Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ora apresentado, é resultado de uma pesquisa realizada na área da Educação Matemática, na perspectiva de analisar as Concepções de Professores de Matemática sobre o ensino da Educação Financeira, com o objetivo de analisar para compreender os limites e desa...

ver descrição completa

Autor principal: MIRANDA, Ana Elem Cordeiro de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4351
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4351
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43512022-09-01T03:05:33Z Educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica MIRANDA, Ana Elem Cordeiro de LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Educação financeira Professores de matemática Educação básica Financial literacy Mathematics teachers CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ora apresentado, é resultado de uma pesquisa realizada na área da Educação Matemática, na perspectiva de analisar as Concepções de Professores de Matemática sobre o ensino da Educação Financeira, com o objetivo de analisar para compreender os limites e desafios vivenciados por professores de Matemática para ensinar conteúdos da Educação Financeira nas aulas de Matemática A pesquisa se caracteriza, quanto ao seu enfoque como qualitativa; quanto a modalidade é de caráter exploratório e realizada com quatro professores que trabalham com essa disciplina em uma escola de Ensino Básico do município de Irituia-PA. A fundamentação teórica que sustenta esta pesquisa, foi baseada nas leituras de livros, teses, dissertações e artigos que discutem a temática investigada, possibilitando a compreensão do desafio e responsabilidade atribuídos a esses profissionais. As informações foram constituídas por meio de questionário respondido por esses professores. Os resultados apontam que embora esses profissionais tendo conhecimento técnico na matemática financeira, ainda têm grande necessidade de uma capacitação na área para trabalhar essa temática em sala de aula, há uma necessidade de um olhar voltado às necessidades desses profissionais aos quais lhes são atribuídas grandes responsabilidades. 2022-08-31T12:20:11Z 2022-08-31T12:20:11Z 2022-02-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MIRANDA, Ana Elem Cordeiro de. Educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4351. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4351 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação financeira
Professores de matemática
Educação básica
Financial literacy
Mathematics teachers
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Educação financeira
Professores de matemática
Educação básica
Financial literacy
Mathematics teachers
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
MIRANDA, Ana Elem Cordeiro de
Educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica
topic_facet Educação financeira
Professores de matemática
Educação básica
Financial literacy
Mathematics teachers
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ora apresentado, é resultado de uma pesquisa realizada na área da Educação Matemática, na perspectiva de analisar as Concepções de Professores de Matemática sobre o ensino da Educação Financeira, com o objetivo de analisar para compreender os limites e desafios vivenciados por professores de Matemática para ensinar conteúdos da Educação Financeira nas aulas de Matemática A pesquisa se caracteriza, quanto ao seu enfoque como qualitativa; quanto a modalidade é de caráter exploratório e realizada com quatro professores que trabalham com essa disciplina em uma escola de Ensino Básico do município de Irituia-PA. A fundamentação teórica que sustenta esta pesquisa, foi baseada nas leituras de livros, teses, dissertações e artigos que discutem a temática investigada, possibilitando a compreensão do desafio e responsabilidade atribuídos a esses profissionais. As informações foram constituídas por meio de questionário respondido por esses professores. Os resultados apontam que embora esses profissionais tendo conhecimento técnico na matemática financeira, ainda têm grande necessidade de uma capacitação na área para trabalhar essa temática em sala de aula, há uma necessidade de um olhar voltado às necessidades desses profissionais aos quais lhes são atribuídas grandes responsabilidades.
author_additional LEDOUX, Maria Lídia Paula
author_additionalStr LEDOUX, Maria Lídia Paula
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MIRANDA, Ana Elem Cordeiro de
title Educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica
title_short Educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica
title_full Educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica
title_fullStr Educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica
title_full_unstemmed Educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica
title_sort educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4351
_version_ 1787155279356362752
score 11.753735