/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O impacto do programa mais educação no processo de aprendizagem dos alunos que participam das oficinas de música: um estudo de caso na escola Pinto Marques, no município de Acará-Pará
The present work has as its theme “The impact of the More Education Program on the learning process of students who participate in music workshops: a case study at Pinto Marques Municipal School, in the municipality of Acará-Pará”, and aims to analyze the contributions of the music workshop of the M...
Autor principal: | CHAVES, Eliel Rabelo das |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3672 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3672 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36722021-11-29T17:12:55Z O impacto do programa mais educação no processo de aprendizagem dos alunos que participam das oficinas de música: um estudo de caso na escola Pinto Marques, no município de Acará-Pará CHAVES, Eliel Rabelo das LIMA, Maria do Socorro Pereira http://lattes.cnpq.br/7102997355677802 Programa Mais educação Oficina de música Aprendizagem More education program Music workshop Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA The present work has as its theme “The impact of the More Education Program on the learning process of students who participate in music workshops: a case study at Pinto Marques Municipal School, in the municipality of Acará-Pará”, and aims to analyze the contributions of the music workshop of the More Education Program in improving students' learning at Pinto Marques Municipal School, Acará-Pará, reflecting important factors in the cognitive, motor and affective field, among others, stimulated by music in daily school life. The methodology used during the research appropriated the qualitative approach, in the form of case study, having as subsidies theorists such as Chizzotti (2006), Stake (1994), Gainza (1988), Brescia (2003), among others. The data collection technique used was the interview with semi-structured questions, conducted with the Program coordinator, art teacher, workshop monitor and a representation of students. The music workshops related to the More Education Program emphasize music as an important educational tool, in which the activities constitute a didactic-pedagogical resource, allowing the transversality between different knowledge and providing a greater interaction between the students in the learning process. O presente trabalho traz como tema “O impacto do Programa Mais Educação no processo de aprendizagem dos alunos que participam das oficinas de música: um estudo de caso na Escola Municipal Pinto Marques, no município de Acará-Pará”, e tem o objetivo de analisar as contribuições da oficina de música do Programa Mais Educação na melhoria da aprendizagem dos alunos da Escola Municipal Pinto Marques, município de Acará-Pará, refletindo fatores importantes no campo cognitivo, motor e afetivo entre outros, estimulados pela música no cotidiano escolar. A metodologia utilizada durante a pesquisa apropriou-se da abordagem qualitativa, na forma de estudo de caso, tendo como subsídio, teóricos como Chizzotti (2006), Stake (1994), Gainza (1988), Bréscia (2003), entre outros. Usou-se como técnica de coletas de dados, a entrevista com perguntas semi-estrutradas, realizadas junto ao coordenador do Programa, professor de arte, monitor das oficinas e uma representação de alunos. As oficinas de música relativas ao Programa Mais Educação enfatizam a música como importante ferramenta educacional, em que as atividades se constituem em um recurso didático-pedagógico, permitindo a transversalidade entre diferentes conhecimentos e proporcionando uma maior interação entre os alunos junto ao processo de aprendizagem. 2021-11-11T20:01:20Z 2021-11-11T20:01:20Z 2019-12-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CHAVES, Eliel Rabelo das. O impacto do programa mais educação no processo de aprendizagem dos alunos que participam das oficinas de música: um estudo de caso na escola Pinto Marques, no município de Acará-Pará. Orientadora: Maria do Socorro Pereira Lima. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3672. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3672 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Programa Mais educação Oficina de música Aprendizagem More education program Music workshop Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
spellingShingle |
Programa Mais educação Oficina de música Aprendizagem More education program Music workshop Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA CHAVES, Eliel Rabelo das O impacto do programa mais educação no processo de aprendizagem dos alunos que participam das oficinas de música: um estudo de caso na escola Pinto Marques, no município de Acará-Pará |
topic_facet |
Programa Mais educação Oficina de música Aprendizagem More education program Music workshop Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
description |
The present work has as its theme “The impact of the More Education Program on the learning process of students who participate in music workshops: a case study at Pinto Marques Municipal School, in the municipality of Acará-Pará”, and aims to analyze the contributions of the music workshop of the More Education Program in improving students' learning at Pinto Marques Municipal School, Acará-Pará, reflecting important factors in the cognitive, motor and affective field, among others, stimulated by music in daily school life. The methodology used during the research appropriated the qualitative approach, in the form of case study, having as subsidies theorists such as Chizzotti (2006), Stake (1994), Gainza (1988), Brescia (2003), among others. The data collection technique used was the interview with semi-structured questions, conducted with the Program coordinator, art teacher, workshop monitor and a representation of students. The music workshops related to the More Education Program emphasize music as an important educational tool, in which the activities constitute a didactic-pedagogical resource, allowing the transversality between different knowledge and providing a greater interaction between the students in the learning process. |
author_additional |
LIMA, Maria do Socorro Pereira |
author_additionalStr |
LIMA, Maria do Socorro Pereira |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CHAVES, Eliel Rabelo das |
title |
O impacto do programa mais educação no processo de aprendizagem dos alunos que participam das oficinas de música: um estudo de caso na escola Pinto Marques, no município de Acará-Pará |
title_short |
O impacto do programa mais educação no processo de aprendizagem dos alunos que participam das oficinas de música: um estudo de caso na escola Pinto Marques, no município de Acará-Pará |
title_full |
O impacto do programa mais educação no processo de aprendizagem dos alunos que participam das oficinas de música: um estudo de caso na escola Pinto Marques, no município de Acará-Pará |
title_fullStr |
O impacto do programa mais educação no processo de aprendizagem dos alunos que participam das oficinas de música: um estudo de caso na escola Pinto Marques, no município de Acará-Pará |
title_full_unstemmed |
O impacto do programa mais educação no processo de aprendizagem dos alunos que participam das oficinas de música: um estudo de caso na escola Pinto Marques, no município de Acará-Pará |
title_sort |
o impacto do programa mais educação no processo de aprendizagem dos alunos que participam das oficinas de música: um estudo de caso na escola pinto marques, no município de acará-pará |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3672 |
_version_ |
1787155027437027328 |
score |
11.753735 |