Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Práticas pedagógicas do professor de matemática em tempos de pandemia

The research aims to analyze the pedagogical practices of Mathematics teachers during the period of remote classes and their impacts on the learning of students in the 6th year of Elementary School, due to the pandemic moment that Brazil and the world are in. The work was developed in a qualitati...

ver descrição completa

Autor principal: SOARES, Jaila de Sousa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4328
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4328
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43282022-08-30T03:00:21Z Práticas pedagógicas do professor de matemática em tempos de pandemia SOARES, Jaila de Sousa THIJM, Gerlândia de Castro Silva http://lattes.cnpq.br/9934039543357877 Ensino remoto Pandemia Professores de matemática Ensino fundamental Remote teaching Pandemic Mathematics teachers CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA The research aims to analyze the pedagogical practices of Mathematics teachers during the period of remote classes and their impacts on the learning of students in the 6th year of Elementary School, due to the pandemic moment that Brazil and the world are in. The work was developed in a qualitative approach and operationalized through a questionnaire applied to Mathematics teachers in the 6th year of Elementary School, and the data analysis was anchored in the relevant bibliography. It was found that the process of remote classes mobilized teachers, students and parents, and that, although teachers sought ways to teach during this period, most students did not have access to digital information and communication technologies, which it interfered from the relationship between teachers and students and between them, to the organization of pedagogical work, resulting in difficulties in learning. A pesquisa objetiva analisar as práticas pedagógicas de professores de Matemática durante o período de aulas remotas e seus impactos na aprendizagem dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, em razão do momento pandêmico que o Brasil e mundo se encontram. O trabalho foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa e operacionalizado por meio de questionário aplicado a professores de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental, tendo a análise dos dados sido ancorada na bibliografia pertinente. Constatou-se que o processo de aulas remotas mobilizou professores, estudantes e pais, e que, apesar de os professores terem buscado meios de ensinar durante este período, a maior parte dos estudantes não teve acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação, o que interferiu desde a relação de professores com estudantes e destes entre si, à organização do trabalho pedagógico, tendo como consequência dificuldades na aprendizagem. 2022-08-29T13:22:16Z 2022-08-29T13:22:16Z 2022-02-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOARES, Jaila de Sousa. Práticas pedagógicas do professor de matemática em tempos de pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4328. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4328 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Ensino remoto
Pandemia
Professores de matemática
Ensino fundamental
Remote teaching
Pandemic
Mathematics teachers
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Ensino remoto
Pandemia
Professores de matemática
Ensino fundamental
Remote teaching
Pandemic
Mathematics teachers
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
SOARES, Jaila de Sousa
Práticas pedagógicas do professor de matemática em tempos de pandemia
topic_facet Ensino remoto
Pandemia
Professores de matemática
Ensino fundamental
Remote teaching
Pandemic
Mathematics teachers
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description The research aims to analyze the pedagogical practices of Mathematics teachers during the period of remote classes and their impacts on the learning of students in the 6th year of Elementary School, due to the pandemic moment that Brazil and the world are in. The work was developed in a qualitative approach and operationalized through a questionnaire applied to Mathematics teachers in the 6th year of Elementary School, and the data analysis was anchored in the relevant bibliography. It was found that the process of remote classes mobilized teachers, students and parents, and that, although teachers sought ways to teach during this period, most students did not have access to digital information and communication technologies, which it interfered from the relationship between teachers and students and between them, to the organization of pedagogical work, resulting in difficulties in learning.
author_additional THIJM, Gerlândia de Castro Silva
author_additionalStr THIJM, Gerlândia de Castro Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOARES, Jaila de Sousa
title Práticas pedagógicas do professor de matemática em tempos de pandemia
title_short Práticas pedagógicas do professor de matemática em tempos de pandemia
title_full Práticas pedagógicas do professor de matemática em tempos de pandemia
title_fullStr Práticas pedagógicas do professor de matemática em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas do professor de matemática em tempos de pandemia
title_sort práticas pedagógicas do professor de matemática em tempos de pandemia
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4328
_version_ 1787155228449046528
score 11.753735