/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
As aventuras de um velejar no mar da sala de aula: metáfora no ensinar e aprender ciências
Nos anos iniciais o ensino de ciências se apresenta como uma ferramenta para possibilitar às crianças não apenas a leitura do mundo que as cerca, mas também inscrevê-las como sujeitos ativos na construção desse processo. Assim, na presente pesquisa, objetivo investigar percursos epistemológicos e...
Autor principal: | LIMA, Raquel Rocha |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3239 |
Resumo: |
---|
Nos anos iniciais o ensino de ciências se apresenta como uma ferramenta para possibilitar às
crianças não apenas a leitura do mundo que as cerca, mas também inscrevê-las como sujeitos
ativos na construção desse processo. Assim, na presente pesquisa, objetivo investigar
percursos epistemológicos e pedagógicos no processo de ensinar e aprender ciências em uma
turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de um bairro
periférico de Castanhal/PA. Para construção do referencial teórico, dialoguei com autores
conceituados no que se refere ao tema em questão, como Moraes (1992), Freire (1996), Alves
(2002), Bizzo (2009), entre outros. No que tange aos percursos metodológicos deste processo
investigativo, busquei construir os dados tendo como suporte uma abordagem qualitativa,
fazendo uso do método estudo de caso com as técnicas de entrevistas semiestruturadas,
vídeogravação e diário de bordo. A escolha por estes procedimentos técnicos foi
imprescindível à realização desta pesquisa, visto que possibilitou: registrar as práticas
pedagógicas vivenciadas pela professora e as crianças, especificamente nas aulas relacionadas
ao ensino de ciências, e sistematizar e analisar suas falas em relação ao processo de ensinar e
aprender ciências. Os dados foram tratados a partir do entrecruzamento das técnicas utilizadas
com o referencial teórico adotado. Os resultados da análise identificaram que, em meio ao
processo de ensinar e aprender ciências, a professora enfrenta muitos percalços, mas, mesmo
mergulhada nos impasses, ela busca possibilitar a (re)construção do conhecimento pelas
crianças, levando em consideração as suas “vozes” em sala de aula. Desse modo, espero,
apesar das limitações deste trabalho, poder contribuir para a melhoria do ensino de ciências
nos anos iniciais, descortinando novos desafios e problemas de pesquisa para outras jornadas
investigativas. |