/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
As lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da Universidade Federal do Pará campus de Altamira durante a pandemia da Covid 19
One of the main measures adopted to reduce the spread of the Coronavirus (SARS-CoV-2), COVID-19, was social distancing. In this context, schools and universities rethought the continuity for the realization of activities, since face-to-face was no longer possible. In this way the lives became popula...
Autor principal: | SANTOS, Rose de Jesus |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4029 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4029 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-40292022-05-13T03:05:24Z As lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da Universidade Federal do Pará campus de Altamira durante a pandemia da Covid 19 SANTOS, Rose de Jesus CORDEIRO, Leonardo Zenha http://lattes.cnpq.br/2632651097546086 https://orcid.org/0000-0003-2474-8112 Pandemia Cibercultura Live Universidade Pandemic Cyberculture University CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO One of the main measures adopted to reduce the spread of the Coronavirus (SARS-CoV-2), COVID-19, was social distancing. In this context, schools and universities rethought the continuity for the realization of activities, since face-to-face was no longer possible. In this way the lives became popular on the web and became a worldwide phenomenon, because through them classes, debates, scientific events, among others, were held. Therefore, this paper's main goal is to reflect/analyze lives in the context of Higher Education in the year 2020/2021, with a focus on UFPA Altamira (Federal University of Pará, Altamira Campus). The main references were: SANTOS, E; SILVA; CASTELLS, M. The research of qualitative character according to YIN, R. (2016), so it was applied a questionnaire directed to students and interview with 2 faculty members belonging to Youtube channels created and linked to Colleges of UFPA Altamira, the choice focused on identifying the most active in transmissions and among the channels with more followers. A literature review was also carried out aiming at the systematization of works about the popularization of lives. Thus, it can be identified that the lives became a mechanism of communication and interaction, reducing the distance between individuals. The lives gave life to university events and consequently broke the walls of universities, as access to such broadcasts became public. Uma das principais medidas adotadas para diminuir a disseminação do vírus do Coronavírus (SARS-CoV-2), o COVID-19, foi o distanciamento social. Neste contexto, as escolas e universidades repensaram a continuidade para a realização das atividades, pois o presencial já não era mais possível. Desta forma as lives se popularizaram na web e tornou-se um fenômeno mundial, pois através delas foram realizadas aulas, debates, eventos científicos, dentre outros. Diante disto, este trabalho tem como objetivo principal refletir/analisar sobre as lives no contexto do Ensino Superior no ano de 2020/2021, como recorte a UFPA Altamira (Universidade Federal do Pará, Campus Altamira). As referências principais foram: SANTOS, E; SILVA; CASTELLS, M. A pesquisa de caráter qualitativo segundo YIN, R. (2016), assim foi aplicado um questionário direcionado a estudantes e entrevista com 2 docentes pertencentes a canais no Youtube criados e vinculados às Faculdades da UFPA Altamira, a escolha centrou-se na identificação do mais ativo em transmissões e entre os canais com mais seguidores. Foi realizada também uma revisão bibliográfica objetivando a sistematização de trabalhos sobre a popularização das lives. Assim, pode-se identificar que, as lives tornou-se um mecanismo de comunicação e interação, diminuindo o distanciamento entre indivíduos. As lives deu vida a eventos universitários e consequentemente quebrou os muros das universidades, pois o acesso a tais transmissões se tornou público. 2022-05-12T17:06:55Z 2022-05-12T17:06:55Z 2021-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Rose de Jesus. As lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da Universidade Federal do Pará campus de Altamira durante a pandemia da Covid 19. Orientador: Leonardo Zenha Cordeiro. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4029. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4029 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Pandemia Cibercultura Live Universidade Pandemic Cyberculture University CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Pandemia Cibercultura Live Universidade Pandemic Cyberculture University CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SANTOS, Rose de Jesus As lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da Universidade Federal do Pará campus de Altamira durante a pandemia da Covid 19 |
topic_facet |
Pandemia Cibercultura Live Universidade Pandemic Cyberculture University CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
One of the main measures adopted to reduce the spread of the Coronavirus (SARS-CoV-2), COVID-19, was social distancing. In this context, schools and universities rethought the continuity for the realization of activities, since face-to-face was no longer possible. In this way the lives became popular on the web and became a worldwide phenomenon, because through them classes, debates, scientific events, among others, were held. Therefore, this paper's main goal is to reflect/analyze lives in the context of Higher Education in the year 2020/2021, with a focus on UFPA Altamira (Federal University of Pará, Altamira Campus). The main references were: SANTOS, E; SILVA; CASTELLS, M. The research of qualitative character according to YIN, R. (2016), so it was applied a questionnaire directed to students and interview with 2 faculty members belonging to Youtube channels created and linked to Colleges of UFPA Altamira, the choice focused on identifying the most active in transmissions and among the channels with more followers. A literature review was also carried out aiming at the systematization of works about the popularization of lives. Thus, it can be identified that the lives became a mechanism of communication and interaction, reducing the distance between individuals. The lives gave life to university events and consequently broke the walls of universities, as access to such broadcasts became public. |
author_additional |
CORDEIRO, Leonardo Zenha |
author_additionalStr |
CORDEIRO, Leonardo Zenha |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SANTOS, Rose de Jesus |
title |
As lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da Universidade Federal do Pará campus de Altamira durante a pandemia da Covid 19 |
title_short |
As lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da Universidade Federal do Pará campus de Altamira durante a pandemia da Covid 19 |
title_full |
As lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da Universidade Federal do Pará campus de Altamira durante a pandemia da Covid 19 |
title_fullStr |
As lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da Universidade Federal do Pará campus de Altamira durante a pandemia da Covid 19 |
title_full_unstemmed |
As lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da Universidade Federal do Pará campus de Altamira durante a pandemia da Covid 19 |
title_sort |
as lives no contexto da cibercultura: reflexões a partir de docentes e estudantes da universidade federal do pará campus de altamira durante a pandemia da covid 19 |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4029 |
_version_ |
1787155153728569344 |
score |
11.753735 |