Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Teoria dos números aplicada a resolução de problemas em uma sala de 6º ano da Escola Professora Oneide Alves Pinheiro de Nova Timboteua, Pará

The present study focuses on Number Theory applied to problem solving to 6th graders of Elementary School at Oneide Alves Pinheiro School in Nova Timboteua-Pa. The main objective is to investigate how number theory can contribute to the resolution of problem situations and consequently to the lea...

ver descrição completa

Autor principal: FONSECA, Raquel Nery
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4187
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4187
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41872022-07-12T03:05:50Z Teoria dos números aplicada a resolução de problemas em uma sala de 6º ano da Escola Professora Oneide Alves Pinheiro de Nova Timboteua, Pará FONSECA, Raquel Nery TAVARES, Carla Cristina de Souza http://lattes.cnpq.br/2591812924244726 Teoria dos números Ensino fundamental Number theory CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA The present study focuses on Number Theory applied to problem solving to 6th graders of Elementary School at Oneide Alves Pinheiro School in Nova Timboteua-Pa. The main objective is to investigate how number theory can contribute to the resolution of problem situations and consequently to the learning of students in elementary school. In order to achieve this objective, this study is part of the bibliographic and quantitative research. As for its structure the study is divided into four chapters. The first deals with an initial analysis of Number Theory. The second deals with the insertion of this theory in elementary school. The third presents the research methodology and the fourth to the data analysis. The results revealed that in the researched class students have difficulties in solving problems, their acquisition on the other hand would allow students to develop autonomy and critical sense in them. The research also revealed that number theory should be worked out more contextually in the educational environment as a way to enable students to use their knowledge to solve problems. Thus, it is noticeable that the theory of numbers is more valued in the learning process of students, especially in situations involving the correlation between theory and practice. O presente estudo tem como foco a Teoria dos Números aplicada a resolução de problemas aos alunos do 6º ano do ensino Fundamental da Escola Professora Oneide Alves Pinheiro em Nova Timboteua-Pa. O objetivo principal consiste em investigar como a teoria dos números pode contribuir para a resolução de situações problemas e consequentemente para a aprendizagem dos alunos no ensino fundamental. No intuito de alcançar tal objetivo, o referido estudo insere-se no âmbito da pesquisa científica bibliográfica e quanti-qualitativa. Quanto a sua estrutura o estudo encontra-se dividido em quatro capítulos. O primeiro trata de uma análise inicial da Teoria dos Números. O segundo trata da inserção dessa teoria no Ensino Fundamental. O terceiro apresenta a metodologia da pesquisa e o quarto à análise dos dados. Os resultados revelaram que na turma pesquisada os alunos possuem dificuldades quanto a resolução de problemas, sua aquisição por outro lado permitiria ao alunos desenvolver nelas autonomia e o senso crítico. A pesquisa revelou também, que teoria dos números deve ser trabalhada de maior contextualizada no ambiente educacional como forma de possibilitar aos alunos utilizarem os seus conhecimentos para a resolução de problemas. Sendo assim, perceptível que a teoria dos números seja mais valorizada no processo de aprendizagem dos alunos, principalmente diante das situações que envolvam a correlação entre teoria e prática. 2022-07-11T16:49:59Z 2022-07-11T16:49:59Z 2019-12-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FONSECA, Raquel Nery.Teoria dos números aplicada a resolução de problemas em uma sala de 6º ano da Escola Professora Oneide Alves Pinheiro de Nova Timboteua, Pará. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4187. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4187 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Teoria dos números
Ensino fundamental
Number theory
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Teoria dos números
Ensino fundamental
Number theory
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
FONSECA, Raquel Nery
Teoria dos números aplicada a resolução de problemas em uma sala de 6º ano da Escola Professora Oneide Alves Pinheiro de Nova Timboteua, Pará
topic_facet Teoria dos números
Ensino fundamental
Number theory
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description The present study focuses on Number Theory applied to problem solving to 6th graders of Elementary School at Oneide Alves Pinheiro School in Nova Timboteua-Pa. The main objective is to investigate how number theory can contribute to the resolution of problem situations and consequently to the learning of students in elementary school. In order to achieve this objective, this study is part of the bibliographic and quantitative research. As for its structure the study is divided into four chapters. The first deals with an initial analysis of Number Theory. The second deals with the insertion of this theory in elementary school. The third presents the research methodology and the fourth to the data analysis. The results revealed that in the researched class students have difficulties in solving problems, their acquisition on the other hand would allow students to develop autonomy and critical sense in them. The research also revealed that number theory should be worked out more contextually in the educational environment as a way to enable students to use their knowledge to solve problems. Thus, it is noticeable that the theory of numbers is more valued in the learning process of students, especially in situations involving the correlation between theory and practice.
author_additional TAVARES, Carla Cristina de Souza
author_additionalStr TAVARES, Carla Cristina de Souza
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FONSECA, Raquel Nery
title Teoria dos números aplicada a resolução de problemas em uma sala de 6º ano da Escola Professora Oneide Alves Pinheiro de Nova Timboteua, Pará
title_short Teoria dos números aplicada a resolução de problemas em uma sala de 6º ano da Escola Professora Oneide Alves Pinheiro de Nova Timboteua, Pará
title_full Teoria dos números aplicada a resolução de problemas em uma sala de 6º ano da Escola Professora Oneide Alves Pinheiro de Nova Timboteua, Pará
title_fullStr Teoria dos números aplicada a resolução de problemas em uma sala de 6º ano da Escola Professora Oneide Alves Pinheiro de Nova Timboteua, Pará
title_full_unstemmed Teoria dos números aplicada a resolução de problemas em uma sala de 6º ano da Escola Professora Oneide Alves Pinheiro de Nova Timboteua, Pará
title_sort teoria dos números aplicada a resolução de problemas em uma sala de 6º ano da escola professora oneide alves pinheiro de nova timboteua, pará
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4187
_version_ 1787155213741719552
score 11.753735