Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Compreensão docente quanto as fases da psicossexualidade infantil

This Course Conclusion Work aimed to describe, analyze and understand the teacher's view regarding the development of child sexuality according to Freud's Theory. A mixed methodology was used, being a Systematic Review and an empirical research. The corpus is composed of scientific articles ident...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Vanessa do Nascimento
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3782
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3782
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-37822022-01-15T03:04:33Z Compreensão docente quanto as fases da psicossexualidade infantil OLIVEIRA, Vanessa do Nascimento SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de http://lattes.cnpq.br/3540064634501382 https://orcid.org/0000-0003-2148-510X Sexualidade infantil Freud Docência Child sexuality Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This Course Conclusion Work aimed to describe, analyze and understand the teacher's view regarding the development of child sexuality according to Freud's Theory. A mixed methodology was used, being a Systematic Review and an empirical research. The corpus is composed of scientific articles identified in the Capes Database, using two descriptors: child sexuality AND teaching work; child sexuality AND school environment. The empirical research was carried out with three teachers of early childhood education in the city of Altamira-PA. The results showed that there is a lack of research published in Portuguese on the theme of child sexuality and teaching. Empirical data showed that there is a need for continuing education focused on themes found within the psychology of education that deepen knowledge about child psychosexuality, in order to have a better approach and management when necessary. Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo descrever, analisar e compreender a visão docente com relação ao desenvolvimento da sexualidade infantil segundo a Teoria de Freud. Utilizou-se uma metodologia mista sendo uma Revisão Sistemática e uma pesquisa empírica. O corpus está composto por artigos científicos identificados no Banco de Dados da Capes, utilizado dois descritores, sendo eles sexualidade infantil AND trabalho docente; sexualidade infantil AND ambiente escolar. A pesquisa empírica foi realizada com três professoras da educação infantil no município de Altamira-PA. Os resultados mostraram que existe uma carência de pesquisas publicadas em português voltada ao tema sexualidade infantil e docência. Os dados empíricos mostraram que existe uma necessidade de formação continuada voltada a temas encontrados dentro da psicologia da educação que aprofundem o conhecimento sobre a psicossexualidade infantil, para poder existir uma melhor abordagem e manejo quando necessário. 2022-01-14T16:55:51Z 2022-01-14T16:55:51Z 2021-10-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação OLIVEIRA, Vanessa do Nascimento. Compreensão docente quanto as fases da psicossexualidade infantil. Orientadora: Priscilla Bellard Mendes de Souza. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 20XX. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3782. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3782 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Sexualidade infantil
Freud
Docência
Child sexuality
Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Sexualidade infantil
Freud
Docência
Child sexuality
Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
OLIVEIRA, Vanessa do Nascimento
Compreensão docente quanto as fases da psicossexualidade infantil
topic_facet Sexualidade infantil
Freud
Docência
Child sexuality
Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This Course Conclusion Work aimed to describe, analyze and understand the teacher's view regarding the development of child sexuality according to Freud's Theory. A mixed methodology was used, being a Systematic Review and an empirical research. The corpus is composed of scientific articles identified in the Capes Database, using two descriptors: child sexuality AND teaching work; child sexuality AND school environment. The empirical research was carried out with three teachers of early childhood education in the city of Altamira-PA. The results showed that there is a lack of research published in Portuguese on the theme of child sexuality and teaching. Empirical data showed that there is a need for continuing education focused on themes found within the psychology of education that deepen knowledge about child psychosexuality, in order to have a better approach and management when necessary.
author_additional SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de
author_additionalStr SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author OLIVEIRA, Vanessa do Nascimento
title Compreensão docente quanto as fases da psicossexualidade infantil
title_short Compreensão docente quanto as fases da psicossexualidade infantil
title_full Compreensão docente quanto as fases da psicossexualidade infantil
title_fullStr Compreensão docente quanto as fases da psicossexualidade infantil
title_full_unstemmed Compreensão docente quanto as fases da psicossexualidade infantil
title_sort compreensão docente quanto as fases da psicossexualidade infantil
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3782
_version_ 1787155096718540800
score 11.753735