/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Aproximações da pedagogia historico-crítica e da abordagem crítico superadora com o documento curricular do município de Marpanim: análise da experiência do projeto educação, práticas corporais e direitos humanos
O artigo traz como objetivo analisar as possibilidades da Pedagogia HistóricoCrítica e da abordagem Crítico-Superadora como referenciais teórico-metodológicos da BNCC para o ensino da educação física do município de Marapanim/PA para responder a questão, quais as possibilidades da teoria da Pedag...
Autor principal: | PROTÁSIO FILHO, Marcos Antonio Castro |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4173 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4173 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41732022-07-12T03:05:29Z Aproximações da pedagogia historico-crítica e da abordagem crítico superadora com o documento curricular do município de Marpanim: análise da experiência do projeto educação, práticas corporais e direitos humanos PROTÁSIO FILHO, Marcos Antonio Castro MOTA, Joselene Ferreira Educação Práticas corporais Direitos humanos BNCC Pedagogia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O artigo traz como objetivo analisar as possibilidades da Pedagogia HistóricoCrítica e da abordagem Crítico-Superadora como referenciais teórico-metodológicos da BNCC para o ensino da educação física do município de Marapanim/PA para responder a questão, quais as possibilidades da teoria da Pedagogia Histórico-Crítica e da abordagem Crítico-Superadora como referenciais teórico-metodológicos da BNCC de educação física do município de Marapanim/PA? O percurso metodológico traçado se deu através do materialismo histórico dialético. Foi realizada uma apresentação acerca do projeto “Educação, Práticas Corporais e Direitos Humanos” - que originou o artigo - uma breve apresentação sobre o município de Marapanim, a materialização acerca da Pedagogia Histórico Crítica e a Abordagem Crítico Superadora, reflexões críticas sobre a BNCC e a descrição metodológica de umas das oficinas realizadas durante a formação de professores. Concluiu-se que a educação física na BNCC está estagnada nas pedagogias de reprodução no ensino dos conteúdos da cultura corporal. Tendem a diminuir a autonomia e individualidade sóciohistórico-cultural de professores e alunos, para um processo de hegemonia da educação. Como se a sociedade não tivesse divididas em classes, ou seja, ocultam a classe trabalhadora. Porém, ao encontrar lacunas na BNCC, tais como a falta de metodologias e abordagens, nos deu indícios para reverter esta imposição estratégica do governo atual a serviço do capital. 2022-07-11T12:32:42Z 2022-07-11T12:32:42Z 2021-02-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PROTÁSIO FILHO, Marcos Antonio Castro. Aproximações da pedagogia historico-crítica e da abordagem crítico superadora com o documento curricular do município de Marpanim: análise da experiência do projeto educação, práticas corporais e direitos humanos. Orientadora: Joselene Ferreira Mota . 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4173. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4173 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação Práticas corporais Direitos humanos BNCC Pedagogia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Educação Práticas corporais Direitos humanos BNCC Pedagogia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO PROTÁSIO FILHO, Marcos Antonio Castro Aproximações da pedagogia historico-crítica e da abordagem crítico superadora com o documento curricular do município de Marpanim: análise da experiência do projeto educação, práticas corporais e direitos humanos |
topic_facet |
Educação Práticas corporais Direitos humanos BNCC Pedagogia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O artigo traz como objetivo analisar as possibilidades da Pedagogia HistóricoCrítica
e da abordagem Crítico-Superadora como referenciais teórico-metodológicos da
BNCC para o ensino da educação física do município de Marapanim/PA para responder a
questão, quais as possibilidades da teoria da Pedagogia Histórico-Crítica e da abordagem
Crítico-Superadora como referenciais teórico-metodológicos da BNCC de educação física do
município de Marapanim/PA? O percurso metodológico traçado se deu através do
materialismo histórico dialético. Foi realizada uma apresentação acerca do projeto “Educação,
Práticas Corporais e Direitos Humanos” - que originou o artigo - uma breve apresentação
sobre o município de Marapanim, a materialização acerca da Pedagogia Histórico Crítica e a
Abordagem Crítico Superadora, reflexões críticas sobre a BNCC e a descrição metodológica
de umas das oficinas realizadas durante a formação de professores. Concluiu-se que a
educação física na BNCC está estagnada nas pedagogias de reprodução no ensino dos
conteúdos da cultura corporal. Tendem a diminuir a autonomia e individualidade sóciohistórico-cultural
de professores e alunos, para um processo de hegemonia da educação.
Como se a sociedade não tivesse divididas em classes, ou seja, ocultam a classe trabalhadora.
Porém, ao encontrar lacunas na BNCC, tais como a falta de metodologias e abordagens, nos
deu indícios para reverter esta imposição estratégica do governo atual a serviço do capital. |
author_additional |
MOTA, Joselene Ferreira |
author_additionalStr |
MOTA, Joselene Ferreira |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
PROTÁSIO FILHO, Marcos Antonio Castro |
title |
Aproximações da pedagogia historico-crítica e da abordagem crítico superadora com o documento curricular do município de Marpanim: análise da experiência do projeto educação, práticas corporais e direitos humanos |
title_short |
Aproximações da pedagogia historico-crítica e da abordagem crítico superadora com o documento curricular do município de Marpanim: análise da experiência do projeto educação, práticas corporais e direitos humanos |
title_full |
Aproximações da pedagogia historico-crítica e da abordagem crítico superadora com o documento curricular do município de Marpanim: análise da experiência do projeto educação, práticas corporais e direitos humanos |
title_fullStr |
Aproximações da pedagogia historico-crítica e da abordagem crítico superadora com o documento curricular do município de Marpanim: análise da experiência do projeto educação, práticas corporais e direitos humanos |
title_full_unstemmed |
Aproximações da pedagogia historico-crítica e da abordagem crítico superadora com o documento curricular do município de Marpanim: análise da experiência do projeto educação, práticas corporais e direitos humanos |
title_sort |
aproximações da pedagogia historico-crítica e da abordagem crítico superadora com o documento curricular do município de marpanim: análise da experiência do projeto educação, práticas corporais e direitos humanos |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4173 |
_version_ |
1787155207666270208 |
score |
11.753896 |