/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental
O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir da participação como bolsista voluntário no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta...
Autor principal: | MIRANDA, Aldevio Antônio da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4273 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4273 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-42732022-07-30T03:00:43Z A matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental MIRANDA, Aldevio Antônio da Silva LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Matemática - Estudo e ensino Ensino fundamental Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir da participação como bolsista voluntário no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa que tem como objeto de estudo o processo de transição do 5o para o 6o Ano do Ensino. A pesquisa é de abordagem qualitativa explicativa e teve como lócus, uma escola da rede pública de ensino do município de santa Izabel do Pará, estado do Pará. Participaram deste estudo, duas professoras, sendo uma Pedagoga que trabalha com turmas de 5o e outra com formação na Licenciatura em Matemática que trabalha em turmas de 6o Ano do Ensino Fundamental e, 56 estudantes dos referidos níveis de escolaridade, sendo 30 e 26 estudantes respectivamente. As informações foram constituídas por meio de questionários e entrevistas com questões semiestruturadas, com o objetivo de analisar as dificuldades para aprender conceitos matemáticos encontrados por estudantes que estão em processo de transição do 5o para o 6o Ano do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que cada professor que fez parte deste estudo, tem suas limitações. No entanto, cada um deles, tenta se apropriar de práticas mais motivacionais para que o processo de transição vivenciado por estudantes de 5o e de 6o Ano, decorra de forma natural, espontânea e sem sofrimentos. Para tanto, é necessário o envolvimento de todos, no sentido de tornar o ensino de conceitos matemáticos seja mais significativo, afinal a Matemática faz parte da vida de todos, independentemente do nível de escolaridade desse indivíduo. 2022-07-29T12:09:47Z 2022-07-29T12:09:47Z 2020-02-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MIRANDA, Aldevio Antônio da Silva. A matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4273. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4273 Acesso Aberto 1 DVD |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Ensino fundamental Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Matemática - Estudo e ensino Ensino fundamental Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA MIRANDA, Aldevio Antônio da Silva A matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental |
topic_facet |
Matemática - Estudo e ensino Ensino fundamental Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado
Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental:
limites, desafios e possibilidades. A partir da participação como bolsista voluntário no
referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa que tem como
objeto de estudo o processo de transição do 5o para o 6o Ano do Ensino. A pesquisa
é de abordagem qualitativa explicativa e teve como lócus, uma escola da rede
pública de ensino do município de santa Izabel do Pará, estado do Pará.
Participaram deste estudo, duas professoras, sendo uma Pedagoga que trabalha
com turmas de 5o e outra com formação na Licenciatura em Matemática que
trabalha em turmas de 6o Ano do Ensino Fundamental e, 56 estudantes dos
referidos níveis de escolaridade, sendo 30 e 26 estudantes respectivamente. As
informações foram constituídas por meio de questionários e entrevistas com
questões semiestruturadas, com o objetivo de analisar as dificuldades para aprender
conceitos matemáticos encontrados por estudantes que estão em processo de
transição do 5o para o 6o Ano do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que
cada professor que fez parte deste estudo, tem suas limitações. No entanto, cada
um deles, tenta se apropriar de práticas mais motivacionais para que o processo de
transição vivenciado por estudantes de 5o e de 6o Ano, decorra de forma natural,
espontânea e sem sofrimentos. Para tanto, é necessário o envolvimento de todos,
no sentido de tornar o ensino de conceitos matemáticos seja mais significativo, afinal
a Matemática faz parte da vida de todos, independentemente do nível de
escolaridade desse indivíduo. |
author_additional |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
author_additionalStr |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
MIRANDA, Aldevio Antônio da Silva |
title |
A matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental |
title_short |
A matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental |
title_full |
A matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
A matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental |
title_sort |
matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4273 |
_version_ |
1787154517992669184 |
score |
11.753735 |