/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA
A presente monografia sob o tema Educação do Campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará- PA, vem com a proposta de analisar como é mediado as práticas pedagógicas em classes multisseriadas, especific...
Autor principal: | CASTRO, Rytiane da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3131 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3131 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-31312020-03-18T03:03:52Z Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA Rural education: reflections on the pedagogical practices in the multi-grade classes, “Leôncio Alves de Souza” School, municipality of Santa Maria do Pará-PA CASTRO, Rytiane da Silva NASCIMENTO, Eula Regina Lima http://lattes.cnpq.br/0460051621828656 Educação do campo Educação rural Prática de ensino Santa Maria do Pará (PA) Education, Rural Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS A presente monografia sob o tema Educação do Campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará- PA, vem com a proposta de analisar como é mediado as práticas pedagógicas em classes multisseriadas, especificando de forma breve o percurso histórico, entendendo como acontece o apoio da Secretaria de Educação como também a formação continuada de professores; problematizando as práticas pedagógicas frente ao processo de ensino e os ritmos de aprendizagem dos educandos. Assim, realizamos levantamento bibliográfico de artigos, livros, Legislações e decretos. Optamos pelo estudo de caso, para melhor interagirmos com os sujeitos nas entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas categoricamente. Com a pesquisa, conseguimos propor novas portas para o ensino e aprendizagem no contexto das classes multisseriadas, possibilitando o repensar da praticidade, mostrando que percursos temos que trilhar para transmitir o conhecimento de forma significativa para os educandos. Como também, uma maior discussão nas investigações de futuras pesquisas nessa área de conhecimento. 2020-03-17T18:18:37Z 2020-03-17T18:18:37Z 2015-08-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CASTRO, Rytiane da Silva. Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2015. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3131. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3131 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Educação do campo Educação rural Prática de ensino Santa Maria do Pará (PA) Education, Rural Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Educação do campo Educação rural Prática de ensino Santa Maria do Pará (PA) Education, Rural Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CASTRO, Rytiane da Silva Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA |
topic_facet |
Educação do campo Educação rural Prática de ensino Santa Maria do Pará (PA) Education, Rural Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
A presente monografia sob o tema Educação do Campo: reflexões sobre as
práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, escola “Leôncio Alves de Souza”,
município de Santa Maria do Pará- PA, vem com a proposta de analisar como é
mediado as práticas pedagógicas em classes multisseriadas, especificando de forma
breve o percurso histórico, entendendo como acontece o apoio da Secretaria de
Educação como também a formação continuada de professores; problematizando as
práticas pedagógicas frente ao processo de ensino e os ritmos de aprendizagem dos
educandos. Assim, realizamos levantamento bibliográfico de artigos, livros,
Legislações e decretos. Optamos pelo estudo de caso, para melhor interagirmos
com os sujeitos nas entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas
categoricamente. Com a pesquisa, conseguimos propor novas portas para o ensino
e aprendizagem no contexto das classes multisseriadas, possibilitando o repensar
da praticidade, mostrando que percursos temos que trilhar para transmitir o
conhecimento de forma significativa para os educandos. Como também, uma maior
discussão nas investigações de futuras pesquisas nessa área de conhecimento. |
author_additional |
NASCIMENTO, Eula Regina Lima |
author_additionalStr |
NASCIMENTO, Eula Regina Lima |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CASTRO, Rytiane da Silva |
title |
Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA |
title_short |
Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA |
title_full |
Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA |
title_fullStr |
Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA |
title_full_unstemmed |
Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA |
title_sort |
educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, escola “leôncio alves de souza”, município de santa maria do pará-pa |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3131 |
_version_ |
1787154997664808960 |
score |
11.755432 |