Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Modelagem matemática: possibilidade de reflexão sobre temáticas ambientais no ensino médio

His research aimed to analyze aspects that show if the use of Mathematical Modeling encourages the reflection of high school students on environmental issues. A research was developed in a qualitative approach with high school students from a public school in Castanhal/PA. One research involved t...

ver descrição completa

Autor principal: NEVES, Renata Rayeth Cabral das
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4182
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4182
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41822022-07-12T03:05:46Z Modelagem matemática: possibilidade de reflexão sobre temáticas ambientais no ensino médio NEVES, Renata Rayeth Cabral das BRAGA, Roberta Modesto http://lattes.cnpq.br/3004012674017274 Modelagem matemática Meio ambiente Ensino médio Mathematical modeling High school CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA His research aimed to analyze aspects that show if the use of Mathematical Modeling encourages the reflection of high school students on environmental issues. A research was developed in a qualitative approach with high school students from a public school in Castanhal/PA. One research involved the completion of a questionnaire applied to teachers, as well as two activities with the theme of deforestation in the Castanhal microregion. As environmental issues provided for an application-rich environment, they enable the integration of student experiences with Math and enable the collection of data and information, forms, and problem-solving. How generated discussions contributed for students to understand the need for conservation of natural resources, viewing Mathematics as an instrument of analysis and interpretation of reality. The data from this research reveal that Mathematical Modeling embedded in environmental problems provides a more meaningful school environment, or fact that made students become more critical and reflect on the problems of their reality. A presente pesquisa objetivou analisar aspectos que evidenciam se o uso da Modelagem Matemática incentiva a reflexão de alunos do ensino médio sobre questões ambientais. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa com alunos do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Castanhal/PA. A pesquisa envolveu a realização de questionário aplicado aos professores, além de duas atividades com a temática do desmatamento na microrregião de Castanhal. As questões ambientais proporcionaram um ambiente rico de aplicações, permitindo integrar a experiência dos alunos com a Matemática e possibilitando aos mesmos levantarem dados e informações, formularem e resolverem sobre a temática em questão. As discussões geradas contribuíram para que os alunos compreendessem a necessidade da conservação dos recursos naturais, visualizando a Matemática como um instrumento de análise e interpretação da realidade. Os dados desta pesquisa revelam que a Modelagem Matemática inserida em questões ambientais proporcionou um ambiente escolar mais significativo, o que de fato fez com que os alunos se tornassem mais críticos e reflexivos sobre os problemas de sua realidade. 2022-07-11T16:06:42Z 2022-07-11T16:06:42Z 2019-12-04 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NEVES, Renata Rayeth Cabral das. Modelagem matemática: possibilidade de reflexão sobre temáticas ambientais no ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4182. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4182 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Modelagem matemática
Meio ambiente
Ensino médio
Mathematical modeling
High school
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Modelagem matemática
Meio ambiente
Ensino médio
Mathematical modeling
High school
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
NEVES, Renata Rayeth Cabral das
Modelagem matemática: possibilidade de reflexão sobre temáticas ambientais no ensino médio
topic_facet Modelagem matemática
Meio ambiente
Ensino médio
Mathematical modeling
High school
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description His research aimed to analyze aspects that show if the use of Mathematical Modeling encourages the reflection of high school students on environmental issues. A research was developed in a qualitative approach with high school students from a public school in Castanhal/PA. One research involved the completion of a questionnaire applied to teachers, as well as two activities with the theme of deforestation in the Castanhal microregion. As environmental issues provided for an application-rich environment, they enable the integration of student experiences with Math and enable the collection of data and information, forms, and problem-solving. How generated discussions contributed for students to understand the need for conservation of natural resources, viewing Mathematics as an instrument of analysis and interpretation of reality. The data from this research reveal that Mathematical Modeling embedded in environmental problems provides a more meaningful school environment, or fact that made students become more critical and reflect on the problems of their reality.
author_additional BRAGA, Roberta Modesto
author_additionalStr BRAGA, Roberta Modesto
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author NEVES, Renata Rayeth Cabral das
title Modelagem matemática: possibilidade de reflexão sobre temáticas ambientais no ensino médio
title_short Modelagem matemática: possibilidade de reflexão sobre temáticas ambientais no ensino médio
title_full Modelagem matemática: possibilidade de reflexão sobre temáticas ambientais no ensino médio
title_fullStr Modelagem matemática: possibilidade de reflexão sobre temáticas ambientais no ensino médio
title_full_unstemmed Modelagem matemática: possibilidade de reflexão sobre temáticas ambientais no ensino médio
title_sort modelagem matemática: possibilidade de reflexão sobre temáticas ambientais no ensino médio
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4182
_version_ 1787155211310071808
score 11.753735