/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Aspectos interculturales em el proceso de enseñanza de lengua española: análisis del libro didáctico “entre lineas” 8º año
A interculturalidade tem o potencial de ser utilizada como uma ferramenta para o ensino de línguas, pois possui muitos benefícios para a educação, no qual pode ser trabalhada com vários elementos metodológicos e pedagógicos dentro das aulas. Desta forma, a presente investigação tem como objetivo pri...
Autor principal: | BITENCOURT, Eslen Quaresma |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3745 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3745 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-37452022-01-05T18:39:55Z Aspectos interculturales em el proceso de enseñanza de lengua española: análisis del libro didáctico “entre lineas” 8º año BITENCOURT, Eslen Quaresma BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano http://lattes.cnpq.br/5279617874893299 Análise Cultura Interculturalidade Língua espanhola Livro didático Análisis Interculturalidad Lengua española Libro didáctico CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS A interculturalidade tem o potencial de ser utilizada como uma ferramenta para o ensino de línguas, pois possui muitos benefícios para a educação, no qual pode ser trabalhada com vários elementos metodológicos e pedagógicos dentro das aulas. Desta forma, a presente investigação tem como objetivo principal observar como são introduzidos os aspectos interculturais dentro do livro didático entre líneas. Para isso, desenvolveu-se no texto uma explanação estreita mediante o cenário e as transfigurações do ensino de línguas no Brasil, a continuação reflete termos e compreensões sobre cultura, assim como sua relação com a educação, por conseguinte, analisa-se a obra didática de espanhol entre líneas, pautada no contexto intercultural. O trabalho apoia-se numa abordagem de natureza de levantamento de exploração documental, pois é um corpus de análise, e embasa-se também fundamentações teóricas e bibliográficas, estes que agregam e desenvolvem em seus estudos a interculturalidade, cultura e ensino de línguas. Foi possível verificar, através da análise do exemplar, que as autoras do livro contemplam o aspecto intercultural, por meio das manifestações culturais do mundo hispanohablante, bem como as destrezas comunicativas. A partir desses resultados pode-se concluir que, as elaboradoras do livro moldaram a construção da obra didática de acordo com a competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por conseguinte, introduzindo o aspecto intercultural na coletânea. La interculturalidad tiene el potencial de ser utilizada como una herramienta para la enseñanza de lenguas, pues posee muchos beneficios para la educación, en el cual puede ser trabajada con varios elementos metodológicos y pedagógicos dentro de las clases. De esta forma, la presente investigación tiene como objetivo principal observar cómo son introducidos los aspectos interculturales dentro del libro didáctico entre líneas. Para esto, se desarrolla en este texto una explanación estrecha mediante el escenario y las transfiguraciones de la enseñanza de lenguas en el Brasil, la continuación reflexiona termos y comprensiones sobre cultura, así como su relación con la educación, por consiguiente, se analiza la obra didáctica de español entre líneas, pautada en el contexto intercultural. El trabajo se apoya en un abordaje de naturaleza de levantamiento de exploración documental, pues es un corpus de análisis, y se embaza también fundamentaciones teóricas y bibliográficas, estos que añaden y desarrollan en sus estudios la interculturalidad, cultura y enseñanza de lenguas. Fue posible verificar, a través de análisis del ejemplar, que las autoras del libro contemplan el aspecto intercultural, por medio de las manifestaciones culturales del mundo hispanohablante, bien como las destrezas comunicativas. A partir de estos resultados se puede concluir que, las elaboradoras del libro moldaron la construcción de la obra didáctica de acuerdo con la competencia de la Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por consiguiente, introduciendo el aspecto intercultural en la colectánea. 2022-01-04T19:59:04Z 2022-01-04T19:59:04Z 2021-06-16 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo BITENCOURT, Eslen Quaresma. Aspectos interculturales em el proceso de enseñanza de lengua española: análisis del libro didáctico “entre lineas” 8º año. Orientadora: Anne Letícia de Sousa Cipriano Barros. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Espanhola) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3745. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3745 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Análise Cultura Interculturalidade Língua espanhola Livro didático Análisis Interculturalidad Lengua española Libro didáctico CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
spellingShingle |
Análise Cultura Interculturalidade Língua espanhola Livro didático Análisis Interculturalidad Lengua española Libro didáctico CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS BITENCOURT, Eslen Quaresma Aspectos interculturales em el proceso de enseñanza de lengua española: análisis del libro didáctico “entre lineas” 8º año |
topic_facet |
Análise Cultura Interculturalidade Língua espanhola Livro didático Análisis Interculturalidad Lengua española Libro didáctico CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
A interculturalidade tem o potencial de ser utilizada como uma ferramenta para o ensino de línguas, pois possui muitos benefícios para a educação, no qual pode ser trabalhada com vários elementos metodológicos e pedagógicos dentro das aulas. Desta forma, a presente investigação tem como objetivo principal observar como são introduzidos os aspectos interculturais dentro do livro didático entre líneas. Para isso, desenvolveu-se no texto uma explanação estreita mediante o cenário e as transfigurações do ensino de línguas no Brasil, a continuação reflete termos e compreensões sobre cultura, assim como sua relação com a educação, por conseguinte, analisa-se a obra didática de espanhol entre líneas, pautada no contexto intercultural. O trabalho apoia-se numa abordagem de natureza de levantamento de exploração documental, pois é um corpus de análise, e embasa-se também fundamentações teóricas e bibliográficas, estes que agregam e desenvolvem em seus estudos a interculturalidade, cultura e ensino de línguas. Foi possível verificar, através da análise do exemplar, que as autoras do livro contemplam o aspecto intercultural, por meio das manifestações culturais do mundo hispanohablante, bem como as destrezas comunicativas. A partir desses resultados pode-se concluir que, as elaboradoras do livro moldaram a construção da obra didática de acordo com a competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por conseguinte, introduzindo o aspecto intercultural na coletânea. |
author_additional |
BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano |
author_additionalStr |
BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano |
format |
Artigo |
author |
BITENCOURT, Eslen Quaresma |
title |
Aspectos interculturales em el proceso de enseñanza de lengua española: análisis del libro didáctico “entre lineas” 8º año |
title_short |
Aspectos interculturales em el proceso de enseñanza de lengua española: análisis del libro didáctico “entre lineas” 8º año |
title_full |
Aspectos interculturales em el proceso de enseñanza de lengua española: análisis del libro didáctico “entre lineas” 8º año |
title_fullStr |
Aspectos interculturales em el proceso de enseñanza de lengua española: análisis del libro didáctico “entre lineas” 8º año |
title_full_unstemmed |
Aspectos interculturales em el proceso de enseñanza de lengua española: análisis del libro didáctico “entre lineas” 8º año |
title_sort |
aspectos interculturales em el proceso de enseñanza de lengua española: análisis del libro didáctico “entre lineas” 8º año |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3745 |
_version_ |
1787155076066836480 |
score |
11.753735 |