Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A participação da agricultura familiar na merenda escolar em Acará, Pará: dinâmicas de uma interlocução necessária ao desenvolvimento local

Este trabalho trabalho tem por objetivo analisar a participação da agricultura familiar na merenda escolar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no município de Acará, nordeste paraense. Local com forte potencial de produção agropecuária familiar. Analisou-se o ano de 2018, ten...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Edilza da Silva Souza
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3706
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3706
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-37062022-01-04T16:12:48Z A participação da agricultura familiar na merenda escolar em Acará, Pará: dinâmicas de uma interlocução necessária ao desenvolvimento local SILVA, Edilza da Silva Souza CLAUDINO, Livio Sergio Dias http://lattes.cnpq.br/1618090996273410 https://orcid.org/0000-0002-1261-1533 Política pública Educação Lei 11.947/2009 CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS Este trabalho trabalho tem por objetivo analisar a participação da agricultura familiar na merenda escolar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no município de Acará, nordeste paraense. Local com forte potencial de produção agropecuária familiar. Analisou-se o ano de 2018, tendo por metodologia revisão bibliográfica e trabalho de campo, com aplicação de questionários diretamente aos agentes envolvidos com o programa. Como principais resultados, identificou-se que foi aplicado os 30% dos repasses financeiros destinado a compra dos gêneros advindos da agricultura familiar em 2018, fornecidos por uma associação local e uma cooperativa localizada no município de Capanema, Pará. A entidade executora não encontra dificuldades para aquisição de gêneros da agricultura familiar, já os fornecedores relatam limitações relacionadas à baixa frequência de aquisição, problemas com as hortaliças, entre outras. Em comum, há otimismo em relação à continuidade do programa e a certeza de que o mesmo é relevante tanto no âmbito das escolas quanto para os agricultores familiares, promovendo o desenvolvimento local. 2021-12-30T18:10:06Z 2021-12-30T18:10:06Z 2019-12-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Edilza da Silva Souza. A participação da agricultura familiar na merenda escolar em Acará, Pará: dinâmicas de uma interlocução necessária ao desenvolvimento local. Orientador: Livio Sergio Dias Claudino. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3706. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3706 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Política pública
Educação
Lei 11.947/2009
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
spellingShingle Política pública
Educação
Lei 11.947/2009
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
SILVA, Edilza da Silva Souza
A participação da agricultura familiar na merenda escolar em Acará, Pará: dinâmicas de uma interlocução necessária ao desenvolvimento local
topic_facet Política pública
Educação
Lei 11.947/2009
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
description Este trabalho trabalho tem por objetivo analisar a participação da agricultura familiar na merenda escolar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no município de Acará, nordeste paraense. Local com forte potencial de produção agropecuária familiar. Analisou-se o ano de 2018, tendo por metodologia revisão bibliográfica e trabalho de campo, com aplicação de questionários diretamente aos agentes envolvidos com o programa. Como principais resultados, identificou-se que foi aplicado os 30% dos repasses financeiros destinado a compra dos gêneros advindos da agricultura familiar em 2018, fornecidos por uma associação local e uma cooperativa localizada no município de Capanema, Pará. A entidade executora não encontra dificuldades para aquisição de gêneros da agricultura familiar, já os fornecedores relatam limitações relacionadas à baixa frequência de aquisição, problemas com as hortaliças, entre outras. Em comum, há otimismo em relação à continuidade do programa e a certeza de que o mesmo é relevante tanto no âmbito das escolas quanto para os agricultores familiares, promovendo o desenvolvimento local.
author_additional CLAUDINO, Livio Sergio Dias
author_additionalStr CLAUDINO, Livio Sergio Dias
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Edilza da Silva Souza
title A participação da agricultura familiar na merenda escolar em Acará, Pará: dinâmicas de uma interlocução necessária ao desenvolvimento local
title_short A participação da agricultura familiar na merenda escolar em Acará, Pará: dinâmicas de uma interlocução necessária ao desenvolvimento local
title_full A participação da agricultura familiar na merenda escolar em Acará, Pará: dinâmicas de uma interlocução necessária ao desenvolvimento local
title_fullStr A participação da agricultura familiar na merenda escolar em Acará, Pará: dinâmicas de uma interlocução necessária ao desenvolvimento local
title_full_unstemmed A participação da agricultura familiar na merenda escolar em Acará, Pará: dinâmicas de uma interlocução necessária ao desenvolvimento local
title_sort participação da agricultura familiar na merenda escolar em acará, pará: dinâmicas de uma interlocução necessária ao desenvolvimento local
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3706
_version_ 1787155028462534656
score 11.753896