Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio

Discutir questões de corpo e gênero nas escolas, por distintas razões, ainda é percebido como um desafio na prática docente. A temática, circundada por diversos tabus, comumente já encontra receios de docentes na sua abordagem. Isso se tornou ainda mais intenso em função do contexto de ensino remoto...

ver descrição completa

Autor principal: NASCIMENTO, Neyson Andriew Torres do
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4345
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4345
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43452022-08-31T03:05:51Z Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio NASCIMENTO, Neyson Andriew Torres do BASTOS, Sandra Nazaré Dias http://lattes.cnpq.br/5027406598272447 https://orcid.org/0000-0002-4924-2743 Ensino de Biologia Formação de Professores Programa Residência Pedagógica Sexualidade CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Discutir questões de corpo e gênero nas escolas, por distintas razões, ainda é percebido como um desafio na prática docente. A temática, circundada por diversos tabus, comumente já encontra receios de docentes na sua abordagem. Isso se tornou ainda mais intenso em função do contexto de ensino remoto por conta da pandemia de COVID-19. O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, se propõe a discutir a experiência de trabalhar esta temática no Ensino Fundamental durante a pandemia. A construção dos dados foi realizada a partir das manifestações e produções dos estudantes que foram registradas em diário de bordo e organizadas em uma planilha para posterior análise. Foi possível verificar tanto a reprodução de alguns discursos, quanto a sinalização da superação de outros. Dessa forma, essa experiência nos permite defender que é possível fazer de nossas aulas de ciências um espaço de questionamento, reflexão e, principalmente, de ressignificação de pressupostos socialmente estabelecidos e internalizados como “normais” e, nesse contexto, o professor atua como o agente que promove a inquietação do olhar. 2022-08-30T20:38:38Z 2022-08-30T20:38:38Z 2022-07-15 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NASCIMENTO, Neyson Andriew Torres do. Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio. Orientador: Sandra Nazaré Dias Bastos. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4345. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4345 por Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Ensino de Biologia
Formação de Professores
Programa Residência Pedagógica
Sexualidade
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Ensino de Biologia
Formação de Professores
Programa Residência Pedagógica
Sexualidade
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
NASCIMENTO, Neyson Andriew Torres do
Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio
topic_facet Ensino de Biologia
Formação de Professores
Programa Residência Pedagógica
Sexualidade
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Discutir questões de corpo e gênero nas escolas, por distintas razões, ainda é percebido como um desafio na prática docente. A temática, circundada por diversos tabus, comumente já encontra receios de docentes na sua abordagem. Isso se tornou ainda mais intenso em função do contexto de ensino remoto por conta da pandemia de COVID-19. O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, se propõe a discutir a experiência de trabalhar esta temática no Ensino Fundamental durante a pandemia. A construção dos dados foi realizada a partir das manifestações e produções dos estudantes que foram registradas em diário de bordo e organizadas em uma planilha para posterior análise. Foi possível verificar tanto a reprodução de alguns discursos, quanto a sinalização da superação de outros. Dessa forma, essa experiência nos permite defender que é possível fazer de nossas aulas de ciências um espaço de questionamento, reflexão e, principalmente, de ressignificação de pressupostos socialmente estabelecidos e internalizados como “normais” e, nesse contexto, o professor atua como o agente que promove a inquietação do olhar.
author_additional BASTOS, Sandra Nazaré Dias
author_additionalStr BASTOS, Sandra Nazaré Dias
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author NASCIMENTO, Neyson Andriew Torres do
title Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio
title_short Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio
title_full Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio
title_fullStr Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio
title_full_unstemmed Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio
title_sort problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4345
_version_ 1787155278363361280
score 11.753735