/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Ensinar e aprender conteúdos matemáticos: desafios que se postam no dia a dia nas salas de aula da Educação Básica
Esta é uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, que tem como principal objetivo analisar os desafios que se postam na sala de aula enfrentados pela professora de Matemática para ensinar conteúdo de Fração para estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental. Participaram deste estud...
Autor principal: | MELO, Adilson Ribeiro de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4075 |
Resumo: |
---|
Esta é uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, que tem como principal
objetivo analisar os desafios que se postam na sala de aula enfrentados pela professora de
Matemática para ensinar conteúdo de Fração para estudantes do 6º Ano do Ensino
Fundamental. Participaram deste estudo, 36 estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental, de uma
escola pública do município de Igarapé-Açú-Pa. Para a composição das informações, fizemos
observação nas aulas da professora de Matemática durante duas semanas. Após este
período, realizamos a aplicação de um teste com questões do conteúdo de fração, na intenção
de identificar as dificuldades dos estudantes em realizar as operações com fração. Durante o
período de observação no campo de investigação, foi possível perceber que ensinar conteúdo
de fração ainda é um desafio que posta nas salas de aula e, que causa preocupação, o que nos leva
a fazer reflexões acerca do processo de ensino da Matemática. Compreende-se que ensinar
Matemática não é uma tarefa fácil, porém é fundamental encontrar meios que possam
contribuir para facilitar a melhoria do ensino, a partir da orientação necessária no sentido de
estimular o estudante a desenvolver a capacidade e as habilidades para a aprendizagem de
conteúdos matemáticos. Após aplicação do teste, estes foram organizados e os dados obtidos
transformados em gráficos e analisados com base nos estudos realizados por teóricos que
discutem a temática. Os resultados apontam que os desafios estão presentes nas salas de
aula da Educação Básica, especialmente, quando se refere ao ensino de conteúdos
matemáticos, como observado com estudantes do 6º Ano que fizeram parte deste estudo, o
que consideramos que essas dificuldades podem estar relacionadas com a forma como os
conhecimentos matemáticos foram aprendidos nos Anos Iniciais. |