Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Produções científicas do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) no eixo educação física e esportes adaptados, de 2014 a 2018

This study was conducted with the aim of analyzing the scientific production of the Brazilian Congress of Special Education – CBEE, in the period from 2014 to 2018, within the Axis Physical Education and Adapted Sports. The methodology uses the qualitative approach, through the elaboration of a s...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, Felipe Ramos de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4215
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4215
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-42152024-05-23T12:49:31Z Produções científicas do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) no eixo educação física e esportes adaptados, de 2014 a 2018 SOUSA, Felipe Ramos de SILVEIRA, Andréa Pereira http://lattes.cnpq.br/6174527019071136 Educação física Inclusão Congresso Brasileiro de Educação Especial Esportes adaptados Metodologias de ensino-aprendizagem Práticas da cultura corporal Formação docente Physical education Inclusion Brazilian Congress of Special Education Adapted sports Teaching-learning methodologies Body culture practices Teacher training CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This study was conducted with the aim of analyzing the scientific production of the Brazilian Congress of Special Education – CBEE, in the period from 2014 to 2018, within the Axis Physical Education and Adapted Sports. The methodology uses the qualitative approach, through the elaboration of a state of the art. The results indicate that the productions are configured in the following 5 thematic categories: teaching-learning methodologies, body culture practices, teacher training, literature reviews and social practices, in which it is possible to perceive the importance of basing Physical Education in inclusive ways and also allows to visualize the difficulties encountered in the field researched from the categories found. In the meantime, we consider that the productions have been elucidating how the training of Physical Education teachers in an inclusive perspective contributes to the improvement of the teacher himself as a professional, enabling greater accessibility of people with and without disabilities to body practices, and consequently to the development of these students. Este estudo foi realizado com o objetivo de analisar a produção científica do Congresso Brasileiro de Educação Especial – CBEE, no período de 2014 a 2018, dentro do Eixo Educação Física e Esportes Adaptados. A metodologia utiliza a abordagem qualitativa por meio da elaboração de um estado da arte. Os resultados apontam que as produções configuram-se nas 5 categorias temáticas seguintes: metodologias de ensino-aprendizagem, práticas da cultura corporal, formação docente, revisões da literatura e práticas sociais, nas quais é possível perceber a importância em fundamentar a educação física em moldes inclusivos e também permitem visualizar as dificuldades encontradas no campo pesquisado a partir das categorias encontradas. Nesse ínterim, consideramos que as produções vêm elucidando como a formação de professores de educação física em uma perspectiva inclusiva contribui para o aprimoramento do próprio docente enquanto profissional, possibilitando maior acessibilidade das pessoas com e sem deficiência a práticas corporais, e consequentemente para o desenvolvimento destes alunos. 2022-07-19T15:58:28Z 2022-07-19T15:58:28Z 2022-02-03 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUSA, Felipe Ramos de. Produções científicas do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) no eixo educação física e esportes adaptados, de 2014 a 2018. Orientadora: Andréa Pereira Silveira. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4215. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4215 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação física
Inclusão
Congresso Brasileiro de Educação Especial
Esportes adaptados
Metodologias de ensino-aprendizagem
Práticas da cultura corporal
Formação docente
Physical education
Inclusion
Brazilian Congress of Special Education
Adapted sports
Teaching-learning methodologies
Body culture practices
Teacher training
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Educação física
Inclusão
Congresso Brasileiro de Educação Especial
Esportes adaptados
Metodologias de ensino-aprendizagem
Práticas da cultura corporal
Formação docente
Physical education
Inclusion
Brazilian Congress of Special Education
Adapted sports
Teaching-learning methodologies
Body culture practices
Teacher training
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
SOUSA, Felipe Ramos de
Produções científicas do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) no eixo educação física e esportes adaptados, de 2014 a 2018
topic_facet Educação física
Inclusão
Congresso Brasileiro de Educação Especial
Esportes adaptados
Metodologias de ensino-aprendizagem
Práticas da cultura corporal
Formação docente
Physical education
Inclusion
Brazilian Congress of Special Education
Adapted sports
Teaching-learning methodologies
Body culture practices
Teacher training
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This study was conducted with the aim of analyzing the scientific production of the Brazilian Congress of Special Education – CBEE, in the period from 2014 to 2018, within the Axis Physical Education and Adapted Sports. The methodology uses the qualitative approach, through the elaboration of a state of the art. The results indicate that the productions are configured in the following 5 thematic categories: teaching-learning methodologies, body culture practices, teacher training, literature reviews and social practices, in which it is possible to perceive the importance of basing Physical Education in inclusive ways and also allows to visualize the difficulties encountered in the field researched from the categories found. In the meantime, we consider that the productions have been elucidating how the training of Physical Education teachers in an inclusive perspective contributes to the improvement of the teacher himself as a professional, enabling greater accessibility of people with and without disabilities to body practices, and consequently to the development of these students.
author_additional SILVEIRA, Andréa Pereira
author_additionalStr SILVEIRA, Andréa Pereira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUSA, Felipe Ramos de
title Produções científicas do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) no eixo educação física e esportes adaptados, de 2014 a 2018
title_short Produções científicas do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) no eixo educação física e esportes adaptados, de 2014 a 2018
title_full Produções científicas do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) no eixo educação física e esportes adaptados, de 2014 a 2018
title_fullStr Produções científicas do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) no eixo educação física e esportes adaptados, de 2014 a 2018
title_full_unstemmed Produções científicas do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) no eixo educação física e esportes adaptados, de 2014 a 2018
title_sort produções científicas do congresso brasileiro de educação especial (cbee) no eixo educação física e esportes adaptados, de 2014 a 2018
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4215
_version_ 1829093016324800512
score 11.753735