/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Capoeira na escola: análise de um projeto extracurricular de capoeira na Escola Municipal Cordolina Fontelles de Lima
O objetivo da presente pesquisa foi o de compreender como os sujeitos envolvidos com o projeto de capoeira da Escola Municipal Cordolina Fontelles Lima (estudantes, direção, professor e responsáveis), compreendem a importância da Capoeira na escola e como objetivos específicos, apresentar o proce...
Autor principal: | BATISTA, Júlio César de Souza |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4127 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4127 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41272023-01-16T12:16:50Z Capoeira na escola: análise de um projeto extracurricular de capoeira na Escola Municipal Cordolina Fontelles de Lima BATISTA, Júlio César de Souza MATOS, Lucília da Silva http://lattes.cnpq.br/4225451674854195 Capoeira Projeto Escola Cordolina Fontelles de Lima CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA O objetivo da presente pesquisa foi o de compreender como os sujeitos envolvidos com o projeto de capoeira da Escola Municipal Cordolina Fontelles Lima (estudantes, direção, professor e responsáveis), compreendem a importância da Capoeira na escola e como objetivos específicos, apresentar o processo do trabalho de campo com a inserção do pesquisador no lócus de pesquisa, apreender para sistematizar alguns aspectos da história da capoeira no Brasil e analisar aspectos educativos do projeto capoeira na escola, para tanto desenvolvemos pesquisa de cunho qualitativo com entrevista semiestruturada com a direção da escola, professor de capoeira, alunos do projeto e responsáveis pelos alunos. Dentre os resultados podemos apontar, que a capoeira deve ser utilizada como instrumento no processo pedagógico da escola Cordolina Fontelles de Lima, bem como a necessidade de implantação de mais projetos em espaços escolares que venham a valorizar a nossa cultura, e uma maior participação do poder público para que esses projetos possam ser efetivamente postos em pratica. 2022-06-21T15:36:20Z 2022-06-21T15:36:20Z 2019-12-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BATISTA, Júlio César de Souza. Capoeira na escola: análise de um projeto extracurricular de capoeira na Escola Municipal Cordolina Fontelles de Lima. Orientadora: Lucília da Silva Matos. 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4127. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4127 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Capoeira Projeto Escola Cordolina Fontelles de Lima CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
spellingShingle |
Capoeira Projeto Escola Cordolina Fontelles de Lima CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA BATISTA, Júlio César de Souza Capoeira na escola: análise de um projeto extracurricular de capoeira na Escola Municipal Cordolina Fontelles de Lima |
topic_facet |
Capoeira Projeto Escola Cordolina Fontelles de Lima CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
description |
O objetivo da presente pesquisa foi o de compreender como os sujeitos envolvidos
com o projeto de capoeira da Escola Municipal Cordolina Fontelles Lima
(estudantes, direção, professor e responsáveis), compreendem a importância da
Capoeira na escola e como objetivos específicos, apresentar o processo do trabalho
de campo com a inserção do pesquisador no lócus de pesquisa, apreender para
sistematizar alguns aspectos da história da capoeira no Brasil e analisar aspectos
educativos do projeto capoeira na escola, para tanto desenvolvemos pesquisa de
cunho qualitativo com entrevista semiestruturada com a direção da escola, professor
de capoeira, alunos do projeto e responsáveis pelos alunos. Dentre os resultados
podemos apontar, que a capoeira deve ser utilizada como instrumento no processo
pedagógico da escola Cordolina Fontelles de Lima, bem como a necessidade de
implantação de mais projetos em espaços escolares que venham a valorizar a nossa
cultura, e uma maior participação do poder público para que esses projetos possam
ser efetivamente postos em pratica. |
author_additional |
MATOS, Lucília da Silva |
author_additionalStr |
MATOS, Lucília da Silva |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
BATISTA, Júlio César de Souza |
title |
Capoeira na escola: análise de um projeto extracurricular de capoeira na Escola Municipal Cordolina Fontelles de Lima |
title_short |
Capoeira na escola: análise de um projeto extracurricular de capoeira na Escola Municipal Cordolina Fontelles de Lima |
title_full |
Capoeira na escola: análise de um projeto extracurricular de capoeira na Escola Municipal Cordolina Fontelles de Lima |
title_fullStr |
Capoeira na escola: análise de um projeto extracurricular de capoeira na Escola Municipal Cordolina Fontelles de Lima |
title_full_unstemmed |
Capoeira na escola: análise de um projeto extracurricular de capoeira na Escola Municipal Cordolina Fontelles de Lima |
title_sort |
capoeira na escola: análise de um projeto extracurricular de capoeira na escola municipal cordolina fontelles de lima |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4127 |
_version_ |
1787155188447969280 |
score |
11.753896 |