Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

As lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da Universidade Federal do Pará campus de Altamira durante a pandemia da Covid 19

One of the main measures adopted to reduce the spread of the Coronavirus (SARS-CoV-2), COVID-19, was social distancing. In this context, schools and universities rethought the continuity for the realization of activities, since face-to-face was no longer possible. In this way the lives became popula...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Rose de Jesus
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4029
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4029
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-40292022-05-13T03:05:24Z As lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da Universidade Federal do Pará campus de Altamira durante a pandemia da Covid 19 SANTOS, Rose de Jesus CORDEIRO, Leonardo Zenha http://lattes.cnpq.br/2632651097546086 https://orcid.org/0000-0003-2474-8112 Pandemia Cibercultura Live Universidade Pandemic Cyberculture University CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO One of the main measures adopted to reduce the spread of the Coronavirus (SARS-CoV-2), COVID-19, was social distancing. In this context, schools and universities rethought the continuity for the realization of activities, since face-to-face was no longer possible. In this way the lives became popular on the web and became a worldwide phenomenon, because through them classes, debates, scientific events, among others, were held. Therefore, this paper's main goal is to reflect/analyze lives in the context of Higher Education in the year 2020/2021, with a focus on UFPA Altamira (Federal University of Pará, Altamira Campus). The main references were: SANTOS, E; SILVA; CASTELLS, M. The research of qualitative character according to YIN, R. (2016), so it was applied a questionnaire directed to students and interview with 2 faculty members belonging to Youtube channels created and linked to Colleges of UFPA Altamira, the choice focused on identifying the most active in transmissions and among the channels with more followers. A literature review was also carried out aiming at the systematization of works about the popularization of lives. Thus, it can be identified that the lives became a mechanism of communication and interaction, reducing the distance between individuals. The lives gave life to university events and consequently broke the walls of universities, as access to such broadcasts became public. Uma das principais medidas adotadas para diminuir a disseminação do vírus do Coronavírus (SARS-CoV-2), o COVID-19, foi o distanciamento social. Neste contexto, as escolas e universidades repensaram a continuidade para a realização das atividades, pois o presencial já não era mais possível. Desta forma as lives se popularizaram na web e tornou-se um fenômeno mundial, pois através delas foram realizadas aulas, debates, eventos científicos, dentre outros. Diante disto, este trabalho tem como objetivo principal refletir/analisar sobre as lives no contexto do Ensino Superior no ano de 2020/2021, como recorte a UFPA Altamira (Universidade Federal do Pará, Campus Altamira). As referências principais foram: SANTOS, E; SILVA; CASTELLS, M. A pesquisa de caráter qualitativo segundo YIN, R. (2016), assim foi aplicado um questionário direcionado a estudantes e entrevista com 2 docentes pertencentes a canais no Youtube criados e vinculados às Faculdades da UFPA Altamira, a escolha centrou-se na identificação do mais ativo em transmissões e entre os canais com mais seguidores. Foi realizada também uma revisão bibliográfica objetivando a sistematização de trabalhos sobre a popularização das lives. Assim, pode-se identificar que, as lives tornou-se um mecanismo de comunicação e interação, diminuindo o distanciamento entre indivíduos. As lives deu vida a eventos universitários e consequentemente quebrou os muros das universidades, pois o acesso a tais transmissões se tornou público. 2022-05-12T17:06:55Z 2022-05-12T17:06:55Z 2021-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Rose de Jesus. As lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da Universidade Federal do Pará campus de Altamira durante a pandemia da Covid 19. Orientador: Leonardo Zenha Cordeiro. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4029. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4029 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Pandemia
Cibercultura
Live
Universidade
Pandemic
Cyberculture
University
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Pandemia
Cibercultura
Live
Universidade
Pandemic
Cyberculture
University
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SANTOS, Rose de Jesus
As lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da Universidade Federal do Pará campus de Altamira durante a pandemia da Covid 19
topic_facet Pandemia
Cibercultura
Live
Universidade
Pandemic
Cyberculture
University
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description One of the main measures adopted to reduce the spread of the Coronavirus (SARS-CoV-2), COVID-19, was social distancing. In this context, schools and universities rethought the continuity for the realization of activities, since face-to-face was no longer possible. In this way the lives became popular on the web and became a worldwide phenomenon, because through them classes, debates, scientific events, among others, were held. Therefore, this paper's main goal is to reflect/analyze lives in the context of Higher Education in the year 2020/2021, with a focus on UFPA Altamira (Federal University of Pará, Altamira Campus). The main references were: SANTOS, E; SILVA; CASTELLS, M. The research of qualitative character according to YIN, R. (2016), so it was applied a questionnaire directed to students and interview with 2 faculty members belonging to Youtube channels created and linked to Colleges of UFPA Altamira, the choice focused on identifying the most active in transmissions and among the channels with more followers. A literature review was also carried out aiming at the systematization of works about the popularization of lives. Thus, it can be identified that the lives became a mechanism of communication and interaction, reducing the distance between individuals. The lives gave life to university events and consequently broke the walls of universities, as access to such broadcasts became public.
author_additional CORDEIRO, Leonardo Zenha
author_additionalStr CORDEIRO, Leonardo Zenha
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Rose de Jesus
title As lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da Universidade Federal do Pará campus de Altamira durante a pandemia da Covid 19
title_short As lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da Universidade Federal do Pará campus de Altamira durante a pandemia da Covid 19
title_full As lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da Universidade Federal do Pará campus de Altamira durante a pandemia da Covid 19
title_fullStr As lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da Universidade Federal do Pará campus de Altamira durante a pandemia da Covid 19
title_full_unstemmed As lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da Universidade Federal do Pará campus de Altamira durante a pandemia da Covid 19
title_sort as lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da universidade federal do pará campus de altamira durante a pandemia da covid 19
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4029
_version_ 1787155153728569344
score 11.753735