/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio
Discutir questões de corpo e gênero nas escolas, por distintas razões, ainda é percebido como um desafio na prática docente. A temática, circundada por diversos tabus, comumente já encontra receios de docentes na sua abordagem. Isso se tornou ainda mais intenso em função do contexto de ensino remoto...
Autor principal: | NASCIMENTO, Neyson Andriew Torres do |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4345 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4345 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43452022-08-31T03:05:51Z Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio NASCIMENTO, Neyson Andriew Torres do BASTOS, Sandra Nazaré Dias http://lattes.cnpq.br/5027406598272447 https://orcid.org/0000-0002-4924-2743 Ensino de Biologia Formação de Professores Programa Residência Pedagógica Sexualidade CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Discutir questões de corpo e gênero nas escolas, por distintas razões, ainda é percebido como um desafio na prática docente. A temática, circundada por diversos tabus, comumente já encontra receios de docentes na sua abordagem. Isso se tornou ainda mais intenso em função do contexto de ensino remoto por conta da pandemia de COVID-19. O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, se propõe a discutir a experiência de trabalhar esta temática no Ensino Fundamental durante a pandemia. A construção dos dados foi realizada a partir das manifestações e produções dos estudantes que foram registradas em diário de bordo e organizadas em uma planilha para posterior análise. Foi possível verificar tanto a reprodução de alguns discursos, quanto a sinalização da superação de outros. Dessa forma, essa experiência nos permite defender que é possível fazer de nossas aulas de ciências um espaço de questionamento, reflexão e, principalmente, de ressignificação de pressupostos socialmente estabelecidos e internalizados como “normais” e, nesse contexto, o professor atua como o agente que promove a inquietação do olhar. 2022-08-30T20:38:38Z 2022-08-30T20:38:38Z 2022-07-15 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NASCIMENTO, Neyson Andriew Torres do. Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio. Orientador: Sandra Nazaré Dias Bastos. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4345. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4345 por Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Ensino de Biologia Formação de Professores Programa Residência Pedagógica Sexualidade CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Ensino de Biologia Formação de Professores Programa Residência Pedagógica Sexualidade CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM NASCIMENTO, Neyson Andriew Torres do Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio |
topic_facet |
Ensino de Biologia Formação de Professores Programa Residência Pedagógica Sexualidade CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Discutir questões de corpo e gênero nas escolas, por distintas razões, ainda é percebido como um desafio na prática docente. A temática, circundada por diversos tabus, comumente já encontra receios de docentes na sua abordagem. Isso se tornou ainda mais intenso em função do contexto de ensino remoto por conta da pandemia de COVID-19. O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, se propõe a discutir a experiência de trabalhar esta temática no Ensino Fundamental durante a pandemia. A construção dos dados foi realizada a partir das manifestações e produções dos estudantes que foram registradas em diário de bordo e organizadas em uma planilha para posterior análise. Foi possível verificar tanto a reprodução de alguns discursos, quanto a sinalização da superação de outros. Dessa forma, essa experiência nos permite defender que é possível fazer de nossas aulas de ciências um espaço de questionamento, reflexão e, principalmente, de ressignificação de pressupostos socialmente estabelecidos e internalizados como “normais” e, nesse contexto, o professor atua como o agente que promove a inquietação do olhar. |
author_additional |
BASTOS, Sandra Nazaré Dias |
author_additionalStr |
BASTOS, Sandra Nazaré Dias |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
NASCIMENTO, Neyson Andriew Torres do |
title |
Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio |
title_short |
Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio |
title_full |
Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio |
title_fullStr |
Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio |
title_full_unstemmed |
Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio |
title_sort |
problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4345 |
_version_ |
1787155278363361280 |
score |
11.753735 |