/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos
This study presents a descriptive research with qualitative approach. It aims to analyze the strategies used by teachers / tutors in twochannel YouTube video lessons for teaching ensemble concepts. To this end, the following specific objectives were outlined: to identify the strategies used by the...
Autor principal: | VIANA, Luiz Felipe Ribeiro |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4093 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4093 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-40932022-06-08T03:05:50Z Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos VIANA, Luiz Felipe Ribeiro SILVA, Aline Costa da http://lattes.cnpq.br/4042913704698890 Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Ensino a distância Didática Mathematics - Study and teaching Learning Distance education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This study presents a descriptive research with qualitative approach. It aims to analyze the strategies used by teachers / tutors in twochannel YouTube video lessons for teaching ensemble concepts. To this end, the following specific objectives were outlined: to identify the strategies used by the teachers of the site, and to verify the effectiveness of these classes based on the comments posted in the videos. From the analysis, it was observed that the resources used for teaching sets in two channels, one channel makes use of pen and paper and the other a writing software, the channels present the content in a simple and detailed way, this video lessons evidenced that the students / users use them to remember, answer, search, clarify doubts and improve their knowledge about sets, showing that the video lessons can contribute to help, instigate, encourage and the teaching and learning of sets. Este estudo apresenta uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Tem por objetivo analisar as estratégias usadas por professores/tutores em videoaulas de dois canais do YouTube para o ensino de conceitos de conjuntos. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: identificar as estratégias usadas pelos professores do site, e constatar a efetividade das referidas aulas com base nos comentários postados nos vídeos. Da análise, observou-se que os recursos utilizados para o ensino de conjuntos nos dois canais, um canal faz uso de caneta e papel e o outro de um software de escrita, os canais apresentam o conteúdo de uma forma simples e detalhadas, essa videoaulas evidenciaram que os alunos/ usuários utilizam elas para relembrar, repor, buscar, esclarecer dúvidas e aprimorar seus conhecimentos sobre conjuntos, mostrando que as videoaulas podem contribuir para auxiliar, instigar, incentivar e o ensino e aprendizagem de conjuntos. 2022-06-07T14:20:20Z 2022-06-07T14:20:20Z 2019-11-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação VIANA, Luiz Felipe Ribeiro. Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: . Acesso em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4093. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4093 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Ensino a distância Didática Mathematics - Study and teaching Learning Distance education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Ensino a distância Didática Mathematics - Study and teaching Learning Distance education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA VIANA, Luiz Felipe Ribeiro Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos |
topic_facet |
Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Ensino a distância Didática Mathematics - Study and teaching Learning Distance education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
This study presents a descriptive research with qualitative approach. It aims to analyze
the strategies used by teachers / tutors in twochannel YouTube video lessons for
teaching ensemble concepts. To this end, the following specific objectives were
outlined: to identify the strategies used by the teachers of the site, and to verify the
effectiveness of these classes based on the comments posted in the videos. From the
analysis, it was observed that the resources used for teaching sets in two channels,
one channel makes use of pen and paper and the other a writing software, the
channels present the content in a simple and detailed way, this video lessons
evidenced that the students / users use them to remember, answer, search, clarify
doubts and improve their knowledge about sets, showing that the video lessons can
contribute to help, instigate, encourage and the teaching and learning of sets. |
author_additional |
SILVA, Aline Costa da |
author_additionalStr |
SILVA, Aline Costa da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
VIANA, Luiz Felipe Ribeiro |
title |
Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos |
title_short |
Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos |
title_full |
Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos |
title_fullStr |
Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos |
title_full_unstemmed |
Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos |
title_sort |
estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4093 |
_version_ |
1787155173755322368 |
score |
11.753896 |