Artigo

Precarização das escolas do campo: reflexões acerca da situação docente numa escola de Pacajá, Pará.

Esta investigação partiu da problemática de como se configura o trabalho docente nas escolas com classes multiano e suas relações com o estado de precarização vivenciado nas escolas públicas do campo. Assim, o objetivo geral é analisar o trabalho docente numa escola do campo e a precarização que con...

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Autor principal: SILVA, Thaynara Noronha
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3677
Resumo:
Esta investigação partiu da problemática de como se configura o trabalho docente nas escolas com classes multiano e suas relações com o estado de precarização vivenciado nas escolas públicas do campo. Assim, o objetivo geral é analisar o trabalho docente numa escola do campo e a precarização que configura o contexto concreto dos sujeitos do campo em uma escola pública, a partir da realidade de classes de multiano, localizada no município de Pacajá, estado do Pará. Após o diálogo com o referencial bibliográfico, e através das discussões e análises obtidas através das intervenções na comunidade, pode-se aferir que a realidade vivenciada pelos professores nas escolas do campo do município evidenciam grandes desafios como o espaço físico da escola, onde supre o básico à necessidade tanto dos alunos, quanto dos professores, porém, deixa muito a desejar como, por exemplo, uma infraestrutura inadequada como ventilações, banheiros, carteiras, livros e etc, carentes de políticas públicas educacionais e acompanhamento efetivo do poder público. A melhoria quanto às condições de trabalho assim como a formação de seus educadores faz-se necessário para que aconteça uma educação de qualidade, que identifique a realidade sobre a qual vive o povo do campo.