/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O desafio de trabalhar a Língua Portuguesa em turma multisseriada no campo, exemplo Escola Bom Jesus
O presente trabalho tem por objetivo discutir o contexto desafiador que as escolas do campo apresentam em trabalhar a Língua Portuguesa nas turmas multisseriadas, especificadamente na turma multisseriadas de 8º e 9º ano do ensino básico, compreendendo os problemas que rodeiam o processo de ensino e...
Autor principal: | OLIVEIRA, Welen de Cassia Pinheiro de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3456 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3456 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-34562021-08-25T03:03:35Z O desafio de trabalhar a Língua Portuguesa em turma multisseriada no campo, exemplo Escola Bom Jesus OLIVEIRA, Welen de Cassia Pinheiro de RODRIGUES, Ronaldo Júnior Pantoja http://lattes.cnpq.br/1880708749832573 Língua Portuguesa Desafios Ensino-aprendizagem no campo Multisséries CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho tem por objetivo discutir o contexto desafiador que as escolas do campo apresentam em trabalhar a Língua Portuguesa nas turmas multisseriadas, especificadamente na turma multisseriadas de 8º e 9º ano do ensino básico, compreendendo os problemas que rodeiam o processo de ensino e aquisição da Língua Portuguesa nas escolas do campo, bem como as dificuldades de ensino e aprendizagem da linguagem escrita com alunos desse nível, conhecendo então as causas que interferem na aprendizagem desses alunos. A investigação ocorreu por intermédio das Pesquisas de Tempo-Comunidade, tendo como lócus de pesquisa a EMEF Bom Jesus, escola multisseriada do campo no município de Gurupá (PÁ). No decorrer dos estudos, evidenciou-se que as escolas do campo enfrentam uma situação preocupante em seu ensino, especialmente o de Língua Portuguesa, visto que os problemas surgem desde o currículo escolar, formação docente e falta de investimentos do poder público para a área da educação. Por esses motivos, constata-se que os alunos de 8° e 9° ano chegam ao final da primeira etapa do ensino básico sem o pleno domínio de uma escrita coerente e concisa. 2021-08-24T20:25:48Z 2021-08-24T20:25:48Z 2020-09-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação OLIVEIRA, Welen de Cassia Pinheiro de. O desafio de trabalhar a Língua Portuguesa em turma multisseriada no campo, exemplo Escola Bom Jesus. Orientador: Ronaldo Júnior Pantoja Rodrigues. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Gurupá, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3456. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3456 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Língua Portuguesa Desafios Ensino-aprendizagem no campo Multisséries CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Língua Portuguesa Desafios Ensino-aprendizagem no campo Multisséries CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO OLIVEIRA, Welen de Cassia Pinheiro de O desafio de trabalhar a Língua Portuguesa em turma multisseriada no campo, exemplo Escola Bom Jesus |
topic_facet |
Língua Portuguesa Desafios Ensino-aprendizagem no campo Multisséries CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho tem por objetivo discutir o contexto desafiador que as escolas do campo apresentam em trabalhar a Língua Portuguesa nas turmas multisseriadas, especificadamente na turma multisseriadas de 8º e 9º ano do ensino básico, compreendendo os problemas que rodeiam o processo de ensino e aquisição da Língua Portuguesa nas escolas do campo, bem como as dificuldades de ensino e aprendizagem da linguagem escrita com alunos desse nível, conhecendo então as causas que interferem na aprendizagem desses alunos. A investigação ocorreu por intermédio das Pesquisas de Tempo-Comunidade, tendo como lócus de pesquisa a EMEF Bom Jesus, escola multisseriada do campo no município de Gurupá (PÁ). No decorrer dos estudos, evidenciou-se que as escolas do campo enfrentam uma situação preocupante em seu ensino, especialmente o de Língua Portuguesa, visto que os problemas surgem desde o currículo escolar, formação docente e falta de investimentos do poder público para a área da educação. Por esses motivos, constata-se que os alunos de 8° e 9° ano chegam ao final da primeira etapa do ensino básico sem o pleno domínio de uma escrita coerente e concisa. |
author_additional |
RODRIGUES, Ronaldo Júnior Pantoja |
author_additionalStr |
RODRIGUES, Ronaldo Júnior Pantoja |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
OLIVEIRA, Welen de Cassia Pinheiro de |
title |
O desafio de trabalhar a Língua Portuguesa em turma multisseriada no campo, exemplo Escola Bom Jesus |
title_short |
O desafio de trabalhar a Língua Portuguesa em turma multisseriada no campo, exemplo Escola Bom Jesus |
title_full |
O desafio de trabalhar a Língua Portuguesa em turma multisseriada no campo, exemplo Escola Bom Jesus |
title_fullStr |
O desafio de trabalhar a Língua Portuguesa em turma multisseriada no campo, exemplo Escola Bom Jesus |
title_full_unstemmed |
O desafio de trabalhar a Língua Portuguesa em turma multisseriada no campo, exemplo Escola Bom Jesus |
title_sort |
o desafio de trabalhar a língua portuguesa em turma multisseriada no campo, exemplo escola bom jesus |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3456 |
_version_ |
1787155042814394368 |
score |
11.753896 |