/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O currículo da educação física na Educação de Jovens e Adultos (EJA): possibilidades e desafios de uma escola da periferia do município de Ananindeua
Este estudo tem por objetivo analisar como é desenvolvido o currículo da Educação Física (EF) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública estadual. A partir de referências que corroboram o desenvolvimento da temática, analisamos a EJA, enquanto modalidade de ensino pertencente à E...
Autor principal: | FIGUEIREDO, Isabela Milena Cassiano |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4213 |
Resumo: |
---|
Este estudo tem por objetivo analisar como é desenvolvido o currículo da Educação
Física (EF) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública estadual.
A partir de referências que corroboram o desenvolvimento da temática, analisamos a
EJA, enquanto modalidade de ensino pertencente à Educação Básica no Brasil, por
meio da perspectiva Freireana, compreendendo o papel da EF enquanto componente
curricular obrigatório da EJA, observando o processo dos conteúdos da EF na
modalidade e a forma como alunos da EJA se relacionam com estes conteúdos
durante as aulas. Foi realizada uma pesquisa de campo com alunos, professor e
coordenadora pedagógica, das turmas da EJA da EEEFM Dom Alberto Gaudêncio
Ramos, localizada em Ananindeua-PA. Os resultados obtidos na pesquisa mostram
que o trato com a escolha e a forma como os conteúdos são abordados influenciam a
participação dos alunos nas aulas, e que existe um centralismo asfixiante na
esportivização das práticas e na lógica de promoção da saúde nas atividades dentro
do ambiente escolar. Esses resultados refletem uma necessidade de reformulação
dos instrumentos legais e do currículo da EJA, bem como uma mudança de
abordagem dos conteúdos da EF dentro da escola e na EJA, a fim de torná-los
instrumentos para a formação social dos alunos. |