Artigo

O uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções

The text through a historical, social and cultural construction from childhood to achieve the best pedagogical vision of the child in the present day as subject of rights, autonomous, with desires and own opinions. With notions of construction of personality and learning in the light of Freud and...

ver descrição completa

Autor principal: REIS, Gabrielle Santos
Grau: Artigo
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3208
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3208
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-32082023-01-24T13:27:26Z O uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções REIS, Gabrielle Santos FREIRE, Brennda Valléria do Rosário http://lattes.cnpq.br/8793285817440471 Criança Educação sexual Contos de fadas Projeções Child Sex education Fairy tales Projections CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO The text through a historical, social and cultural construction from childhood to achieve the best pedagogical vision of the child in the present day as subject of rights, autonomous, with desires and own opinions. With notions of construction of personality and learning in the light of Freud and Wallon, respectively, discussing the school as an integral training agent and welcoming environment. The Brazil lives murky times of retrocession, opposition to freedom of expression and censorship of a school without sex education, even though in the face of growing numbers of child abuse victims with the higher index of cases in 1 the family, searching methods to ensure that the child is protect and taught in the school. The fairy tales, increasingly frequent for diagnosis and therapy in the contemporary psychoanalytic clinic, can be used as stimulus to projections of feelings and internal conflicts, assisting in the cognitive and psychological development of the child. Realized a qualitative field research of an applied nature in which 20 children participated in a story Red Cape Tale rewrite activity to analyze the application of projection technique in children in the classroom. As a result, it was realized that the use of the story really had the expected effect with children, expressing mainly aspects of sexuality and affectivity, so it is a resource that can be used throughout the entire school year O artigo atravessa uma construção histórica, social e cultural da infância para alcançar a melhor visão pedagógica da criança nos dias de hoje, como um sujeito de direitos, autônomo, com desejos e opiniões próprias. Sob as noções de construção da personalidade e da aprendizagem à luz de Freud e Wallon, respectivamente, discute-se a escola como agente formador integral e ambiente acolhedor. O Brasil vive tempos sombrios de retrocesso, ameaça à liberdade de expressão e censura de uma escola sem educação sexual, mesmo diante de crescentes números de vítimas de abuso infantil com o maior índice de casos no seio da família, buscam-se métodos de garantir que a criança seja protegida e ensinada na escola. Os Contos de Fadas, cada vez mais frequentes para diagnóstico e terapia na clínica psicanalítica contemporânea, podem ser usados como estímulos a projeções de sentimentos e conflitos internos, auxiliando no desenvolvimento cognitivo e psicológico da criança. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de campo, de natureza aplicada, na qual participaram 20 crianças em uma atividade de reescrita do conto Chapeuzinho Vermelho para analisar a aplicação da técnica de projeção em crianças na sala de aula. Como resultado, percebeu-se que o uso do conto realmente surtiu o efeito esperado com as crianças, expressando principalmente aspectos de sexualidade e 2020-10-22T19:41:13Z 2020-10-22T19:41:13Z 2019-01-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo REIS, Gabrielle Santos. O uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções. Orientadora: Brennda Valléria do Rosário Freire. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3208. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3208 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Criança
Educação sexual
Contos de fadas
Projeções
Child
Sex education
Fairy tales
Projections
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
spellingShingle Criança
Educação sexual
Contos de fadas
Projeções
Child
Sex education
Fairy tales
Projections
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
REIS, Gabrielle Santos
O uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções
topic_facet Criança
Educação sexual
Contos de fadas
Projeções
Child
Sex education
Fairy tales
Projections
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description The text through a historical, social and cultural construction from childhood to achieve the best pedagogical vision of the child in the present day as subject of rights, autonomous, with desires and own opinions. With notions of construction of personality and learning in the light of Freud and Wallon, respectively, discussing the school as an integral training agent and welcoming environment. The Brazil lives murky times of retrocession, opposition to freedom of expression and censorship of a school without sex education, even though in the face of growing numbers of child abuse victims with the higher index of cases in 1 the family, searching methods to ensure that the child is protect and taught in the school. The fairy tales, increasingly frequent for diagnosis and therapy in the contemporary psychoanalytic clinic, can be used as stimulus to projections of feelings and internal conflicts, assisting in the cognitive and psychological development of the child. Realized a qualitative field research of an applied nature in which 20 children participated in a story Red Cape Tale rewrite activity to analyze the application of projection technique in children in the classroom. As a result, it was realized that the use of the story really had the expected effect with children, expressing mainly aspects of sexuality and affectivity, so it is a resource that can be used throughout the entire school year
author_additional FREIRE, Brennda Valléria do Rosário
author_additionalStr FREIRE, Brennda Valléria do Rosário
format Artigo
author REIS, Gabrielle Santos
title O uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções
title_short O uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções
title_full O uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções
title_fullStr O uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções
title_full_unstemmed O uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções
title_sort o uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3208
_version_ 1787155007594823680
score 11.753735