Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O desafio de trabalhar a Língua Portuguesa em turma multisseriada no campo, exemplo Escola Bom Jesus

O presente trabalho tem por objetivo discutir o contexto desafiador que as escolas do campo apresentam em trabalhar a Língua Portuguesa nas turmas multisseriadas, especificadamente na turma multisseriadas de 8º e 9º ano do ensino básico, compreendendo os problemas que rodeiam o processo de ensino e...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Welen de Cassia Pinheiro de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3456
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3456
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-34562021-08-25T03:03:35Z O desafio de trabalhar a Língua Portuguesa em turma multisseriada no campo, exemplo Escola Bom Jesus OLIVEIRA, Welen de Cassia Pinheiro de RODRIGUES, Ronaldo Júnior Pantoja http://lattes.cnpq.br/1880708749832573 Língua Portuguesa Desafios Ensino-aprendizagem no campo Multisséries CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho tem por objetivo discutir o contexto desafiador que as escolas do campo apresentam em trabalhar a Língua Portuguesa nas turmas multisseriadas, especificadamente na turma multisseriadas de 8º e 9º ano do ensino básico, compreendendo os problemas que rodeiam o processo de ensino e aquisição da Língua Portuguesa nas escolas do campo, bem como as dificuldades de ensino e aprendizagem da linguagem escrita com alunos desse nível, conhecendo então as causas que interferem na aprendizagem desses alunos. A investigação ocorreu por intermédio das Pesquisas de Tempo-Comunidade, tendo como lócus de pesquisa a EMEF Bom Jesus, escola multisseriada do campo no município de Gurupá (PÁ). No decorrer dos estudos, evidenciou-se que as escolas do campo enfrentam uma situação preocupante em seu ensino, especialmente o de Língua Portuguesa, visto que os problemas surgem desde o currículo escolar, formação docente e falta de investimentos do poder público para a área da educação. Por esses motivos, constata-se que os alunos de 8° e 9° ano chegam ao final da primeira etapa do ensino básico sem o pleno domínio de uma escrita coerente e concisa. 2021-08-24T20:25:48Z 2021-08-24T20:25:48Z 2020-09-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação OLIVEIRA, Welen de Cassia Pinheiro de. O desafio de trabalhar a Língua Portuguesa em turma multisseriada no campo, exemplo Escola Bom Jesus. Orientador: Ronaldo Júnior Pantoja Rodrigues. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Gurupá, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3456. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3456 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Língua Portuguesa
Desafios
Ensino-aprendizagem no campo
Multisséries
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Língua Portuguesa
Desafios
Ensino-aprendizagem no campo
Multisséries
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
OLIVEIRA, Welen de Cassia Pinheiro de
O desafio de trabalhar a Língua Portuguesa em turma multisseriada no campo, exemplo Escola Bom Jesus
topic_facet Língua Portuguesa
Desafios
Ensino-aprendizagem no campo
Multisséries
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho tem por objetivo discutir o contexto desafiador que as escolas do campo apresentam em trabalhar a Língua Portuguesa nas turmas multisseriadas, especificadamente na turma multisseriadas de 8º e 9º ano do ensino básico, compreendendo os problemas que rodeiam o processo de ensino e aquisição da Língua Portuguesa nas escolas do campo, bem como as dificuldades de ensino e aprendizagem da linguagem escrita com alunos desse nível, conhecendo então as causas que interferem na aprendizagem desses alunos. A investigação ocorreu por intermédio das Pesquisas de Tempo-Comunidade, tendo como lócus de pesquisa a EMEF Bom Jesus, escola multisseriada do campo no município de Gurupá (PÁ). No decorrer dos estudos, evidenciou-se que as escolas do campo enfrentam uma situação preocupante em seu ensino, especialmente o de Língua Portuguesa, visto que os problemas surgem desde o currículo escolar, formação docente e falta de investimentos do poder público para a área da educação. Por esses motivos, constata-se que os alunos de 8° e 9° ano chegam ao final da primeira etapa do ensino básico sem o pleno domínio de uma escrita coerente e concisa.
author_additional RODRIGUES, Ronaldo Júnior Pantoja
author_additionalStr RODRIGUES, Ronaldo Júnior Pantoja
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author OLIVEIRA, Welen de Cassia Pinheiro de
title O desafio de trabalhar a Língua Portuguesa em turma multisseriada no campo, exemplo Escola Bom Jesus
title_short O desafio de trabalhar a Língua Portuguesa em turma multisseriada no campo, exemplo Escola Bom Jesus
title_full O desafio de trabalhar a Língua Portuguesa em turma multisseriada no campo, exemplo Escola Bom Jesus
title_fullStr O desafio de trabalhar a Língua Portuguesa em turma multisseriada no campo, exemplo Escola Bom Jesus
title_full_unstemmed O desafio de trabalhar a Língua Portuguesa em turma multisseriada no campo, exemplo Escola Bom Jesus
title_sort o desafio de trabalhar a língua portuguesa em turma multisseriada no campo, exemplo escola bom jesus
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3456
_version_ 1787155042814394368
score 11.753896