Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Inclusão social por meio da acessibilidade no ambiente da biblioteca: estudo de caso de alunos Portadores de Necessidades Especiais da Escola de Música da Universidade Federal do Pará

It emphasizes the importance of social inclusion for Special Need Carrier (SNC) within school environments, highlighting its relevance to the educational and social development. Through bibliographical research, which shows people can be inserted into the concepts for SNC and settings for deficienci...

ver descrição completa

Autor principal: JESUS, Katia Regina Gonçalves de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/43
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-432020-06-23T01:40:00Z Inclusão social por meio da acessibilidade no ambiente da biblioteca: estudo de caso de alunos Portadores de Necessidades Especiais da Escola de Música da Universidade Federal do Pará JESUS, Katia Regina Gonçalves de SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa http://lattes.cnpq.br/9068687817939326 Acessibilidade Inclusão social Escola de Música da UFPA CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA It emphasizes the importance of social inclusion for Special Need Carrier (SNC) within school environments, highlighting its relevance to the educational and social development. Through bibliographical research, which shows people can be inserted into the concepts for SNC and settings for deficiencies in accordance with the Federal Constitution. It shows the importance of accessibility in the library environment as a condition for the recognition of courses. It shows the evolution of the concept of accessibility, from the principles of Design for All. Lists the Legal frameworks that support the social inclusion of disabled. Through case study at the Music School of the Federal University of Pará, identifies the SNC students who are library users. Through content analysis of the interviews with SNC students and library servers found that most SNC students in the library environment are visually impaired and the biggest barriers faced by them are: lack of accessibility, both technological as literature and points out possible improvements that will benefit them. Enfatiza a importância da inclusão social aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE) dentro dos ambientes escolares, ressaltando sua relevância para o desenvolvimento educacional e social. Através de pesquisa bibliográfica, apresenta quais pessoas podem ser inseridas dentro dos conceitos para PNE e as definições para deficiências de acordo com a Constituição Federal. Mostra a importância da acessibilidade no ambiente da biblioteca como condição para o reconhecimento dos cursos. Apresenta a evolução do conceito de acessibilidade física, a partir dos princípios do Desenho para Todos. Elenca os marcos legais que apoiam a inclusão social de deficientes. Através de estudo de caso feito na Escola de Música da Universidade Federal do Pará, Identifica os alunos PNE que são usuários da biblioteca. Através da análise do conteúdo das entrevistas feitas com alunos PNE e servidores da biblioteca verificou-se que a maioria dos alunos PNE que frequentam o ambiente da biblioteca são os deficientes visuais e as maiores barreiras enfrentadas por estes são: a falta de acessibilidade, tanto tecnológica como bibliográfica e aponta as possíveis melhorias que beneficiarão os mesmos. 2017-04-12T13:36:44Z 2017-04-12T13:36:44Z 2016 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação JESUS, Katia Regina Gonçalves de. Inclusão social por meio da acessibilidade no ambiente da biblioteca: estudo de caso de alunos Portadores de Necessidades Especiais da Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Orientadora: Maria Raimunda de Sousa Sampaio. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado de Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/43. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/43 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Acessibilidade
Inclusão social
Escola de Música da UFPA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
spellingShingle Acessibilidade
Inclusão social
Escola de Música da UFPA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
JESUS, Katia Regina Gonçalves de
Inclusão social por meio da acessibilidade no ambiente da biblioteca: estudo de caso de alunos Portadores de Necessidades Especiais da Escola de Música da Universidade Federal do Pará
topic_facet Acessibilidade
Inclusão social
Escola de Música da UFPA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description It emphasizes the importance of social inclusion for Special Need Carrier (SNC) within school environments, highlighting its relevance to the educational and social development. Through bibliographical research, which shows people can be inserted into the concepts for SNC and settings for deficiencies in accordance with the Federal Constitution. It shows the importance of accessibility in the library environment as a condition for the recognition of courses. It shows the evolution of the concept of accessibility, from the principles of Design for All. Lists the Legal frameworks that support the social inclusion of disabled. Through case study at the Music School of the Federal University of Pará, identifies the SNC students who are library users. Through content analysis of the interviews with SNC students and library servers found that most SNC students in the library environment are visually impaired and the biggest barriers faced by them are: lack of accessibility, both technological as literature and points out possible improvements that will benefit them.
author_additional SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa
author_additionalStr SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author JESUS, Katia Regina Gonçalves de
title Inclusão social por meio da acessibilidade no ambiente da biblioteca: estudo de caso de alunos Portadores de Necessidades Especiais da Escola de Música da Universidade Federal do Pará
title_short Inclusão social por meio da acessibilidade no ambiente da biblioteca: estudo de caso de alunos Portadores de Necessidades Especiais da Escola de Música da Universidade Federal do Pará
title_full Inclusão social por meio da acessibilidade no ambiente da biblioteca: estudo de caso de alunos Portadores de Necessidades Especiais da Escola de Música da Universidade Federal do Pará
title_fullStr Inclusão social por meio da acessibilidade no ambiente da biblioteca: estudo de caso de alunos Portadores de Necessidades Especiais da Escola de Música da Universidade Federal do Pará
title_full_unstemmed Inclusão social por meio da acessibilidade no ambiente da biblioteca: estudo de caso de alunos Portadores de Necessidades Especiais da Escola de Música da Universidade Federal do Pará
title_sort inclusão social por meio da acessibilidade no ambiente da biblioteca: estudo de caso de alunos portadores de necessidades especiais da escola de música da universidade federal do pará
publishDate 2017
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/43
_version_ 1787154491755200512
score 11.765913