/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ora apresentado, é resultado de uma pesquisa realizada na área da Educação Matemática, na perspectiva de analisar as Concepções de Professores de Matemática sobre o ensino da Educação Financeira, com o objetivo de analisar para compreender os limites e desa...
Autor principal: | MIRANDA, Ana Elem Cordeiro de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4351 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4351 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43512022-09-01T03:05:33Z Educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica MIRANDA, Ana Elem Cordeiro de LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Educação financeira Professores de matemática Educação básica Financial literacy Mathematics teachers CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ora apresentado, é resultado de uma pesquisa realizada na área da Educação Matemática, na perspectiva de analisar as Concepções de Professores de Matemática sobre o ensino da Educação Financeira, com o objetivo de analisar para compreender os limites e desafios vivenciados por professores de Matemática para ensinar conteúdos da Educação Financeira nas aulas de Matemática A pesquisa se caracteriza, quanto ao seu enfoque como qualitativa; quanto a modalidade é de caráter exploratório e realizada com quatro professores que trabalham com essa disciplina em uma escola de Ensino Básico do município de Irituia-PA. A fundamentação teórica que sustenta esta pesquisa, foi baseada nas leituras de livros, teses, dissertações e artigos que discutem a temática investigada, possibilitando a compreensão do desafio e responsabilidade atribuídos a esses profissionais. As informações foram constituídas por meio de questionário respondido por esses professores. Os resultados apontam que embora esses profissionais tendo conhecimento técnico na matemática financeira, ainda têm grande necessidade de uma capacitação na área para trabalhar essa temática em sala de aula, há uma necessidade de um olhar voltado às necessidades desses profissionais aos quais lhes são atribuídas grandes responsabilidades. 2022-08-31T12:20:11Z 2022-08-31T12:20:11Z 2022-02-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MIRANDA, Ana Elem Cordeiro de. Educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4351. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4351 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Educação financeira Professores de matemática Educação básica Financial literacy Mathematics teachers CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Educação financeira Professores de matemática Educação básica Financial literacy Mathematics teachers CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA MIRANDA, Ana Elem Cordeiro de Educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica |
topic_facet |
Educação financeira Professores de matemática Educação básica Financial literacy Mathematics teachers CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ora apresentado, é resultado de uma pesquisa
realizada na área da Educação Matemática, na perspectiva de analisar as Concepções de
Professores de Matemática sobre o ensino da Educação Financeira, com o objetivo de
analisar para compreender os limites e desafios vivenciados por professores de Matemática
para ensinar conteúdos da Educação Financeira nas aulas de Matemática A pesquisa se
caracteriza, quanto ao seu enfoque como qualitativa; quanto a modalidade é de caráter
exploratório e realizada com quatro professores que trabalham com essa disciplina em uma
escola de Ensino Básico do município de Irituia-PA. A fundamentação teórica que sustenta
esta pesquisa, foi baseada nas leituras de livros, teses, dissertações e artigos que discutem
a temática investigada, possibilitando a compreensão do desafio e responsabilidade
atribuídos a esses profissionais. As informações foram constituídas por meio de questionário
respondido por esses professores. Os resultados apontam que embora esses profissionais
tendo conhecimento técnico na matemática financeira, ainda têm grande necessidade de uma
capacitação na área para trabalhar essa temática em sala de aula, há uma necessidade de
um olhar voltado às necessidades desses profissionais aos quais lhes são atribuídas grandes
responsabilidades. |
author_additional |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
author_additionalStr |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
MIRANDA, Ana Elem Cordeiro de |
title |
Educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica |
title_short |
Educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica |
title_full |
Educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica |
title_fullStr |
Educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica |
title_full_unstemmed |
Educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica |
title_sort |
educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4351 |
_version_ |
1787155279356362752 |
score |
11.753735 |