/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Práticas pedagógicas do professor de matemática em tempos de pandemia
The research aims to analyze the pedagogical practices of Mathematics teachers during the period of remote classes and their impacts on the learning of students in the 6th year of Elementary School, due to the pandemic moment that Brazil and the world are in. The work was developed in a qualitati...
Autor principal: | SOARES, Jaila de Sousa |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4328 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4328 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43282022-08-30T03:00:21Z Práticas pedagógicas do professor de matemática em tempos de pandemia SOARES, Jaila de Sousa THIJM, Gerlândia de Castro Silva http://lattes.cnpq.br/9934039543357877 Ensino remoto Pandemia Professores de matemática Ensino fundamental Remote teaching Pandemic Mathematics teachers CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA The research aims to analyze the pedagogical practices of Mathematics teachers during the period of remote classes and their impacts on the learning of students in the 6th year of Elementary School, due to the pandemic moment that Brazil and the world are in. The work was developed in a qualitative approach and operationalized through a questionnaire applied to Mathematics teachers in the 6th year of Elementary School, and the data analysis was anchored in the relevant bibliography. It was found that the process of remote classes mobilized teachers, students and parents, and that, although teachers sought ways to teach during this period, most students did not have access to digital information and communication technologies, which it interfered from the relationship between teachers and students and between them, to the organization of pedagogical work, resulting in difficulties in learning. A pesquisa objetiva analisar as práticas pedagógicas de professores de Matemática durante o período de aulas remotas e seus impactos na aprendizagem dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, em razão do momento pandêmico que o Brasil e mundo se encontram. O trabalho foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa e operacionalizado por meio de questionário aplicado a professores de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental, tendo a análise dos dados sido ancorada na bibliografia pertinente. Constatou-se que o processo de aulas remotas mobilizou professores, estudantes e pais, e que, apesar de os professores terem buscado meios de ensinar durante este período, a maior parte dos estudantes não teve acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação, o que interferiu desde a relação de professores com estudantes e destes entre si, à organização do trabalho pedagógico, tendo como consequência dificuldades na aprendizagem. 2022-08-29T13:22:16Z 2022-08-29T13:22:16Z 2022-02-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOARES, Jaila de Sousa. Práticas pedagógicas do professor de matemática em tempos de pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4328. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4328 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Ensino remoto Pandemia Professores de matemática Ensino fundamental Remote teaching Pandemic Mathematics teachers CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Ensino remoto Pandemia Professores de matemática Ensino fundamental Remote teaching Pandemic Mathematics teachers CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA SOARES, Jaila de Sousa Práticas pedagógicas do professor de matemática em tempos de pandemia |
topic_facet |
Ensino remoto Pandemia Professores de matemática Ensino fundamental Remote teaching Pandemic Mathematics teachers CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
The research aims to analyze the pedagogical practices of Mathematics teachers
during the period of remote classes and their impacts on the learning of students in
the 6th year of Elementary School, due to the pandemic moment that Brazil and the
world are in. The work was developed in a qualitative approach and operationalized
through a questionnaire applied to Mathematics teachers in the 6th year of
Elementary School, and the data analysis was anchored in the relevant bibliography.
It was found that the process of remote classes mobilized teachers, students and
parents, and that, although teachers sought ways to teach during this period, most
students did not have access to digital information and communication technologies,
which it interfered from the relationship between teachers and students and between
them, to the organization of pedagogical work, resulting in difficulties in learning. |
author_additional |
THIJM, Gerlândia de Castro Silva |
author_additionalStr |
THIJM, Gerlândia de Castro Silva |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SOARES, Jaila de Sousa |
title |
Práticas pedagógicas do professor de matemática em tempos de pandemia |
title_short |
Práticas pedagógicas do professor de matemática em tempos de pandemia |
title_full |
Práticas pedagógicas do professor de matemática em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas do professor de matemática em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas do professor de matemática em tempos de pandemia |
title_sort |
práticas pedagógicas do professor de matemática em tempos de pandemia |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4328 |
_version_ |
1787155228449046528 |
score |
11.753735 |