Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Práticas pedagógicas e inovações metodológicas na escola do campo: da repetição à inovação

O presente trabalho tem por objeto de estudo as práticas pedagógicas no ensino de linguagem desenvolvidas na escola do campo. Trata-se de um relato de experiência acerca das atividades de pesquisa e intervenção educativa vividas quando da realização dos Tempos Comunidade e dos Estágios Supervisionad...

ver descrição completa

Autor principal: STEILMMANN, Gislane Vale
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3508
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3508
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-35082021-09-17T03:03:42Z Práticas pedagógicas e inovações metodológicas na escola do campo: da repetição à inovação STEILMMANN, Gislane Vale MENESES, Alcione Sousa de http://lattes.cnpq.br/0821011892711320 Ensino tradicional Língua Portuguesa Práticas docentes inovadoras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL O presente trabalho tem por objeto de estudo as práticas pedagógicas no ensino de linguagem desenvolvidas na escola do campo. Trata-se de um relato de experiência acerca das atividades de pesquisa e intervenção educativa vividas quando da realização dos Tempos Comunidade e dos Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará. O objetivo deste artigo é refletir sobre experiência com práticas docentes inovadoras focadas na realidade camponesa, no 9º ano da Escola MEC SEDUC, Km 200ª, Placas, Pará, enquanto possibilidade de superação do ensino tradicional. Dentro desse processo de reflexão, analisei as práticas docentes, especialmente na área de linguagem, consideradas tradicionais e apontei possibilidades de experiências de ensino inovadoras. Consiste, então, em uma pesquisa qualitativa e descritiva, na qual utilizei entrevistas com estudantes e docentes e apresentamos relatos de ensino, tentei orientar a partir da perspectiva da sociolinguística. 2021-09-16T18:01:47Z 2021-09-16T18:01:47Z 2019-06-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação STEILMMANN, Gislane Vale. Práticas pedagógicas e inovações metodológicas na escola do campo: da repetição à inovação. Orientadora: Alcione Sousa de Meneses. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Placas, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3508. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3508 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Ensino tradicional
Língua Portuguesa
Práticas docentes inovadoras
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
spellingShingle Ensino tradicional
Língua Portuguesa
Práticas docentes inovadoras
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
STEILMMANN, Gislane Vale
Práticas pedagógicas e inovações metodológicas na escola do campo: da repetição à inovação
topic_facet Ensino tradicional
Língua Portuguesa
Práticas docentes inovadoras
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description O presente trabalho tem por objeto de estudo as práticas pedagógicas no ensino de linguagem desenvolvidas na escola do campo. Trata-se de um relato de experiência acerca das atividades de pesquisa e intervenção educativa vividas quando da realização dos Tempos Comunidade e dos Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará. O objetivo deste artigo é refletir sobre experiência com práticas docentes inovadoras focadas na realidade camponesa, no 9º ano da Escola MEC SEDUC, Km 200ª, Placas, Pará, enquanto possibilidade de superação do ensino tradicional. Dentro desse processo de reflexão, analisei as práticas docentes, especialmente na área de linguagem, consideradas tradicionais e apontei possibilidades de experiências de ensino inovadoras. Consiste, então, em uma pesquisa qualitativa e descritiva, na qual utilizei entrevistas com estudantes e docentes e apresentamos relatos de ensino, tentei orientar a partir da perspectiva da sociolinguística.
author_additional MENESES, Alcione Sousa de
author_additionalStr MENESES, Alcione Sousa de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author STEILMMANN, Gislane Vale
title Práticas pedagógicas e inovações metodológicas na escola do campo: da repetição à inovação
title_short Práticas pedagógicas e inovações metodológicas na escola do campo: da repetição à inovação
title_full Práticas pedagógicas e inovações metodológicas na escola do campo: da repetição à inovação
title_fullStr Práticas pedagógicas e inovações metodológicas na escola do campo: da repetição à inovação
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas e inovações metodológicas na escola do campo: da repetição à inovação
title_sort práticas pedagógicas e inovações metodológicas na escola do campo: da repetição à inovação
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3508
_version_ 1787155053714341888
score 11.653393