Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

As aventuras de um velejar no mar da sala de aula: metáfora no ensinar e aprender ciências

Nos anos iniciais o ensino de ciências se apresenta como uma ferramenta para possibilitar às crianças não apenas a leitura do mundo que as cerca, mas também inscrevê-las como sujeitos ativos na construção desse processo. Assim, na presente pesquisa, objetivo investigar percursos epistemológicos e...

ver descrição completa

Autor principal: LIMA, Raquel Rocha
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3239
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3239
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-32392020-12-17T15:21:56Z As aventuras de um velejar no mar da sala de aula: metáfora no ensinar e aprender ciências LIMA, Raquel Rocha SILVA, Adriano Sales dos Santos http://lattes.cnpq.br/8379916014549431 Percursos Ensino de Ciências Práticas pedagógicas Teachiment CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Nos anos iniciais o ensino de ciências se apresenta como uma ferramenta para possibilitar às crianças não apenas a leitura do mundo que as cerca, mas também inscrevê-las como sujeitos ativos na construção desse processo. Assim, na presente pesquisa, objetivo investigar percursos epistemológicos e pedagógicos no processo de ensinar e aprender ciências em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de um bairro periférico de Castanhal/PA. Para construção do referencial teórico, dialoguei com autores conceituados no que se refere ao tema em questão, como Moraes (1992), Freire (1996), Alves (2002), Bizzo (2009), entre outros. No que tange aos percursos metodológicos deste processo investigativo, busquei construir os dados tendo como suporte uma abordagem qualitativa, fazendo uso do método estudo de caso com as técnicas de entrevistas semiestruturadas, vídeogravação e diário de bordo. A escolha por estes procedimentos técnicos foi imprescindível à realização desta pesquisa, visto que possibilitou: registrar as práticas pedagógicas vivenciadas pela professora e as crianças, especificamente nas aulas relacionadas ao ensino de ciências, e sistematizar e analisar suas falas em relação ao processo de ensinar e aprender ciências. Os dados foram tratados a partir do entrecruzamento das técnicas utilizadas com o referencial teórico adotado. Os resultados da análise identificaram que, em meio ao processo de ensinar e aprender ciências, a professora enfrenta muitos percalços, mas, mesmo mergulhada nos impasses, ela busca possibilitar a (re)construção do conhecimento pelas crianças, levando em consideração as suas “vozes” em sala de aula. Desse modo, espero, apesar das limitações deste trabalho, poder contribuir para a melhoria do ensino de ciências nos anos iniciais, descortinando novos desafios e problemas de pesquisa para outras jornadas investigativas. 2020-11-10T14:48:26Z 2020-11-10T14:48:26Z 2015-08-03 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LIMA, Raquel Rocha. As aventuras de um velejar no mar da sala de aula: metáfora no ensinar e aprender ciências. Orientador: Adriano Sales dos Santos Silva: 2015. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2015. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3239. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3239 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Percursos
Ensino de Ciências
Práticas pedagógicas
Teachiment
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Percursos
Ensino de Ciências
Práticas pedagógicas
Teachiment
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LIMA, Raquel Rocha
As aventuras de um velejar no mar da sala de aula: metáfora no ensinar e aprender ciências
topic_facet Percursos
Ensino de Ciências
Práticas pedagógicas
Teachiment
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Nos anos iniciais o ensino de ciências se apresenta como uma ferramenta para possibilitar às crianças não apenas a leitura do mundo que as cerca, mas também inscrevê-las como sujeitos ativos na construção desse processo. Assim, na presente pesquisa, objetivo investigar percursos epistemológicos e pedagógicos no processo de ensinar e aprender ciências em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de um bairro periférico de Castanhal/PA. Para construção do referencial teórico, dialoguei com autores conceituados no que se refere ao tema em questão, como Moraes (1992), Freire (1996), Alves (2002), Bizzo (2009), entre outros. No que tange aos percursos metodológicos deste processo investigativo, busquei construir os dados tendo como suporte uma abordagem qualitativa, fazendo uso do método estudo de caso com as técnicas de entrevistas semiestruturadas, vídeogravação e diário de bordo. A escolha por estes procedimentos técnicos foi imprescindível à realização desta pesquisa, visto que possibilitou: registrar as práticas pedagógicas vivenciadas pela professora e as crianças, especificamente nas aulas relacionadas ao ensino de ciências, e sistematizar e analisar suas falas em relação ao processo de ensinar e aprender ciências. Os dados foram tratados a partir do entrecruzamento das técnicas utilizadas com o referencial teórico adotado. Os resultados da análise identificaram que, em meio ao processo de ensinar e aprender ciências, a professora enfrenta muitos percalços, mas, mesmo mergulhada nos impasses, ela busca possibilitar a (re)construção do conhecimento pelas crianças, levando em consideração as suas “vozes” em sala de aula. Desse modo, espero, apesar das limitações deste trabalho, poder contribuir para a melhoria do ensino de ciências nos anos iniciais, descortinando novos desafios e problemas de pesquisa para outras jornadas investigativas.
author_additional SILVA, Adriano Sales dos Santos
author_additionalStr SILVA, Adriano Sales dos Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LIMA, Raquel Rocha
title As aventuras de um velejar no mar da sala de aula: metáfora no ensinar e aprender ciências
title_short As aventuras de um velejar no mar da sala de aula: metáfora no ensinar e aprender ciências
title_full As aventuras de um velejar no mar da sala de aula: metáfora no ensinar e aprender ciências
title_fullStr As aventuras de um velejar no mar da sala de aula: metáfora no ensinar e aprender ciências
title_full_unstemmed As aventuras de um velejar no mar da sala de aula: metáfora no ensinar e aprender ciências
title_sort as aventuras de um velejar no mar da sala de aula: metáfora no ensinar e aprender ciências
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3239
_version_ 1787155012341727232
score 11.753896