Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos

This study presents a descriptive research with qualitative approach. It aims to analyze the strategies used by teachers / tutors in twochannel YouTube video lessons for teaching ensemble concepts. To this end, the following specific objectives were outlined: to identify the strategies used by the...

ver descrição completa

Autor principal: VIANA, Luiz Felipe Ribeiro
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4093
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4093
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-40932022-06-08T03:05:50Z Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos VIANA, Luiz Felipe Ribeiro SILVA, Aline Costa da http://lattes.cnpq.br/4042913704698890 Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Ensino a distância Didática Mathematics - Study and teaching Learning Distance education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This study presents a descriptive research with qualitative approach. It aims to analyze the strategies used by teachers / tutors in twochannel YouTube video lessons for teaching ensemble concepts. To this end, the following specific objectives were outlined: to identify the strategies used by the teachers of the site, and to verify the effectiveness of these classes based on the comments posted in the videos. From the analysis, it was observed that the resources used for teaching sets in two channels, one channel makes use of pen and paper and the other a writing software, the channels present the content in a simple and detailed way, this video lessons evidenced that the students / users use them to remember, answer, search, clarify doubts and improve their knowledge about sets, showing that the video lessons can contribute to help, instigate, encourage and the teaching and learning of sets. Este estudo apresenta uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Tem por objetivo analisar as estratégias usadas por professores/tutores em videoaulas de dois canais do YouTube para o ensino de conceitos de conjuntos. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: identificar as estratégias usadas pelos professores do site, e constatar a efetividade das referidas aulas com base nos comentários postados nos vídeos. Da análise, observou-se que os recursos utilizados para o ensino de conjuntos nos dois canais, um canal faz uso de caneta e papel e o outro de um software de escrita, os canais apresentam o conteúdo de uma forma simples e detalhadas, essa videoaulas evidenciaram que os alunos/ usuários utilizam elas para relembrar, repor, buscar, esclarecer dúvidas e aprimorar seus conhecimentos sobre conjuntos, mostrando que as videoaulas podem contribuir para auxiliar, instigar, incentivar e o ensino e aprendizagem de conjuntos. 2022-06-07T14:20:20Z 2022-06-07T14:20:20Z 2019-11-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação VIANA, Luiz Felipe Ribeiro. Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: . Acesso em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4093. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4093 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Ensino a distância
Didática
Mathematics - Study and teaching
Learning
Distance education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Ensino a distância
Didática
Mathematics - Study and teaching
Learning
Distance education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
VIANA, Luiz Felipe Ribeiro
Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos
topic_facet Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Ensino a distância
Didática
Mathematics - Study and teaching
Learning
Distance education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description This study presents a descriptive research with qualitative approach. It aims to analyze the strategies used by teachers / tutors in twochannel YouTube video lessons for teaching ensemble concepts. To this end, the following specific objectives were outlined: to identify the strategies used by the teachers of the site, and to verify the effectiveness of these classes based on the comments posted in the videos. From the analysis, it was observed that the resources used for teaching sets in two channels, one channel makes use of pen and paper and the other a writing software, the channels present the content in a simple and detailed way, this video lessons evidenced that the students / users use them to remember, answer, search, clarify doubts and improve their knowledge about sets, showing that the video lessons can contribute to help, instigate, encourage and the teaching and learning of sets.
author_additional SILVA, Aline Costa da
author_additionalStr SILVA, Aline Costa da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author VIANA, Luiz Felipe Ribeiro
title Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos
title_short Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos
title_full Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos
title_fullStr Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos
title_full_unstemmed Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos
title_sort estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4093
_version_ 1787155173755322368
score 11.753896