Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica

A relação família - é uma dimensão importante na inclusão escolar da criança autista e a coordenação pedagógica assume um papel ímpar no estabelecimento dessa convivência. Essa pesquisa teve como objetivo compreender o papel da coordenação pedagógica na relação família - escola na inclusão escolar d...

ver descrição completa

Autor principal: PEREIRA, Fernanda Marcela Vasconcelos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4362
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4362
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43622022-09-01T03:05:47Z A relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica PEREIRA, Fernanda Marcela Vasconcelos SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/1962639091204837 Transtorno do Espectro Autista - TEA inclusão escolar relação família-escola coordenação pedagógica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A relação família - é uma dimensão importante na inclusão escolar da criança autista e a coordenação pedagógica assume um papel ímpar no estabelecimento dessa convivência. Essa pesquisa teve como objetivo compreender o papel da coordenação pedagógica na relação família - escola na inclusão escolar de crianças autistas. O levantamento foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com sete coordenadoras pedagógicas de diferentes escolas do município de Barcarena – PA. Os resultados foram analisados considerando as categorias temáticas: sentido sobre o autismo, a prática pedagógica na inclusão da criança com TEA e no estabelecimento da relação família - escola. Os dados apresentados sugerem que a maioria das coordenadoras pedagógicas conhecem sobre o autismo, porém duas delas tem uma visão desatualizada sobre o TEA. Na prática pedagógica, buscam a inclusão de alunos com TEA por meio de orientações ou de acompanhamento das práxis dos professores, uma delas ressaltou que além das ações, faz o planejamento a partir da observação do aluno com TEA. Todas as participantes indicam a importância da família na inclusão escolar. Informaram que de forma geral as famílias participam, exceto uma família que é ausente. Na aproximação com a família a prática da coordenação se direciona para planejamento de ações de acolhimento as famílias, palestras, oficinas e reuniões. 2022-08-31T22:08:52Z 2022-08-31T22:08:52Z 2022-06-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PEREIRA, Fernanda Marcela Vasconcelos. A relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa.. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Capanema-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4362. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4362 por Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Transtorno do Espectro Autista - TEA
inclusão escolar
relação família-escola
coordenação pedagógica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Transtorno do Espectro Autista - TEA
inclusão escolar
relação família-escola
coordenação pedagógica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
PEREIRA, Fernanda Marcela Vasconcelos
A relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica
topic_facet Transtorno do Espectro Autista - TEA
inclusão escolar
relação família-escola
coordenação pedagógica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A relação família - é uma dimensão importante na inclusão escolar da criança autista e a coordenação pedagógica assume um papel ímpar no estabelecimento dessa convivência. Essa pesquisa teve como objetivo compreender o papel da coordenação pedagógica na relação família - escola na inclusão escolar de crianças autistas. O levantamento foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com sete coordenadoras pedagógicas de diferentes escolas do município de Barcarena – PA. Os resultados foram analisados considerando as categorias temáticas: sentido sobre o autismo, a prática pedagógica na inclusão da criança com TEA e no estabelecimento da relação família - escola. Os dados apresentados sugerem que a maioria das coordenadoras pedagógicas conhecem sobre o autismo, porém duas delas tem uma visão desatualizada sobre o TEA. Na prática pedagógica, buscam a inclusão de alunos com TEA por meio de orientações ou de acompanhamento das práxis dos professores, uma delas ressaltou que além das ações, faz o planejamento a partir da observação do aluno com TEA. Todas as participantes indicam a importância da família na inclusão escolar. Informaram que de forma geral as famílias participam, exceto uma família que é ausente. Na aproximação com a família a prática da coordenação se direciona para planejamento de ações de acolhimento as famílias, palestras, oficinas e reuniões.
author_additional SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
author_additionalStr SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PEREIRA, Fernanda Marcela Vasconcelos
title A relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica
title_short A relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica
title_full A relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica
title_fullStr A relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica
title_full_unstemmed A relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica
title_sort relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4362
_version_ 1787155281057153024
score 11.753896