/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O currículo da educação física na Educação de Jovens e Adultos (EJA): possibilidades e desafios de uma escola da periferia do município de Ananindeua
Este estudo tem por objetivo analisar como é desenvolvido o currículo da Educação Física (EF) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública estadual. A partir de referências que corroboram o desenvolvimento da temática, analisamos a EJA, enquanto modalidade de ensino pertencente à E...
Autor principal: | FIGUEIREDO, Isabela Milena Cassiano |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4213 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4213 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-42132022-07-20T03:05:30Z O currículo da educação física na Educação de Jovens e Adultos (EJA): possibilidades e desafios de uma escola da periferia do município de Ananindeua FIGUEIREDO, Isabela Milena Cassiano MOREIRA, Fátima de Souza http://lattes.cnpq.br/0896290307942939 https://orcid.org/0000-0001-8563-6750 Educação física Educação de Jovens e Adultos (EJA) Currículo CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Este estudo tem por objetivo analisar como é desenvolvido o currículo da Educação Física (EF) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública estadual. A partir de referências que corroboram o desenvolvimento da temática, analisamos a EJA, enquanto modalidade de ensino pertencente à Educação Básica no Brasil, por meio da perspectiva Freireana, compreendendo o papel da EF enquanto componente curricular obrigatório da EJA, observando o processo dos conteúdos da EF na modalidade e a forma como alunos da EJA se relacionam com estes conteúdos durante as aulas. Foi realizada uma pesquisa de campo com alunos, professor e coordenadora pedagógica, das turmas da EJA da EEEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos, localizada em Ananindeua-PA. Os resultados obtidos na pesquisa mostram que o trato com a escolha e a forma como os conteúdos são abordados influenciam a participação dos alunos nas aulas, e que existe um centralismo asfixiante na esportivização das práticas e na lógica de promoção da saúde nas atividades dentro do ambiente escolar. Esses resultados refletem uma necessidade de reformulação dos instrumentos legais e do currículo da EJA, bem como uma mudança de abordagem dos conteúdos da EF dentro da escola e na EJA, a fim de torná-los instrumentos para a formação social dos alunos. 2022-07-19T13:38:04Z 2022-07-19T13:38:04Z 2021-10-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FIGUEIREDO, Isabela Milena Cassiano. O currículo da educação física na Educação de Jovens e Adultos (EJA): possibilidades e desafios de uma escola da periferia do município de Ananindeua. Orientadora: Fátima de Souza Moreira. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4213. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4213 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação física Educação de Jovens e Adultos (EJA) Currículo CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
spellingShingle |
Educação física Educação de Jovens e Adultos (EJA) Currículo CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA FIGUEIREDO, Isabela Milena Cassiano O currículo da educação física na Educação de Jovens e Adultos (EJA): possibilidades e desafios de uma escola da periferia do município de Ananindeua |
topic_facet |
Educação física Educação de Jovens e Adultos (EJA) Currículo CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
description |
Este estudo tem por objetivo analisar como é desenvolvido o currículo da Educação
Física (EF) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública estadual.
A partir de referências que corroboram o desenvolvimento da temática, analisamos a
EJA, enquanto modalidade de ensino pertencente à Educação Básica no Brasil, por
meio da perspectiva Freireana, compreendendo o papel da EF enquanto componente
curricular obrigatório da EJA, observando o processo dos conteúdos da EF na
modalidade e a forma como alunos da EJA se relacionam com estes conteúdos
durante as aulas. Foi realizada uma pesquisa de campo com alunos, professor e
coordenadora pedagógica, das turmas da EJA da EEEFM Dom Alberto Gaudêncio
Ramos, localizada em Ananindeua-PA. Os resultados obtidos na pesquisa mostram
que o trato com a escolha e a forma como os conteúdos são abordados influenciam a
participação dos alunos nas aulas, e que existe um centralismo asfixiante na
esportivização das práticas e na lógica de promoção da saúde nas atividades dentro
do ambiente escolar. Esses resultados refletem uma necessidade de reformulação
dos instrumentos legais e do currículo da EJA, bem como uma mudança de
abordagem dos conteúdos da EF dentro da escola e na EJA, a fim de torná-los
instrumentos para a formação social dos alunos. |
author_additional |
MOREIRA, Fátima de Souza |
author_additionalStr |
MOREIRA, Fátima de Souza |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
FIGUEIREDO, Isabela Milena Cassiano |
title |
O currículo da educação física na Educação de Jovens e Adultos (EJA): possibilidades e desafios de uma escola da periferia do município de Ananindeua |
title_short |
O currículo da educação física na Educação de Jovens e Adultos (EJA): possibilidades e desafios de uma escola da periferia do município de Ananindeua |
title_full |
O currículo da educação física na Educação de Jovens e Adultos (EJA): possibilidades e desafios de uma escola da periferia do município de Ananindeua |
title_fullStr |
O currículo da educação física na Educação de Jovens e Adultos (EJA): possibilidades e desafios de uma escola da periferia do município de Ananindeua |
title_full_unstemmed |
O currículo da educação física na Educação de Jovens e Adultos (EJA): possibilidades e desafios de uma escola da periferia do município de Ananindeua |
title_sort |
o currículo da educação física na educação de jovens e adultos (eja): possibilidades e desafios de uma escola da periferia do município de ananindeua |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4213 |
_version_ |
1787155233654177792 |
score |
11.753896 |