Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental

O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir da participação como bolsista voluntário no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta...

ver descrição completa

Autor principal: MIRANDA, Aldevio Antônio da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4273
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4273
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-42732022-07-30T03:00:43Z A matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental MIRANDA, Aldevio Antônio da Silva LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Matemática - Estudo e ensino Ensino fundamental Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir da participação como bolsista voluntário no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa que tem como objeto de estudo o processo de transição do 5o para o 6o Ano do Ensino. A pesquisa é de abordagem qualitativa explicativa e teve como lócus, uma escola da rede pública de ensino do município de santa Izabel do Pará, estado do Pará. Participaram deste estudo, duas professoras, sendo uma Pedagoga que trabalha com turmas de 5o e outra com formação na Licenciatura em Matemática que trabalha em turmas de 6o Ano do Ensino Fundamental e, 56 estudantes dos referidos níveis de escolaridade, sendo 30 e 26 estudantes respectivamente. As informações foram constituídas por meio de questionários e entrevistas com questões semiestruturadas, com o objetivo de analisar as dificuldades para aprender conceitos matemáticos encontrados por estudantes que estão em processo de transição do 5o para o 6o Ano do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que cada professor que fez parte deste estudo, tem suas limitações. No entanto, cada um deles, tenta se apropriar de práticas mais motivacionais para que o processo de transição vivenciado por estudantes de 5o e de 6o Ano, decorra de forma natural, espontânea e sem sofrimentos. Para tanto, é necessário o envolvimento de todos, no sentido de tornar o ensino de conceitos matemáticos seja mais significativo, afinal a Matemática faz parte da vida de todos, independentemente do nível de escolaridade desse indivíduo. 2022-07-29T12:09:47Z 2022-07-29T12:09:47Z 2020-02-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MIRANDA, Aldevio Antônio da Silva. A matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4273. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4273 Acesso Aberto 1 DVD
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Mathematics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Mathematics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
MIRANDA, Aldevio Antônio da Silva
A matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental
topic_facet Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Mathematics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir da participação como bolsista voluntário no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa que tem como objeto de estudo o processo de transição do 5o para o 6o Ano do Ensino. A pesquisa é de abordagem qualitativa explicativa e teve como lócus, uma escola da rede pública de ensino do município de santa Izabel do Pará, estado do Pará. Participaram deste estudo, duas professoras, sendo uma Pedagoga que trabalha com turmas de 5o e outra com formação na Licenciatura em Matemática que trabalha em turmas de 6o Ano do Ensino Fundamental e, 56 estudantes dos referidos níveis de escolaridade, sendo 30 e 26 estudantes respectivamente. As informações foram constituídas por meio de questionários e entrevistas com questões semiestruturadas, com o objetivo de analisar as dificuldades para aprender conceitos matemáticos encontrados por estudantes que estão em processo de transição do 5o para o 6o Ano do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que cada professor que fez parte deste estudo, tem suas limitações. No entanto, cada um deles, tenta se apropriar de práticas mais motivacionais para que o processo de transição vivenciado por estudantes de 5o e de 6o Ano, decorra de forma natural, espontânea e sem sofrimentos. Para tanto, é necessário o envolvimento de todos, no sentido de tornar o ensino de conceitos matemáticos seja mais significativo, afinal a Matemática faz parte da vida de todos, independentemente do nível de escolaridade desse indivíduo.
author_additional LEDOUX, Maria Lídia Paula
author_additionalStr LEDOUX, Maria Lídia Paula
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MIRANDA, Aldevio Antônio da Silva
title A matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental
title_short A matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental
title_full A matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental
title_fullStr A matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental
title_sort matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4273
_version_ 1787154517992669184
score 11.753735