Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA

A presente monografia sob o tema Educação do Campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará- PA, vem com a proposta de analisar como é mediado as práticas pedagógicas em classes multisseriadas, especific...

ver descrição completa

Autor principal: CASTRO, Rytiane da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3131
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3131
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-31312020-03-18T03:03:52Z Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA Rural education: reflections on the pedagogical practices in the multi-grade classes, “Leôncio Alves de Souza” School, municipality of Santa Maria do Pará-PA CASTRO, Rytiane da Silva NASCIMENTO, Eula Regina Lima http://lattes.cnpq.br/0460051621828656 Educação do campo Educação rural Prática de ensino Santa Maria do Pará (PA) Education, Rural Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS A presente monografia sob o tema Educação do Campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará- PA, vem com a proposta de analisar como é mediado as práticas pedagógicas em classes multisseriadas, especificando de forma breve o percurso histórico, entendendo como acontece o apoio da Secretaria de Educação como também a formação continuada de professores; problematizando as práticas pedagógicas frente ao processo de ensino e os ritmos de aprendizagem dos educandos. Assim, realizamos levantamento bibliográfico de artigos, livros, Legislações e decretos. Optamos pelo estudo de caso, para melhor interagirmos com os sujeitos nas entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas categoricamente. Com a pesquisa, conseguimos propor novas portas para o ensino e aprendizagem no contexto das classes multisseriadas, possibilitando o repensar da praticidade, mostrando que percursos temos que trilhar para transmitir o conhecimento de forma significativa para os educandos. Como também, uma maior discussão nas investigações de futuras pesquisas nessa área de conhecimento. 2020-03-17T18:18:37Z 2020-03-17T18:18:37Z 2015-08-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CASTRO, Rytiane da Silva. Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2015. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3131. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3131 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação do campo
Educação rural
Prática de ensino
Santa Maria do Pará (PA)
Education, Rural
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Educação do campo
Educação rural
Prática de ensino
Santa Maria do Pará (PA)
Education, Rural
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CASTRO, Rytiane da Silva
Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA
topic_facet Educação do campo
Educação rural
Prática de ensino
Santa Maria do Pará (PA)
Education, Rural
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description A presente monografia sob o tema Educação do Campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará- PA, vem com a proposta de analisar como é mediado as práticas pedagógicas em classes multisseriadas, especificando de forma breve o percurso histórico, entendendo como acontece o apoio da Secretaria de Educação como também a formação continuada de professores; problematizando as práticas pedagógicas frente ao processo de ensino e os ritmos de aprendizagem dos educandos. Assim, realizamos levantamento bibliográfico de artigos, livros, Legislações e decretos. Optamos pelo estudo de caso, para melhor interagirmos com os sujeitos nas entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas categoricamente. Com a pesquisa, conseguimos propor novas portas para o ensino e aprendizagem no contexto das classes multisseriadas, possibilitando o repensar da praticidade, mostrando que percursos temos que trilhar para transmitir o conhecimento de forma significativa para os educandos. Como também, uma maior discussão nas investigações de futuras pesquisas nessa área de conhecimento.
author_additional NASCIMENTO, Eula Regina Lima
author_additionalStr NASCIMENTO, Eula Regina Lima
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CASTRO, Rytiane da Silva
title Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA
title_short Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA
title_full Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA
title_fullStr Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA
title_full_unstemmed Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA
title_sort educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, escola “leôncio alves de souza”, município de santa maria do pará-pa
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3131
_version_ 1787154997664808960
score 11.755432