Chartier (1991, 1982). Regarding the specialized literature on social relations, teenager sociabilities and racial ethnic relations, we will adopt the formulations of Nicelma Soares (2010), Wilma Coelho; Mauro Coelho (2016), Wilma Coelho; Carlos Silva (2015; 2017; 2018; 2019). The conceptual formulations of Laurence Bardin (2010), Marli André (2003) and Heraldo Vianna (2003), that helped in the treatment and data label, school ethnography and observations. We deduce that students have, in social networks, the centrality of their attention, including in establishing and breaking social relations. The centrality of attention on social networks takes on the focus of interest of the school experience, whose content conveyed through it, takes a secondary place against social networks, because these students think about the current day The pedagogical investments of the school differ from the interests demanded by the students.
author_additional COELHO, Wilma de Nazaré Baía
author_additionalStr COELHO, Wilma de Nazaré Baía
format Artigo
author SANTOS, Patrícia Simith dos
title Ensino fundamental e as relações de sociabilidades: os adolescentes e a diversidade na escola
title_short Ensino fundamental e as relações de sociabilidades: os adolescentes e a diversidade na escola
title_full Ensino fundamental e as relações de sociabilidades: os adolescentes e a diversidade na escola
title_fullStr Ensino fundamental e as relações de sociabilidades: os adolescentes e a diversidade na escola
title_full_unstemmed Ensino fundamental e as relações de sociabilidades: os adolescentes e a diversidade na escola
title_sort ensino fundamental e as relações de sociabilidades: os adolescentes e a diversidade na escola
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3123
_version_ 1787154995008765952
score 11.755432