/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A ditatização do brega como dança de salão: processo de codificação e ensino
The purpose of the present work is to disseminate who was responsible for creating a teaching methodology of the hall play, and how this dance of peripheral origin was able to enter the schools, describing its coding process and showing how this methodology is applied. The work developed from dir...
Autor principal: | CANTAL, Camila Jhulie da Cruz |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3555 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3555 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-35552022-04-07T15:27:00Z A ditatização do brega como dança de salão: processo de codificação e ensino Dictatization of brega as ballroom dancing: coding and teaching process CANTAL, Camila Jhulie da Cruz PAIXÃO, Paulo Sérgio Soares da http://lattes.cnpq.br/8982056178331331 Dança de salão Brega (Dança) Dança - Estudo e ensino Ballroom dance Brega (Dance) Dance - Study and Teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA The purpose of the present work is to disseminate who was responsible for creating a teaching methodology of the hall play, and how this dance of peripheral origin was able to enter the schools, describing its coding process and showing how this methodology is applied. The work developed from direct observation and semi - structured interviews, representing a qualitative research of descriptive nature and an inductive approach. Also bibliographical researches are used, whose theoretical reference is based on Cardoso, which brings information about the denomination of brega. Catete, Pressler and Silva, on the diversification of the genus. José Ortega y Gasset and Marcel Mauss talk about culture, while António Costa and Fontanella deal specifically with the bígira culture. For coding, I use Jung and Lima. Felipe Souza, deals with assimilation of learning and Baroque, Tulesk and Siqueira of the creative processes. The perspectives that the work presents are to show the necessary information that will help to have more knowledge about the coded teaching of the dance in the Hall dance, since there are not many published studies related to the theme. O objetivo do presente trabalho é difundir quem foi o responsável por criar uma metodologia de ensino do brega de salão, e como essa dança de origem periférica conseguiu adentrar nas escolas, descrevendo o seu processo de codificação e mostrando como essa metodologia é aplicada. O trabalho se desenvolveu a partir de observação direta e entrevistas semiestruturadas, representado uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e de abordagem indutiva. Também são utilizadas pesquisas bibliográficas, cujo referencial teórico está baseado em Cardoso, o qual traz informações sobre a denominação do brega. Catete, Pressler e Silva, sobre a diversificação do gênero. José Ortega y Gasset e Marcel Mauss falam de cultura, enquanto António Costa e Fontanella tratam especificamente da cultura bregueira. Para a codificação, utilizo Jung e Lima. Felipe Souza, trata de assimilação de aprendizagem e Barroco, Tulesk e Siqueira dos processos criativos. As perspectivas que o trabalho apresenta são mostrar informações necessárias que auxiliem para que se tenha mais conhecimento sobre o ensino codificado do brega na dança de Salão, uma vez que não existem muitos estudos publicados relacionados ao tema. 2021-10-13T16:00:20Z 2021-10-13T16:00:20Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CANTAL, Camila Jhulie da Cruz. A ditatização do brega como dança de salão: processo de codificação e ensino. Orientador: Paulo Sérgio Soares da Paixão. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3555. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3555 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Dança de salão Brega (Dança) Dança - Estudo e ensino Ballroom dance Brega (Dance) Dance - Study and Teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
spellingShingle |
Dança de salão Brega (Dança) Dança - Estudo e ensino Ballroom dance Brega (Dance) Dance - Study and Teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA CANTAL, Camila Jhulie da Cruz A ditatização do brega como dança de salão: processo de codificação e ensino |
topic_facet |
Dança de salão Brega (Dança) Dança - Estudo e ensino Ballroom dance Brega (Dance) Dance - Study and Teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
description |
The purpose of the present work is to disseminate who was responsible for creating a
teaching methodology of the hall play, and how this dance of peripheral origin was able to
enter the schools, describing its coding process and showing how this methodology is applied.
The work developed from direct observation and semi - structured interviews, representing a
qualitative research of descriptive nature and an inductive approach. Also bibliographical
researches are used, whose theoretical reference is based on Cardoso, which brings
information about the denomination of brega. Catete, Pressler and Silva, on the diversification
of the genus. José Ortega y Gasset and Marcel Mauss talk about culture, while António Costa
and Fontanella deal specifically with the bígira culture. For coding, I use Jung and Lima.
Felipe Souza, deals with assimilation of learning and Baroque, Tulesk and Siqueira of the
creative processes. The perspectives that the work presents are to show the necessary
information that will help to have more knowledge about the coded teaching of the dance in
the Hall dance, since there are not many published studies related to the theme. |
author_additional |
PAIXÃO, Paulo Sérgio Soares da |
author_additionalStr |
PAIXÃO, Paulo Sérgio Soares da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CANTAL, Camila Jhulie da Cruz |
title |
A ditatização do brega como dança de salão: processo de codificação e ensino |
title_short |
A ditatização do brega como dança de salão: processo de codificação e ensino |
title_full |
A ditatização do brega como dança de salão: processo de codificação e ensino |
title_fullStr |
A ditatização do brega como dança de salão: processo de codificação e ensino |
title_full_unstemmed |
A ditatização do brega como dança de salão: processo de codificação e ensino |
title_sort |
ditatização do brega como dança de salão: processo de codificação e ensino |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3555 |
_version_ |
1787154845735583744 |
score |
11.755432 |