/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A formação do professor de Língua Portuguesa: um estudo a partir das experiências de estágio docente no curso de Educação do Campo
Este trabalho descreve os estágios supervisionados na área de linguagens no curso educação do campo, com ênfase na formação do professor de português, destacando os desafios da atuação profissional no ensino de língua portuguesa de maneira a pensar em conexões na relação teoria e prática que envo...
Autor principal: | CARDEAL, Simone do Nascimento |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3531 |
Resumo: |
---|
Este trabalho descreve os estágios supervisionados na área de linguagens no curso
educação do campo, com ênfase na formação do professor de português, destacando
os desafios da atuação profissional no ensino de língua portuguesa de maneira a
pensar em conexões na relação teoria e prática que envolve o planejamento
pedagógico, as práticas de linguagens dos alunos do ensino fundamental e médio no
processo de aprendizagem. Para tanto, são considerados os dados de pesquisa
sistematizados durante os Tempos Comunidade, bem como os relatórios dos estágios
supervisionados. Este estudo se ancora na abordagem qualitativa, de natureza
documental e bibliográfica. Os dados da pesquisa foram coletados através de
entrevistas semiestruturadas pelos guias de orientação no Tempo Universidade. Na
revisão de literatura dialogamos com outros autores, Geraldi (2005), Freire (2015),
Pimenta (2012), Guedes (2006), no sentido de tentar explorar os principais conceitos
que envolvem a temática deste estudo, trazendo reflexões sobre a realidade
educacional, especificamente, a formação do professor de língua portuguesa e seus
desafios no cotidiano da educação básica. |