/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Ensino remoto: limites, desafios e interferências na formação inicial de professores de matemática no Campus Universitário de Castanhal
The Course Completion Work (TCC), presented here, is the result of a research carried out in the area of Mathematics Education, with the aim of analyzing the Conceptions of students in formation of the Mathematics Degree Course on Emergency Remote Teaching (ERE). ), with the aim of understanding...
Autor principal: | FONSECA, Carlene do Amaral |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4340 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4340 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43402022-08-31T03:05:41Z Ensino remoto: limites, desafios e interferências na formação inicial de professores de matemática no Campus Universitário de Castanhal FONSECA, Carlene do Amaral LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Matemática - Estudo e ensino Ensino remoto emergencial Mathematics - Study and teaching Emergency remote teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA The Course Completion Work (TCC), presented here, is the result of a research carried out in the area of Mathematics Education, with the aim of analyzing the Conceptions of students in formation of the Mathematics Degree Course on Emergency Remote Teaching (ERE). ), with the aim of understanding how the limits and challenges experienced by academics in online classes during the pandemic can interfere with their academic training process. The research is characterized, as qualitative, of exploratory modality and carried out with a class of the Mathematics course of the University Campus of Castanhal / PA. The theoretical foundation that supports this research is based on readings of books, theses, dissertations and articles that discuss the investigated theme. Data/information were collected through a questionnaire answered by 15 students. The results point to numerous recurring problems such as the lack of adequate technological resources, quality internet and that, despite the limitations, remote teaching contributed to minimizing the impacts on the training of students in the mathematics course. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ora apresentado, é o resultado de uma pesquisa realizada na área de Educação Matemática, com o intuito de analisar as concepções de estudantes em formação do Curso de Licenciatura em Matemática sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE), com o objetivo de compreender de que forma os limites e desafios vivenciados pelos acadêmicos nas aulas online durante a pandemia podem interferir no processo de formação acadêmica dos mesmos. A pesquisa se caracteriza, como qualitativa, de modalidade exploratória e realizada com uma turma do curso de Matemática do Campus universitário de Castanhal/PA. A fundamentação teórica que sustenta essa pesquisa é baseada nas leituras de livros, dissertações, leis e artigos que discutem a temática investigada. Os dados/informações foram colhidos por meio de questionário respondido por 15 estudantes. Os resultados apontam inúmeros problemas recorrentes como a falta de recursos tecnológicos adequado, internet de qualidade e que, apesar das limitações, o ensino remoto contribuiu para a minimização dos impactos na formação dos discentes do curso de matemática. 2022-08-30T15:23:50Z 2022-08-30T15:23:50Z 2022-02-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FONSECA, Carlene do Amaral. Ensino remoto: limites, desafios e interferências na formação inicial de professores de matemática no Campus Universitário de Castanhal. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4340. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4340 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Ensino remoto emergencial Mathematics - Study and teaching Emergency remote teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Matemática - Estudo e ensino Ensino remoto emergencial Mathematics - Study and teaching Emergency remote teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA FONSECA, Carlene do Amaral Ensino remoto: limites, desafios e interferências na formação inicial de professores de matemática no Campus Universitário de Castanhal |
topic_facet |
Matemática - Estudo e ensino Ensino remoto emergencial Mathematics - Study and teaching Emergency remote teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
The Course Completion Work (TCC), presented here, is the result of a research carried
out in the area of Mathematics Education, with the aim of analyzing the Conceptions
of students in formation of the Mathematics Degree Course on Emergency Remote
Teaching (ERE). ), with the aim of understanding how the limits and challenges
experienced by academics in online classes during the pandemic can interfere with
their academic training process. The research is characterized, as qualitative, of
exploratory modality and carried out with a class of the Mathematics course of the
University Campus of Castanhal / PA. The theoretical foundation that supports this
research is based on readings of books, theses, dissertations and articles that discuss
the investigated theme. Data/information were collected through a questionnaire
answered by 15 students. The results point to numerous recurring problems such as
the lack of adequate technological resources, quality internet and that, despite the
limitations, remote teaching contributed to minimizing the impacts on the training of
students in the mathematics course. |
author_additional |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
author_additionalStr |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
FONSECA, Carlene do Amaral |
title |
Ensino remoto: limites, desafios e interferências na formação inicial de professores de matemática no Campus Universitário de Castanhal |
title_short |
Ensino remoto: limites, desafios e interferências na formação inicial de professores de matemática no Campus Universitário de Castanhal |
title_full |
Ensino remoto: limites, desafios e interferências na formação inicial de professores de matemática no Campus Universitário de Castanhal |
title_fullStr |
Ensino remoto: limites, desafios e interferências na formação inicial de professores de matemática no Campus Universitário de Castanhal |
title_full_unstemmed |
Ensino remoto: limites, desafios e interferências na formação inicial de professores de matemática no Campus Universitário de Castanhal |
title_sort |
ensino remoto: limites, desafios e interferências na formação inicial de professores de matemática no campus universitário de castanhal |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4340 |
_version_ |
1787155277404962816 |
score |
11.753735 |