Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Profissão professor: limites e desafios que se postam nas salas de aula da educação básica

O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir de minha participação como voluntária no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta...

ver descrição completa

Autor principal: REIS, Hada Madalena Silva dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4184
Resumo:
O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir de minha participação como voluntária no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa que tem como objeto de estudo a Profissão Professor. A pesquisa é de abordagem qualitativa explicativa e foi realizada em 22 escolas da rede pública do município de Castanhal, estado do Pará. Participaram deste estudo, 157 professoras pedagogas, que desenvolvem seu exercício docente em salas de aula com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As informações foram constituídas por meio de um formulário contendo objetos e suas dimensões, que foram respondidas pelas professoras pedagogas. Este recorte do projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os limites e os desafios que se postam na sala de aula, para compreender de que forma os professores ensinam conceitos matemáticos básicos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para fundamentar as questões aqui propostas, realizamos levantamento bibliográfico que permitiu fazer as discussões relacionadas aos índices apontados pelas professoras em relação as dimensões acerca da identidade de ser professor.