Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Evasão escolar e matemática no primeiro ano do ensino médio em uma escola da rede estadual em Castanhal/PA

This study describes aspects that characterize school dropout related to the learning of Mathematics in a class of the 1st year of High School in a public state school of Castanhal - PA. Evasion is one of the great challenges that motivate debates and reflects in the scope of the Brazilian public ed...

ver descrição completa

Autor principal: ALENCAR, Sandro de Jesus da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4207
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4207
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-42072022-09-02T14:00:28Z Evasão escolar e matemática no primeiro ano do ensino médio em uma escola da rede estadual em Castanhal/PA ALENCAR, Sandro de Jesus da Silva THIJM, Gerlândia de Castro Silva http://lattes.cnpq.br/9934039543357877 Matemática Evasão escolar Ensino médio Mathematics Dropouts CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This study describes aspects that characterize school dropout related to the learning of Mathematics in a class of the 1st year of High School in a public state school of Castanhal - PA. Evasion is one of the great challenges that motivate debates and reflects in the scope of the Brazilian public education, because the permanence of the student in the school consists of a social problem with needs for investigations, as well as new proposals for public policies, once which encompasses several aspects and, when relating it to the discipline of Mathematics, it is possible to verify some relevant factors of this circumstance. The methodology employed consists of a qualitative descriptive approach, through which a questionnaire of open questions was applied to students and teachers, with the purpose of analyzing factors that contribute and challenge educators in their school routine. The results obtained indicate that external and internal factors can trigger the school dropout process. However, in the context of mathematics learning, different elements, such as learning difficulties, the absence of motivating methodologies and strict evaluation processes, have been affecting the dislike of the discipline and the failure of the evaluation grades and, consequently, in school dropout. O estudo descreve aspectos que caracterizam a evasão escolar relacionados à aprendizagem da Matemática em uma turma do 1º ano do Ensino Médio da rede pública Estadual de Castanhal - PA. Compreende a evasão como um dos grandes desafios que motivam debates e reflexões no âmbito da educação pública brasileira, pois, a permanência do aluno na escola consiste em um problema social com necessidade de investigações, como também, de novas propostas de políticas públicas, uma vez que engloba diversas vertentes e, ao relaciona-la com a disciplina de Matemática, pode-se constatar alguns fatores relevantes desta circunstância. A metodologia empregada consiste em uma abordagem qualitativa descritiva, por meio da qual aplicou-se um questionário de questões abertas para os alunos e professores com intuito de analisar fatores que contribuem e desafiam educadores em sua rotina escolar. Os resultados obtidos indicam que fatores externos e internos podem desencadear o processo de evasão escolar. No entanto, no âmbito da aprendizagem de Matemática, diferentes elementos, como as dificuldades de aprendizagem, a ausência de metodologias motivadoras e os processos rígidos de avaliação, tem incidido não afinidade pela disciplina e, no insucesso quanto às notas de avaliação e, consequente, no abandono escolar. 2022-07-14T20:03:22Z 2022-07-14T20:03:22Z 2020-02-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALENCAR, Sandro de Jesus da Silva. Evasão escolar e matemática no primeiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede estadual em Castanhal/PA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4207. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4207 por Acesso Aberto 1 DVD
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Matemática
Evasão escolar
Ensino médio
Mathematics
Dropouts
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Matemática
Evasão escolar
Ensino médio
Mathematics
Dropouts
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
ALENCAR, Sandro de Jesus da Silva
Evasão escolar e matemática no primeiro ano do ensino médio em uma escola da rede estadual em Castanhal/PA
topic_facet Matemática
Evasão escolar
Ensino médio
Mathematics
Dropouts
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description This study describes aspects that characterize school dropout related to the learning of Mathematics in a class of the 1st year of High School in a public state school of Castanhal - PA. Evasion is one of the great challenges that motivate debates and reflects in the scope of the Brazilian public education, because the permanence of the student in the school consists of a social problem with needs for investigations, as well as new proposals for public policies, once which encompasses several aspects and, when relating it to the discipline of Mathematics, it is possible to verify some relevant factors of this circumstance. The methodology employed consists of a qualitative descriptive approach, through which a questionnaire of open questions was applied to students and teachers, with the purpose of analyzing factors that contribute and challenge educators in their school routine. The results obtained indicate that external and internal factors can trigger the school dropout process. However, in the context of mathematics learning, different elements, such as learning difficulties, the absence of motivating methodologies and strict evaluation processes, have been affecting the dislike of the discipline and the failure of the evaluation grades and, consequently, in school dropout.
author_additional THIJM, Gerlândia de Castro Silva
author_additionalStr THIJM, Gerlândia de Castro Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ALENCAR, Sandro de Jesus da Silva
title Evasão escolar e matemática no primeiro ano do ensino médio em uma escola da rede estadual em Castanhal/PA
title_short Evasão escolar e matemática no primeiro ano do ensino médio em uma escola da rede estadual em Castanhal/PA
title_full Evasão escolar e matemática no primeiro ano do ensino médio em uma escola da rede estadual em Castanhal/PA
title_fullStr Evasão escolar e matemática no primeiro ano do ensino médio em uma escola da rede estadual em Castanhal/PA
title_full_unstemmed Evasão escolar e matemática no primeiro ano do ensino médio em uma escola da rede estadual em Castanhal/PA
title_sort evasão escolar e matemática no primeiro ano do ensino médio em uma escola da rede estadual em castanhal/pa
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4207
_version_ 1787155220920270848
score 11.753896