Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A participação da agricultura familiar na merenda escolar em Acará, Pará: dinâmicas de uma interlocução necessária ao desenvolvimento local

Este trabalho trabalho tem por objetivo analisar a participação da agricultura familiar na merenda escolar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no município de Acará, nordeste paraense. Local com forte potencial de produção agropecuária familiar. Analisou-se o ano de 2018, ten...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Edilza da Silva Souza
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3706
Resumo:
Este trabalho trabalho tem por objetivo analisar a participação da agricultura familiar na merenda escolar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no município de Acará, nordeste paraense. Local com forte potencial de produção agropecuária familiar. Analisou-se o ano de 2018, tendo por metodologia revisão bibliográfica e trabalho de campo, com aplicação de questionários diretamente aos agentes envolvidos com o programa. Como principais resultados, identificou-se que foi aplicado os 30% dos repasses financeiros destinado a compra dos gêneros advindos da agricultura familiar em 2018, fornecidos por uma associação local e uma cooperativa localizada no município de Capanema, Pará. A entidade executora não encontra dificuldades para aquisição de gêneros da agricultura familiar, já os fornecedores relatam limitações relacionadas à baixa frequência de aquisição, problemas com as hortaliças, entre outras. Em comum, há otimismo em relação à continuidade do programa e a certeza de que o mesmo é relevante tanto no âmbito das escolas quanto para os agricultores familiares, promovendo o desenvolvimento local.