Artigo

As contribuições do PIBID de pedagogia da UFPA para inclusão de alunos no ensino regular e na formação de professores

This article aims to reflect on the contributions of the Institutional Program of Initiation to Teaching Grant (PIBID) for the training of teachers in the Pedagogy course of the Federal University of Pará (UFPA) with a view to include students targeted public education Special. This experience oc...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Sulyane Palmeira dos
Grau: Artigo
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3230
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3230
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-32302020-11-06T03:04:06Z As contribuições do PIBID de pedagogia da UFPA para inclusão de alunos no ensino regular e na formação de professores SANTOS, Sulyane Palmeira dos RODRIGUES, Sônia Eli Cabral http://lattes.cnpq.br/2051966760901767 Formação docente Educação especial Inclusão Teacher training Special education Inclusion CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL This article aims to reflect on the contributions of the Institutional Program of Initiation to Teaching Grant (PIBID) for the training of teachers in the Pedagogy course of the Federal University of Pará (UFPA) with a view to include students targeted public education Special. This experience occurred in a public school of basic education in the municipality of BelémPa, from 2016 to 2017, experienced as a scholarship holder of the Study and Research Group on Curriculum and Teacher Training in the Perspective of Inclusion (INCLUDERE), linked to the project "Teacher training for an inclusive school: collaborative actions between higher education and basic education in municipalities in Pará. The methodology persists in the report of the activities developed and bibliographical revision of the themes pertinent to the studies on special education and the formation of teachers. The PIBID provided exceptional and therefore productive experiences during the training process, giving fellows opportunities for insight, practice and reflection on the importance and necessity of training for the inclusion of students with special educational needs. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para com a formação de professores no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) com vista à inclusão de alunos público alvo da educação especial. Esta experiência ocorreu em uma escola pública de educação básica no município de Belém-Pa, no período de 2016 a 2017, vivenciada como bolsista do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão (INCLUDERE), vinculado ao projeto “Formação de professores para uma escola inclusiva: ações colaborativas entre o ensino superior e a educação básica em municípios paraenses. A metodologia persiste no relato das atividades desenvolvidas e revisão bibliográfica dos temas pertinentes aos estudos sobre educação especial e a formação de professores. O PIBID proporcionou experiências excepcionais e, portanto, produtivas durante o processo de formação, dando aos bolsistas oportunidades de percepção, prática e reflexão sobre a importância e necessidade da formação com vista à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. 2020-11-05T17:25:45Z 2020-11-05T17:25:45Z 2019-07-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SANTOS, Sulyane Palmeira dos. As contribuições do PIBID de pedagogia da UFPA para inclusão de alunos no ensino regular e na formação de professores. Orientadora: Sônia Eli Cabral Rodrigues. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3230. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3230 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Formação docente
Educação especial
Inclusão
Teacher training
Special education
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Formação docente
Educação especial
Inclusão
Teacher training
Special education
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
SANTOS, Sulyane Palmeira dos
As contribuições do PIBID de pedagogia da UFPA para inclusão de alunos no ensino regular e na formação de professores
topic_facet Formação docente
Educação especial
Inclusão
Teacher training
Special education
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description This article aims to reflect on the contributions of the Institutional Program of Initiation to Teaching Grant (PIBID) for the training of teachers in the Pedagogy course of the Federal University of Pará (UFPA) with a view to include students targeted public education Special. This experience occurred in a public school of basic education in the municipality of BelémPa, from 2016 to 2017, experienced as a scholarship holder of the Study and Research Group on Curriculum and Teacher Training in the Perspective of Inclusion (INCLUDERE), linked to the project "Teacher training for an inclusive school: collaborative actions between higher education and basic education in municipalities in Pará. The methodology persists in the report of the activities developed and bibliographical revision of the themes pertinent to the studies on special education and the formation of teachers. The PIBID provided exceptional and therefore productive experiences during the training process, giving fellows opportunities for insight, practice and reflection on the importance and necessity of training for the inclusion of students with special educational needs.
author_additional RODRIGUES, Sônia Eli Cabral
author_additionalStr RODRIGUES, Sônia Eli Cabral
format Artigo
author SANTOS, Sulyane Palmeira dos
title As contribuições do PIBID de pedagogia da UFPA para inclusão de alunos no ensino regular e na formação de professores
title_short As contribuições do PIBID de pedagogia da UFPA para inclusão de alunos no ensino regular e na formação de professores
title_full As contribuições do PIBID de pedagogia da UFPA para inclusão de alunos no ensino regular e na formação de professores
title_fullStr As contribuições do PIBID de pedagogia da UFPA para inclusão de alunos no ensino regular e na formação de professores
title_full_unstemmed As contribuições do PIBID de pedagogia da UFPA para inclusão de alunos no ensino regular e na formação de professores
title_sort as contribuições do pibid de pedagogia da ufpa para inclusão de alunos no ensino regular e na formação de professores
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3230
_version_ 1787155011002695680
score 11.753735