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Artigo
O desafio na efetivação das políticas públicas de educação em uma escola do campo em Gurupá/PA
Este trabalho traz uma reflexão a respeito das políticas públicas para a educação do campo visando evidenciar a partir de uma situação específica como vem se dando o processo de implementação de tais políticas, no município de Gurupá. Seu principal objetivo é mostrar que já existem leis garantindo d...
Autor principal: | GONÇALVES, Lildo da Silva |
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Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36172021-10-21T03:03:42Z O desafio na efetivação das políticas públicas de educação em uma escola do campo em Gurupá/PA GONÇALVES, Lildo da Silva LOPES, Raquel da Silva http://lattes.cnpq.br/8883608553718284 Políticas públicas Educação do campo Língua Portuguesa Currículo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Este trabalho traz uma reflexão a respeito das políticas públicas para a educação do campo visando evidenciar a partir de uma situação específica como vem se dando o processo de implementação de tais políticas, no município de Gurupá. Seu principal objetivo é mostrar que já existem leis garantindo direitos educacionais para os povos do campo, fruto das lutas dos movimentos sociais organizados, mas é preciso manter o esforço coletivo constante para consolidar essas conquistas. Os resultados apontam que no campo do currículo, as políticas públicas são ainda muito incipientes; no caso específico da língua portuguesa, permanecem traços ainda muito fortes da tradição gramatical (ineficaz e produtora de insegurança linguística) em detrimento das contribuições já relativamente antigas das Ciências da Linguagem: a educação do campo ainda não se beneficiou dessa mudança de paradigma. Experiências bem sucedidas constituem insularidades mas demonstram alto poder socioeducativo, devendo ser ampliadas para que a escola do campo deixe de ser um projeto do colonizador e venha ser, verdadeiramente, espaço de gestação de um novo projeto de sociedade. 2021-10-20T13:49:54Z 2021-10-20T13:49:54Z 2018-06-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo GONÇALVES, Lildo da Silva. O desafio na efetivação das políticas públicas de educação em uma escola do campo em Gurupá/PA. Orientadora: Raquel da Silva Lopes. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3617. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3617 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
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Este trabalho traz uma reflexão a respeito das políticas públicas para a educação do campo visando evidenciar a partir de uma situação específica como vem se dando o processo de implementação de tais políticas, no município de Gurupá. Seu principal objetivo é mostrar que já existem leis garantindo direitos educacionais para os povos do campo, fruto das lutas dos movimentos sociais organizados, mas é preciso manter o esforço coletivo constante para consolidar essas conquistas. Os resultados apontam que no campo do currículo, as políticas públicas são ainda muito incipientes; no caso específico da língua portuguesa, permanecem traços ainda muito fortes da tradição gramatical (ineficaz e produtora de insegurança linguística) em detrimento das contribuições já relativamente antigas das Ciências da Linguagem: a educação do campo ainda não se beneficiou dessa mudança de paradigma. Experiências bem sucedidas constituem insularidades mas demonstram alto poder socioeducativo, devendo ser ampliadas para que a escola do campo deixe de ser um projeto do colonizador e venha ser, verdadeiramente, espaço de gestação de um novo projeto de sociedade. |
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