/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA
This article presents an analysis of the senses and meanings of undergraduate students in pedagogy on the Supervised Internship in Youth and Adult Education (ESEJA) in Bragança do Pará (PA). The methodology consists of a qualitative approach and uses field research and documentary research for data...
Autor principal: | REMIGIO, João Felipe Moura |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3840 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3840 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-38402025-01-22T12:27:26Z Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA REMIGIO, João Felipe Moura MACIEL, Rogerio Andrade http://lattes.cnpq.br/4171802049479343 https://orcid.org/0000-0003-1673-5215 Sentidos e significados Estágio em EJA Discentes de pedagogia Senses and meanings EJA internship Pedagogy students CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This article presents an analysis of the senses and meanings of undergraduate students in pedagogy on the Supervised Internship in Youth and Adult Education (ESEJA) in Bragança do Pará (PA). The methodology consists of a qualitative approach and uses field research and documentary research for data collection. In the analysis of the data, the most significant words of the trainees were selected, which allowed the construction of the web of meanings and senses about ESEJA. The results reveal the importance of theory and practice; observation in the classroom; recognition of teaching performance; knowledge of school reality; precarious infrastructure and social exclusion; the need for school planning; knowledge about students' identities and their life trajectories; academic and personal training; rethinking teaching practice and mutual respect between teachers and students in EJA classes. These constituent elements were only possible to be identified due to the set of experiences developed in the school's daily life to the applicability of the intervention project, they who were guiding the set of meanings that generate meaning about ESEJA in Bragança-Pará. Este artigo apresenta uma análise dos sentidos e significados dos discentes de licenciatura em pedagogia sobre o Estágio Supervisionado da Educação de Jovens e Adultos (ESEJA) em Bragança do Pará (PA). A metodologia é constituída pela abordagem qualitativa e utiliza a pesquisa de campo e a pesquisa documental para a coleta de dados. Na análise dos dados foram selecionadas as palavras mais significativas dos estagiários que permitiu a construção da teia de significados e sentidos sobre o ESEJA. Os resultados revelam a importância da teoria e prática; da observação na sala de aula; do reconhecimento sobre a atuação docente; do conhecimento da realidade escolar; da precarização da infraestrutura e da exclusão social; da necessidade do planejamento escolar; do conhecimento sobre as identidades dos alunos e suas trajetórias de vida; da formação acadêmica e pessoal; do repensar a prática docente e do respeito mútuo entre professores e alunos nas turmas de EJA. Esses elementos constituidores só foram possíveis de serem identificados devido o conjunto de experiências desenvolvidos no cotidiano da escola à aplicabilidade do projeto de intervenção, eles que foram orientadores do conjunto de significados que geram sentido sobre o ESEJA em Bragança- Pará. 2022-02-16T21:03:50Z 2022-02-16T21:03:50Z 2021-03-18 Trabalho de Curso - Graduação - Artigo REMIGIO, João Felipe Moura. Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA. Orientador: Rogerio Andrade Maciel. 2021. 35 f. Trabalho de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3840. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3840 por Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Sentidos e significados Estágio em EJA Discentes de pedagogia Senses and meanings EJA internship Pedagogy students CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Sentidos e significados Estágio em EJA Discentes de pedagogia Senses and meanings EJA internship Pedagogy students CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO REMIGIO, João Felipe Moura Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA |
topic_facet |
Sentidos e significados Estágio em EJA Discentes de pedagogia Senses and meanings EJA internship Pedagogy students CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This article presents an analysis of the senses and meanings of undergraduate students in pedagogy on the Supervised Internship in Youth and Adult Education (ESEJA) in Bragança do Pará (PA). The methodology consists of a qualitative approach and uses field research and documentary research for data collection. In the analysis of the data, the most significant words of the trainees were selected, which allowed the construction of the web of meanings and senses about ESEJA. The results reveal the importance of theory and practice; observation in the classroom; recognition of teaching performance; knowledge of school reality; precarious infrastructure and social exclusion; the need for school planning; knowledge about students' identities and their life trajectories; academic and personal training; rethinking teaching practice and mutual respect between teachers and students in EJA classes. These constituent elements were only possible to be identified due to the set of experiences developed in the school's daily life to the applicability of the intervention project, they who were guiding the set of meanings that generate meaning about ESEJA in Bragança-Pará. |
author_additional |
MACIEL, Rogerio Andrade |
author_additionalStr |
MACIEL, Rogerio Andrade |
format |
Artigo |
author |
REMIGIO, João Felipe Moura |
title |
Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA |
title_short |
Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA |
title_full |
Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA |
title_fullStr |
Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA |
title_full_unstemmed |
Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA |
title_sort |
sentidos e significados dos discentes de licenciatura em pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em bragança-pa |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3840 |
_version_ |
1829093170007244800 |
score |
11.753735 |