Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Elementos estruturantes da/na formação inicial de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Fazer discursões acerca da Formação Inicial de Professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é de grande relevância, pois é neste nível de escolaridade que os estudantes aprendem os primeiros conceitos matemáticos e, conhecer de que forma são dados os primeiros pass...

ver descrição completa

Autor principal: VIEGAS, Suzane Moraes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4091
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4091
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-40912022-06-08T03:05:48Z Elementos estruturantes da/na formação inicial de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental VIEGAS, Suzane Moraes LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Matemática - Estudo e ensino Professores - Formação Ensino fundamental Mathematics - Study and teaching Teachers, Training of CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Fazer discursões acerca da Formação Inicial de Professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é de grande relevância, pois é neste nível de escolaridade que os estudantes aprendem os primeiros conceitos matemáticos e, conhecer de que forma são dados os primeiros passos no campo do saber matemático nessa fase, contribui de forma significativa para a compreensão de como os estudantes aprendem conceitos matemáticos. Desta forma, este texto se constitui como um recorte da pesquisa realizada por meio do Projeto de Pesquisa PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: limites, desafios e possibilidades. A partir da participação como bolsista voluntária do projeto, me despertou interesse em realizar esta pesquisa com o objetivo de analisar de que forma os conteúdos relacionados aos conceitos matemáticos são trabalhados no processo de formação inicial do professor Pedagogo, no sentido de habilitar o profissional para ensinar conceitos matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa é de abordagem qualitativa descritiva. Participaram como informantes, três professoras pedagogas atuantes em regência de classe no Ensino Fundamental I, em uma unidade de ensino público da cidade de Castanhal – Pará. As informações foram constituídas por meio de um roteiro de entrevistas com questões semiestruturadas, na perspectiva de responder ao objetivo proposto. A partir da análise das informações, os resultados nos permitiram identificar elementos estruturantes do processo formativo, apontando evidências de que as disciplinas de conteúdos matemáticos trabalhados na formação inicial das professoras pedagogas, não são suficientes para as habilitar para ensinar conteúdos matemáticos nos Anos Iniciais. 2022-06-07T13:59:21Z 2022-06-07T13:59:21Z 2019-12-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação VIEGAS, Suzane Moraes. Elementos estruturantes da/na formação Inicial de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4091. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4091 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino fundamental
Mathematics - Study and teaching
Teachers, Training of
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino fundamental
Mathematics - Study and teaching
Teachers, Training of
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
VIEGAS, Suzane Moraes
Elementos estruturantes da/na formação inicial de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
topic_facet Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino fundamental
Mathematics - Study and teaching
Teachers, Training of
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description Fazer discursões acerca da Formação Inicial de Professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é de grande relevância, pois é neste nível de escolaridade que os estudantes aprendem os primeiros conceitos matemáticos e, conhecer de que forma são dados os primeiros passos no campo do saber matemático nessa fase, contribui de forma significativa para a compreensão de como os estudantes aprendem conceitos matemáticos. Desta forma, este texto se constitui como um recorte da pesquisa realizada por meio do Projeto de Pesquisa PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: limites, desafios e possibilidades. A partir da participação como bolsista voluntária do projeto, me despertou interesse em realizar esta pesquisa com o objetivo de analisar de que forma os conteúdos relacionados aos conceitos matemáticos são trabalhados no processo de formação inicial do professor Pedagogo, no sentido de habilitar o profissional para ensinar conceitos matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa é de abordagem qualitativa descritiva. Participaram como informantes, três professoras pedagogas atuantes em regência de classe no Ensino Fundamental I, em uma unidade de ensino público da cidade de Castanhal – Pará. As informações foram constituídas por meio de um roteiro de entrevistas com questões semiestruturadas, na perspectiva de responder ao objetivo proposto. A partir da análise das informações, os resultados nos permitiram identificar elementos estruturantes do processo formativo, apontando evidências de que as disciplinas de conteúdos matemáticos trabalhados na formação inicial das professoras pedagogas, não são suficientes para as habilitar para ensinar conteúdos matemáticos nos Anos Iniciais.
author_additional LEDOUX, Maria Lídia Paula
author_additionalStr LEDOUX, Maria Lídia Paula
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author VIEGAS, Suzane Moraes
title Elementos estruturantes da/na formação inicial de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_short Elementos estruturantes da/na formação inicial de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Elementos estruturantes da/na formação inicial de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Elementos estruturantes da/na formação inicial de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Elementos estruturantes da/na formação inicial de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort elementos estruturantes da/na formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4091
_version_ 1787155173092622336
score 11.753735