/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A educação física e o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19
O presente estudo objetiva investigar o trabalho desenvolvido por professores (as) de Educação Física, destacando as condições, as dificuldades e as possibilidades do ensino-aprendizagem no Ensino Remoto Emergencial (ERE), no contexto da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA...
Autor principal: | SILVA, Gustavo Araujo da |
---|---|
Outros Autores: | SANTOS, Raiza Regiane da Silva |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4166 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4166 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41662022-07-12T03:05:16Z A educação física e o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19 SILVA, Gustavo Araujo da SANTOS, Raiza Regiane da Silva OLIVEIRA, Wellington Pinheiro de http://lattes.cnpq.br/4902455106917702 https://orcid.org/0000-0003-1830-1322 Educação física Ensino remoto emergencial Pandemia da COVID-19 Trabalho docente CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA O presente estudo objetiva investigar o trabalho desenvolvido por professores (as) de Educação Física, destacando as condições, as dificuldades e as possibilidades do ensino-aprendizagem no Ensino Remoto Emergencial (ERE), no contexto da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA). Os docentes dessa instituição responderam a um questionário produzido pelo aplicativo Google Forms, composto de questões abertas e fechadas, cujas respostas foram analisadas e discutidas com base na literatura sobre o tema investigado. Os dados apontaram queapesar das limitações impostas com o formato do ERE como dificuldades com os meios tecnológicos e ambientes de trabalho pouco apropriado para a realização das aulas, dentre outras; os professores conseguiram desenvolver suas atividades com os estudantes, porém, notou-se uma necessidade por parte dos docentes relacionada com a especificidade que a disciplina Educação Física possui, levando a refletir sobre novas possibilidades de intervenção dos conteúdos da Educação Física no formato do ERE. 2022-07-08T16:34:16Z 2022-07-08T16:34:16Z 2021-02-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Gustavo Araujo da; SANTOS, Raiza Regiane da Silva. A educação física e o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19. Orientador: Wellington Pinheiro de Oliveira. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4166. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4166 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação física Ensino remoto emergencial Pandemia da COVID-19 Trabalho docente CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
spellingShingle |
Educação física Ensino remoto emergencial Pandemia da COVID-19 Trabalho docente CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA SILVA, Gustavo Araujo da A educação física e o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19 |
topic_facet |
Educação física Ensino remoto emergencial Pandemia da COVID-19 Trabalho docente CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
description |
O presente estudo objetiva investigar o trabalho desenvolvido por professores (as) de Educação
Física, destacando as condições, as dificuldades e as possibilidades do ensino-aprendizagem no
Ensino Remoto Emergencial (ERE), no contexto da Escola de Aplicação da Universidade
Federal do Pará (EAUFPA). Os docentes dessa instituição responderam a um questionário
produzido pelo aplicativo Google Forms, composto de questões abertas e fechadas, cujas
respostas foram analisadas e discutidas com base na literatura sobre o tema investigado. Os
dados apontaram queapesar das limitações impostas com o formato do ERE como dificuldades
com os meios tecnológicos e ambientes de trabalho pouco apropriado para a realização das
aulas, dentre outras; os professores conseguiram desenvolver suas atividades com os estudantes,
porém, notou-se uma necessidade por parte dos docentes relacionada com a especificidade que
a disciplina Educação Física possui, levando a refletir sobre novas possibilidades de intervenção
dos conteúdos da Educação Física no formato do ERE. |
author_additional |
OLIVEIRA, Wellington Pinheiro de |
author_additionalStr |
OLIVEIRA, Wellington Pinheiro de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Gustavo Araujo da |
author2 |
SANTOS, Raiza Regiane da Silva |
author2Str |
SANTOS, Raiza Regiane da Silva |
title |
A educação física e o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19 |
title_short |
A educação física e o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19 |
title_full |
A educação física e o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19 |
title_fullStr |
A educação física e o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19 |
title_full_unstemmed |
A educação física e o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19 |
title_sort |
educação física e o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da covid-19 |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4166 |
_version_ |
1787155205381423104 |
score |
11.753735 |