Artigo

Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA

This article presents an analysis of the senses and meanings of undergraduate students in pedagogy on the Supervised Internship in Youth and Adult Education (ESEJA) in Bragança do Pará (PA). The methodology consists of a qualitative approach and uses field research and documentary research for data...

ver descrição completa

Autor principal: REMIGIO, João Felipe Moura
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3840
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3840
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-38402025-01-22T12:27:26Z Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA REMIGIO, João Felipe Moura MACIEL, Rogerio Andrade http://lattes.cnpq.br/4171802049479343 https://orcid.org/0000-0003-1673-5215 Sentidos e significados Estágio em EJA Discentes de pedagogia Senses and meanings EJA internship Pedagogy students CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This article presents an analysis of the senses and meanings of undergraduate students in pedagogy on the Supervised Internship in Youth and Adult Education (ESEJA) in Bragança do Pará (PA). The methodology consists of a qualitative approach and uses field research and documentary research for data collection. In the analysis of the data, the most significant words of the trainees were selected, which allowed the construction of the web of meanings and senses about ESEJA. The results reveal the importance of theory and practice; observation in the classroom; recognition of teaching performance; knowledge of school reality; precarious infrastructure and social exclusion; the need for school planning; knowledge about students' identities and their life trajectories; academic and personal training; rethinking teaching practice and mutual respect between teachers and students in EJA classes. These constituent elements were only possible to be identified due to the set of experiences developed in the school's daily life to the applicability of the intervention project, they who were guiding the set of meanings that generate meaning about ESEJA in Bragança-Pará. Este artigo apresenta uma análise dos sentidos e significados dos discentes de licenciatura em pedagogia sobre o Estágio Supervisionado da Educação de Jovens e Adultos (ESEJA) em Bragança do Pará (PA). A metodologia é constituída pela abordagem qualitativa e utiliza a pesquisa de campo e a pesquisa documental para a coleta de dados. Na análise dos dados foram selecionadas as palavras mais significativas dos estagiários que permitiu a construção da teia de significados e sentidos sobre o ESEJA. Os resultados revelam a importância da teoria e prática; da observação na sala de aula; do reconhecimento sobre a atuação docente; do conhecimento da realidade escolar; da precarização da infraestrutura e da exclusão social; da necessidade do planejamento escolar; do conhecimento sobre as identidades dos alunos e suas trajetórias de vida; da formação acadêmica e pessoal; do repensar a prática docente e do respeito mútuo entre professores e alunos nas turmas de EJA. Esses elementos constituidores só foram possíveis de serem identificados devido o conjunto de experiências desenvolvidos no cotidiano da escola à aplicabilidade do projeto de intervenção, eles que foram orientadores do conjunto de significados que geram sentido sobre o ESEJA em Bragança- Pará. 2022-02-16T21:03:50Z 2022-02-16T21:03:50Z 2021-03-18 Trabalho de Curso - Graduação - Artigo REMIGIO, João Felipe Moura. Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA. Orientador: Rogerio Andrade Maciel. 2021. 35 f. Trabalho de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3840. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3840 por Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Sentidos e significados
Estágio em EJA
Discentes de pedagogia
Senses and meanings
EJA internship
Pedagogy students
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Sentidos e significados
Estágio em EJA
Discentes de pedagogia
Senses and meanings
EJA internship
Pedagogy students
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
REMIGIO, João Felipe Moura
Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA
topic_facet Sentidos e significados
Estágio em EJA
Discentes de pedagogia
Senses and meanings
EJA internship
Pedagogy students
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This article presents an analysis of the senses and meanings of undergraduate students in pedagogy on the Supervised Internship in Youth and Adult Education (ESEJA) in Bragança do Pará (PA). The methodology consists of a qualitative approach and uses field research and documentary research for data collection. In the analysis of the data, the most significant words of the trainees were selected, which allowed the construction of the web of meanings and senses about ESEJA. The results reveal the importance of theory and practice; observation in the classroom; recognition of teaching performance; knowledge of school reality; precarious infrastructure and social exclusion; the need for school planning; knowledge about students' identities and their life trajectories; academic and personal training; rethinking teaching practice and mutual respect between teachers and students in EJA classes. These constituent elements were only possible to be identified due to the set of experiences developed in the school's daily life to the applicability of the intervention project, they who were guiding the set of meanings that generate meaning about ESEJA in Bragança-Pará.
author_additional MACIEL, Rogerio Andrade
author_additionalStr MACIEL, Rogerio Andrade
format Artigo
author REMIGIO, João Felipe Moura
title Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA
title_short Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA
title_full Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA
title_fullStr Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA
title_full_unstemmed Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA
title_sort sentidos e significados dos discentes de licenciatura em pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em bragança-pa
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3840
_version_ 1829093170007244800
score 11.753735