/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
O uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções
The text through a historical, social and cultural construction from childhood to achieve the best pedagogical vision of the child in the present day as subject of rights, autonomous, with desires and own opinions. With notions of construction of personality and learning in the light of Freud and...
Autor principal: | REIS, Gabrielle Santos |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3208 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3208 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-32082023-01-24T13:27:26Z O uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções REIS, Gabrielle Santos FREIRE, Brennda Valléria do Rosário http://lattes.cnpq.br/8793285817440471 Criança Educação sexual Contos de fadas Projeções Child Sex education Fairy tales Projections CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO The text through a historical, social and cultural construction from childhood to achieve the best pedagogical vision of the child in the present day as subject of rights, autonomous, with desires and own opinions. With notions of construction of personality and learning in the light of Freud and Wallon, respectively, discussing the school as an integral training agent and welcoming environment. The Brazil lives murky times of retrocession, opposition to freedom of expression and censorship of a school without sex education, even though in the face of growing numbers of child abuse victims with the higher index of cases in 1 the family, searching methods to ensure that the child is protect and taught in the school. The fairy tales, increasingly frequent for diagnosis and therapy in the contemporary psychoanalytic clinic, can be used as stimulus to projections of feelings and internal conflicts, assisting in the cognitive and psychological development of the child. Realized a qualitative field research of an applied nature in which 20 children participated in a story Red Cape Tale rewrite activity to analyze the application of projection technique in children in the classroom. As a result, it was realized that the use of the story really had the expected effect with children, expressing mainly aspects of sexuality and affectivity, so it is a resource that can be used throughout the entire school year O artigo atravessa uma construção histórica, social e cultural da infância para alcançar a melhor visão pedagógica da criança nos dias de hoje, como um sujeito de direitos, autônomo, com desejos e opiniões próprias. Sob as noções de construção da personalidade e da aprendizagem à luz de Freud e Wallon, respectivamente, discute-se a escola como agente formador integral e ambiente acolhedor. O Brasil vive tempos sombrios de retrocesso, ameaça à liberdade de expressão e censura de uma escola sem educação sexual, mesmo diante de crescentes números de vítimas de abuso infantil com o maior índice de casos no seio da família, buscam-se métodos de garantir que a criança seja protegida e ensinada na escola. Os Contos de Fadas, cada vez mais frequentes para diagnóstico e terapia na clínica psicanalítica contemporânea, podem ser usados como estímulos a projeções de sentimentos e conflitos internos, auxiliando no desenvolvimento cognitivo e psicológico da criança. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de campo, de natureza aplicada, na qual participaram 20 crianças em uma atividade de reescrita do conto Chapeuzinho Vermelho para analisar a aplicação da técnica de projeção em crianças na sala de aula. Como resultado, percebeu-se que o uso do conto realmente surtiu o efeito esperado com as crianças, expressando principalmente aspectos de sexualidade e 2020-10-22T19:41:13Z 2020-10-22T19:41:13Z 2019-01-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo REIS, Gabrielle Santos. O uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções. Orientadora: Brennda Valléria do Rosário Freire. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3208. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3208 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Criança Educação sexual Contos de fadas Projeções Child Sex education Fairy tales Projections CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
spellingShingle |
Criança Educação sexual Contos de fadas Projeções Child Sex education Fairy tales Projections CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO REIS, Gabrielle Santos O uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções |
topic_facet |
Criança Educação sexual Contos de fadas Projeções Child Sex education Fairy tales Projections CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
The text through a historical, social and cultural construction from childhood to
achieve the best pedagogical vision of the child in the present day as subject of rights,
autonomous, with desires and own opinions. With notions of construction of personality and
learning in the light of Freud and Wallon, respectively, discussing the school as an integral
training agent and welcoming environment. The Brazil lives murky times of retrocession,
opposition to freedom of expression and censorship of a school without sex education, even
though in the face of growing numbers of child abuse victims with the higher index of cases in
1
the family, searching methods to ensure that the child is protect and taught in the school. The
fairy tales, increasingly frequent for diagnosis and therapy in the contemporary
psychoanalytic clinic, can be used as stimulus to projections of feelings and internal conflicts,
assisting in the cognitive and psychological development of the child. Realized a qualitative
field research of an applied nature in which 20 children participated in a story Red Cape Tale
rewrite activity to analyze the application of projection technique in children in the classroom.
As a result, it was realized that the use of the story really had the expected effect with
children, expressing mainly aspects of sexuality and affectivity, so it is a resource that can be
used throughout the entire school year |
author_additional |
FREIRE, Brennda Valléria do Rosário |
author_additionalStr |
FREIRE, Brennda Valléria do Rosário |
format |
Artigo |
author |
REIS, Gabrielle Santos |
title |
O uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções |
title_short |
O uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções |
title_full |
O uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções |
title_fullStr |
O uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções |
title_full_unstemmed |
O uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções |
title_sort |
o uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3208 |
_version_ |
1787155007594823680 |
score |
11.753735 |