Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A internet como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no segundo ano do ensino médio

The work results from a qualitative, descriptive research whose main objective was to understand how the Internet can be used as a methodological tool in the teaching of mathematics. For that, a field study was carried out at the State School of Elementary and Middle School Dr. Maroja Neto, in th...

ver descrição completa

Autor principal: BATISTA, Neilson Martins
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4192
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4192
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41922022-07-13T03:05:48Z A internet como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no segundo ano do ensino médio BATISTA, Neilson Martins THIJM, Gerlândia de Castro Silva http://lattes.cnpq.br/9934039543357877 Matemática - Estudo e ensino Internet Ensino médio Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA The work results from a qualitative, descriptive research whose main objective was to understand how the Internet can be used as a methodological tool in the teaching of mathematics. For that, a field study was carried out at the State School of Elementary and Middle School Dr. Maroja Neto, in the city of São Domingos do Capim, Pará, developed in two stages: interviews with teachers and students and intervention process using video The choice of topic was due to the difficulties presented by students regarding the learning of mathematical contents and their predisposition to use the internet and social networks, configuring possible tools for the methodological assistance of these students. It was possible to verify that the internet can help as a tool for teaching mathematics, however, the planning process should take into account both the educational objectives, the methodological choices and the evaluation process associating them with the use of the tool, to that it does not just serve as a distraction. O trabalho resulta de uma pesquisa qualitativa, descritiva que teve como principal objetivo compreender de que modo a internet pode ser empregada como ferramenta metodológica no ensino da matemática. Para isso foi realizado um estudo de campo na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Maroja Neto, na cidade de São Domingos do Capim, Pará, desenvolvido em duas etapas: entrevistas com professores e alunos e processo de intervenção com a utilização de vídeo-aulas A escolha do tema aconteceu em virtude das dificuldades apresentadas por alunos quanto a aprendizagem de conteúdos matemáticos e por sua predisposição em usar a internet e as redes sócias, configurando possíveis ferramentas para o auxílio metodológico desses alunos. Foi possível constatarmos que a internet pode auxiliar como ferramenta para o ensino da matemática, no entanto, o processo de planejamento deve levar em conta tanto os objetivos educacionais, como as escolhas metodológicas e o processo de avaliação associando-os ao uso da ferramenta, para que ela não sirva apenas como distração 2022-07-12T14:45:40Z 2022-07-12T14:45:40Z 2018-12-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BATISTA, Neilson Martins. A internet como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no segundo ano do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4192. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4192 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Matemática - Estudo e ensino
Internet
Ensino médio
Mathematics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Internet
Ensino médio
Mathematics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
BATISTA, Neilson Martins
A internet como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no segundo ano do ensino médio
topic_facet Matemática - Estudo e ensino
Internet
Ensino médio
Mathematics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description The work results from a qualitative, descriptive research whose main objective was to understand how the Internet can be used as a methodological tool in the teaching of mathematics. For that, a field study was carried out at the State School of Elementary and Middle School Dr. Maroja Neto, in the city of São Domingos do Capim, Pará, developed in two stages: interviews with teachers and students and intervention process using video The choice of topic was due to the difficulties presented by students regarding the learning of mathematical contents and their predisposition to use the internet and social networks, configuring possible tools for the methodological assistance of these students. It was possible to verify that the internet can help as a tool for teaching mathematics, however, the planning process should take into account both the educational objectives, the methodological choices and the evaluation process associating them with the use of the tool, to that it does not just serve as a distraction.
author_additional THIJM, Gerlândia de Castro Silva
author_additionalStr THIJM, Gerlândia de Castro Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author BATISTA, Neilson Martins
title A internet como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no segundo ano do ensino médio
title_short A internet como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no segundo ano do ensino médio
title_full A internet como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no segundo ano do ensino médio
title_fullStr A internet como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no segundo ano do ensino médio
title_full_unstemmed A internet como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no segundo ano do ensino médio
title_sort internet como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no segundo ano do ensino médio
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4192
_version_ 1787155216457531392
score 11.753735