Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A educação física e o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19

O presente estudo objetiva investigar o trabalho desenvolvido por professores (as) de Educação Física, destacando as condições, as dificuldades e as possibilidades do ensino-aprendizagem no Ensino Remoto Emergencial (ERE), no contexto da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Gustavo Araujo da
Outros Autores: SANTOS, Raiza Regiane da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4166
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4166
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41662022-07-12T03:05:16Z A educação física e o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19 SILVA, Gustavo Araujo da SANTOS, Raiza Regiane da Silva OLIVEIRA, Wellington Pinheiro de http://lattes.cnpq.br/4902455106917702 https://orcid.org/0000-0003-1830-1322 Educação física Ensino remoto emergencial Pandemia da COVID-19 Trabalho docente CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA O presente estudo objetiva investigar o trabalho desenvolvido por professores (as) de Educação Física, destacando as condições, as dificuldades e as possibilidades do ensino-aprendizagem no Ensino Remoto Emergencial (ERE), no contexto da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA). Os docentes dessa instituição responderam a um questionário produzido pelo aplicativo Google Forms, composto de questões abertas e fechadas, cujas respostas foram analisadas e discutidas com base na literatura sobre o tema investigado. Os dados apontaram queapesar das limitações impostas com o formato do ERE como dificuldades com os meios tecnológicos e ambientes de trabalho pouco apropriado para a realização das aulas, dentre outras; os professores conseguiram desenvolver suas atividades com os estudantes, porém, notou-se uma necessidade por parte dos docentes relacionada com a especificidade que a disciplina Educação Física possui, levando a refletir sobre novas possibilidades de intervenção dos conteúdos da Educação Física no formato do ERE. 2022-07-08T16:34:16Z 2022-07-08T16:34:16Z 2021-02-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Gustavo Araujo da; SANTOS, Raiza Regiane da Silva. A educação física e o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19. Orientador: Wellington Pinheiro de Oliveira. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4166. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4166 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação física
Ensino remoto emergencial
Pandemia da COVID-19
Trabalho docente
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
spellingShingle Educação física
Ensino remoto emergencial
Pandemia da COVID-19
Trabalho docente
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
SILVA, Gustavo Araujo da
A educação física e o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19
topic_facet Educação física
Ensino remoto emergencial
Pandemia da COVID-19
Trabalho docente
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description O presente estudo objetiva investigar o trabalho desenvolvido por professores (as) de Educação Física, destacando as condições, as dificuldades e as possibilidades do ensino-aprendizagem no Ensino Remoto Emergencial (ERE), no contexto da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA). Os docentes dessa instituição responderam a um questionário produzido pelo aplicativo Google Forms, composto de questões abertas e fechadas, cujas respostas foram analisadas e discutidas com base na literatura sobre o tema investigado. Os dados apontaram queapesar das limitações impostas com o formato do ERE como dificuldades com os meios tecnológicos e ambientes de trabalho pouco apropriado para a realização das aulas, dentre outras; os professores conseguiram desenvolver suas atividades com os estudantes, porém, notou-se uma necessidade por parte dos docentes relacionada com a especificidade que a disciplina Educação Física possui, levando a refletir sobre novas possibilidades de intervenção dos conteúdos da Educação Física no formato do ERE.
author_additional OLIVEIRA, Wellington Pinheiro de
author_additionalStr OLIVEIRA, Wellington Pinheiro de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Gustavo Araujo da
author2 SANTOS, Raiza Regiane da Silva
author2Str SANTOS, Raiza Regiane da Silva
title A educação física e o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19
title_short A educação física e o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19
title_full A educação física e o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19
title_fullStr A educação física e o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19
title_full_unstemmed A educação física e o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19
title_sort educação física e o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da covid-19
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4166
_version_ 1787155205381423104
score 11.753735