/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Profissão professor: limites e desafios que se postam nas salas de aula da educação básica
O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir de minha participação como voluntária no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta...
Autor principal: | REIS, Hada Madalena Silva dos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4184 |
Resumo: |
---|
O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado
Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental:
limites, desafios e possibilidades. A partir de minha participação como voluntária no
referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa que tem como
objeto de estudo a Profissão Professor. A pesquisa é de abordagem qualitativa
explicativa e foi realizada em 22 escolas da rede pública do município de Castanhal,
estado do Pará. Participaram deste estudo, 157 professoras pedagogas, que
desenvolvem seu exercício docente em salas de aula com estudantes dos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental. As informações foram constituídas por meio de um
formulário contendo objetos e suas dimensões, que foram respondidas pelas
professoras pedagogas. Este recorte do projeto de pesquisa tem como objetivo
analisar os limites e os desafios que se postam na sala de aula, para compreender
de que forma os professores ensinam conceitos matemáticos básicos nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental. Para fundamentar as questões aqui propostas,
realizamos levantamento bibliográfico que permitiu fazer as discussões relacionadas
aos índices apontados pelas professoras em relação as dimensões acerca da
identidade de ser professor. |