/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA
A presente monografia sob o tema Educação do Campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará- PA, vem com a proposta de analisar como é mediado as práticas pedagógicas em classes multisseriadas, especific...
Autor principal: | CASTRO, Rytiane da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3131 |
Resumo: |
---|
A presente monografia sob o tema Educação do Campo: reflexões sobre as
práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, escola “Leôncio Alves de Souza”,
município de Santa Maria do Pará- PA, vem com a proposta de analisar como é
mediado as práticas pedagógicas em classes multisseriadas, especificando de forma
breve o percurso histórico, entendendo como acontece o apoio da Secretaria de
Educação como também a formação continuada de professores; problematizando as
práticas pedagógicas frente ao processo de ensino e os ritmos de aprendizagem dos
educandos. Assim, realizamos levantamento bibliográfico de artigos, livros,
Legislações e decretos. Optamos pelo estudo de caso, para melhor interagirmos
com os sujeitos nas entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas
categoricamente. Com a pesquisa, conseguimos propor novas portas para o ensino
e aprendizagem no contexto das classes multisseriadas, possibilitando o repensar
da praticidade, mostrando que percursos temos que trilhar para transmitir o
conhecimento de forma significativa para os educandos. Como também, uma maior
discussão nas investigações de futuras pesquisas nessa área de conhecimento. |