/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A internet como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no segundo ano do ensino médio
The work results from a qualitative, descriptive research whose main objective was to understand how the Internet can be used as a methodological tool in the teaching of mathematics. For that, a field study was carried out at the State School of Elementary and Middle School Dr. Maroja Neto, in th...
Autor principal: | BATISTA, Neilson Martins |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4192 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4192 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41922022-07-13T03:05:48Z A internet como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no segundo ano do ensino médio BATISTA, Neilson Martins THIJM, Gerlândia de Castro Silva http://lattes.cnpq.br/9934039543357877 Matemática - Estudo e ensino Internet Ensino médio Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA The work results from a qualitative, descriptive research whose main objective was to understand how the Internet can be used as a methodological tool in the teaching of mathematics. For that, a field study was carried out at the State School of Elementary and Middle School Dr. Maroja Neto, in the city of São Domingos do Capim, Pará, developed in two stages: interviews with teachers and students and intervention process using video The choice of topic was due to the difficulties presented by students regarding the learning of mathematical contents and their predisposition to use the internet and social networks, configuring possible tools for the methodological assistance of these students. It was possible to verify that the internet can help as a tool for teaching mathematics, however, the planning process should take into account both the educational objectives, the methodological choices and the evaluation process associating them with the use of the tool, to that it does not just serve as a distraction. O trabalho resulta de uma pesquisa qualitativa, descritiva que teve como principal objetivo compreender de que modo a internet pode ser empregada como ferramenta metodológica no ensino da matemática. Para isso foi realizado um estudo de campo na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Maroja Neto, na cidade de São Domingos do Capim, Pará, desenvolvido em duas etapas: entrevistas com professores e alunos e processo de intervenção com a utilização de vídeo-aulas A escolha do tema aconteceu em virtude das dificuldades apresentadas por alunos quanto a aprendizagem de conteúdos matemáticos e por sua predisposição em usar a internet e as redes sócias, configurando possíveis ferramentas para o auxílio metodológico desses alunos. Foi possível constatarmos que a internet pode auxiliar como ferramenta para o ensino da matemática, no entanto, o processo de planejamento deve levar em conta tanto os objetivos educacionais, como as escolhas metodológicas e o processo de avaliação associando-os ao uso da ferramenta, para que ela não sirva apenas como distração 2022-07-12T14:45:40Z 2022-07-12T14:45:40Z 2018-12-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BATISTA, Neilson Martins. A internet como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no segundo ano do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4192. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4192 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Internet Ensino médio Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Matemática - Estudo e ensino Internet Ensino médio Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA BATISTA, Neilson Martins A internet como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no segundo ano do ensino médio |
topic_facet |
Matemática - Estudo e ensino Internet Ensino médio Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
The work results from a qualitative, descriptive research whose main objective was to
understand how the Internet can be used as a methodological tool in the teaching of
mathematics. For that, a field study was carried out at the State School of Elementary
and Middle School Dr. Maroja Neto, in the city of São Domingos do Capim, Pará,
developed in two stages: interviews with teachers and students and intervention
process using video The choice of topic was due to the difficulties presented by
students regarding the learning of mathematical contents and their predisposition to
use the internet and social networks, configuring possible tools for the
methodological assistance of these students. It was possible to verify that the internet
can help as a tool for teaching mathematics, however, the planning process should
take into account both the educational objectives, the methodological choices and
the evaluation process associating them with the use of the tool, to that it does not
just serve as a distraction. |
author_additional |
THIJM, Gerlândia de Castro Silva |
author_additionalStr |
THIJM, Gerlândia de Castro Silva |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
BATISTA, Neilson Martins |
title |
A internet como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no segundo ano do ensino médio |
title_short |
A internet como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no segundo ano do ensino médio |
title_full |
A internet como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no segundo ano do ensino médio |
title_fullStr |
A internet como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no segundo ano do ensino médio |
title_full_unstemmed |
A internet como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no segundo ano do ensino médio |
title_sort |
internet como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no segundo ano do ensino médio |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4192 |
_version_ |
1787155216457531392 |
score |
11.753735 |