/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Práticas pedagógicas e inovações metodológicas na escola do campo: da repetição à inovação
O presente trabalho tem por objeto de estudo as práticas pedagógicas no ensino de linguagem desenvolvidas na escola do campo. Trata-se de um relato de experiência acerca das atividades de pesquisa e intervenção educativa vividas quando da realização dos Tempos Comunidade e dos Estágios Supervisionad...
Autor principal: | STEILMMANN, Gislane Vale |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3508 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3508 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-35082021-09-17T03:03:42Z Práticas pedagógicas e inovações metodológicas na escola do campo: da repetição à inovação STEILMMANN, Gislane Vale MENESES, Alcione Sousa de http://lattes.cnpq.br/0821011892711320 Ensino tradicional Língua Portuguesa Práticas docentes inovadoras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL O presente trabalho tem por objeto de estudo as práticas pedagógicas no ensino de linguagem desenvolvidas na escola do campo. Trata-se de um relato de experiência acerca das atividades de pesquisa e intervenção educativa vividas quando da realização dos Tempos Comunidade e dos Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará. O objetivo deste artigo é refletir sobre experiência com práticas docentes inovadoras focadas na realidade camponesa, no 9º ano da Escola MEC SEDUC, Km 200ª, Placas, Pará, enquanto possibilidade de superação do ensino tradicional. Dentro desse processo de reflexão, analisei as práticas docentes, especialmente na área de linguagem, consideradas tradicionais e apontei possibilidades de experiências de ensino inovadoras. Consiste, então, em uma pesquisa qualitativa e descritiva, na qual utilizei entrevistas com estudantes e docentes e apresentamos relatos de ensino, tentei orientar a partir da perspectiva da sociolinguística. 2021-09-16T18:01:47Z 2021-09-16T18:01:47Z 2019-06-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação STEILMMANN, Gislane Vale. Práticas pedagógicas e inovações metodológicas na escola do campo: da repetição à inovação. Orientadora: Alcione Sousa de Meneses. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Placas, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3508. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3508 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Ensino tradicional Língua Portuguesa Práticas docentes inovadoras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
spellingShingle |
Ensino tradicional Língua Portuguesa Práticas docentes inovadoras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL STEILMMANN, Gislane Vale Práticas pedagógicas e inovações metodológicas na escola do campo: da repetição à inovação |
topic_facet |
Ensino tradicional Língua Portuguesa Práticas docentes inovadoras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
description |
O presente trabalho tem por objeto de estudo as práticas pedagógicas no ensino de linguagem desenvolvidas na escola do campo. Trata-se de um relato de experiência acerca das atividades de pesquisa e intervenção educativa vividas quando da realização dos Tempos Comunidade e dos Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará. O objetivo deste artigo é refletir sobre experiência com práticas docentes inovadoras focadas na realidade camponesa, no 9º ano da Escola MEC SEDUC, Km 200ª, Placas, Pará, enquanto possibilidade de superação do ensino tradicional. Dentro desse processo de reflexão, analisei as práticas docentes, especialmente na área de linguagem, consideradas tradicionais e apontei possibilidades de experiências de ensino inovadoras. Consiste, então, em uma pesquisa qualitativa e descritiva, na qual utilizei entrevistas com estudantes e docentes e apresentamos relatos de ensino, tentei orientar a partir da perspectiva da sociolinguística. |
author_additional |
MENESES, Alcione Sousa de |
author_additionalStr |
MENESES, Alcione Sousa de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
STEILMMANN, Gislane Vale |
title |
Práticas pedagógicas e inovações metodológicas na escola do campo: da repetição à inovação |
title_short |
Práticas pedagógicas e inovações metodológicas na escola do campo: da repetição à inovação |
title_full |
Práticas pedagógicas e inovações metodológicas na escola do campo: da repetição à inovação |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas e inovações metodológicas na escola do campo: da repetição à inovação |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas e inovações metodológicas na escola do campo: da repetição à inovação |
title_sort |
práticas pedagógicas e inovações metodológicas na escola do campo: da repetição à inovação |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3508 |
_version_ |
1787155053714341888 |
score |
11.653393 |