Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Escola Professor Rildo Valadares, na Comunidade Quilombola Oxalá de Jacunday – Moju/PA

This article is the result of research carried out at the Rildo Valadares school, in the quilombola community Oxalá de Jacunday, municipality of Moju / PA on the challenges of the National School Feeding Program (PNAE) within the school. The field study was carried out from September 2019 to May...

ver descrição completa

Autor principal: VALADARES, Leonora do Carmo
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4072
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4072
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-40722022-06-02T03:05:33Z Os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Escola Professor Rildo Valadares, na Comunidade Quilombola Oxalá de Jacunday – Moju/PA VALADARES, Leonora do Carmo AMARAL, Assunção José Pureza http://lattes.cnpq.br/2950887958552733 Merenda escolar Política pública Quilombolas Moju (PA) School children - Food Public policy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS This article is the result of research carried out at the Rildo Valadares school, in the quilombola community Oxalá de Jacunday, municipality of Moju / PA on the challenges of the National School Feeding Program (PNAE) within the school. The field study was carried out from September 2019 to May 2020. Methodologically, a bibliographic review and a brief field research were carried out, which unfortunately was interrupted due to the COVID-19 pandemic, but with all the necessary care I was able to return and conclude. The work aims to analyze the challenges faced by the school studied with regard to access to PNAE and understand how the program contributes to the teaching-learning process of students. As one of the results, it is possible to affirm that the enormous advances that have occurred in the PNAE would hardly be possible if there were not a political, institutional and technical scenario that would encourage a broad and integrative approach to food policies and programs. o presente artigo é resultado da pesquisa realizada na Escola Municipal Professor Rildo Valadares, na comunidade quilombola Oxalá de Jacunday, município de Moju/PA, sobre os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) dentro da escola. O estudo de campo foi realizado no período de setembro de 2019 a dezembro de 2020. Metodologicamente foram realizadas uma revisão bibliográfica e uma breve pesquisa de campo, que foi interrompida devido à pandemia da COVID-19, mas que com todos os cuidados necessários conseguiu-se retornar e concluir. O trabalho tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pela escola estudada no que diz respeito ao acesso ao PNAE e compreender de que forma o programa contribui no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Como um dos resultados é possível afirmar que os enormes avanços ocorridos no PNAE dificilmente seriam possíveis se não houvesse um cenário político, institucional e técnico que impulsionasse uma abordagem ampla e integradora das políticas e programas de alimentação. 2022-06-01T16:06:10Z 2022-06-01T16:06:10Z 2021-01-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação VALADARES, Leonora do Carmo. Os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Escola Professor Rildo Valadares, na Comunidade Quilombola Oxalá de Jacunday – Moju/PA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4072. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4072 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Merenda escolar
Política pública
Quilombolas
Moju (PA)
School children - Food
Public policy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Merenda escolar
Política pública
Quilombolas
Moju (PA)
School children - Food
Public policy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
VALADARES, Leonora do Carmo
Os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Escola Professor Rildo Valadares, na Comunidade Quilombola Oxalá de Jacunday – Moju/PA
topic_facet Merenda escolar
Política pública
Quilombolas
Moju (PA)
School children - Food
Public policy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description This article is the result of research carried out at the Rildo Valadares school, in the quilombola community Oxalá de Jacunday, municipality of Moju / PA on the challenges of the National School Feeding Program (PNAE) within the school. The field study was carried out from September 2019 to May 2020. Methodologically, a bibliographic review and a brief field research were carried out, which unfortunately was interrupted due to the COVID-19 pandemic, but with all the necessary care I was able to return and conclude. The work aims to analyze the challenges faced by the school studied with regard to access to PNAE and understand how the program contributes to the teaching-learning process of students. As one of the results, it is possible to affirm that the enormous advances that have occurred in the PNAE would hardly be possible if there were not a political, institutional and technical scenario that would encourage a broad and integrative approach to food policies and programs.
author_additional AMARAL, Assunção José Pureza
author_additionalStr AMARAL, Assunção José Pureza
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author VALADARES, Leonora do Carmo
title Os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Escola Professor Rildo Valadares, na Comunidade Quilombola Oxalá de Jacunday – Moju/PA
title_short Os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Escola Professor Rildo Valadares, na Comunidade Quilombola Oxalá de Jacunday – Moju/PA
title_full Os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Escola Professor Rildo Valadares, na Comunidade Quilombola Oxalá de Jacunday – Moju/PA
title_fullStr Os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Escola Professor Rildo Valadares, na Comunidade Quilombola Oxalá de Jacunday – Moju/PA
title_full_unstemmed Os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Escola Professor Rildo Valadares, na Comunidade Quilombola Oxalá de Jacunday – Moju/PA
title_sort os desafios do programa nacional de alimentação escolar (pnae) na escola professor rildo valadares, na comunidade quilombola oxalá de jacunday – moju/pa
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4072
_version_ 1787155154393366528
score 11.753896