/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica
A relação família - é uma dimensão importante na inclusão escolar da criança autista e a coordenação pedagógica assume um papel ímpar no estabelecimento dessa convivência. Essa pesquisa teve como objetivo compreender o papel da coordenação pedagógica na relação família - escola na inclusão escolar d...
Autor principal: | PEREIRA, Fernanda Marcela Vasconcelos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4362 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4362 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43622022-09-01T03:05:47Z A relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica PEREIRA, Fernanda Marcela Vasconcelos SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/1962639091204837 Transtorno do Espectro Autista - TEA inclusão escolar relação família-escola coordenação pedagógica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A relação família - é uma dimensão importante na inclusão escolar da criança autista e a coordenação pedagógica assume um papel ímpar no estabelecimento dessa convivência. Essa pesquisa teve como objetivo compreender o papel da coordenação pedagógica na relação família - escola na inclusão escolar de crianças autistas. O levantamento foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com sete coordenadoras pedagógicas de diferentes escolas do município de Barcarena – PA. Os resultados foram analisados considerando as categorias temáticas: sentido sobre o autismo, a prática pedagógica na inclusão da criança com TEA e no estabelecimento da relação família - escola. Os dados apresentados sugerem que a maioria das coordenadoras pedagógicas conhecem sobre o autismo, porém duas delas tem uma visão desatualizada sobre o TEA. Na prática pedagógica, buscam a inclusão de alunos com TEA por meio de orientações ou de acompanhamento das práxis dos professores, uma delas ressaltou que além das ações, faz o planejamento a partir da observação do aluno com TEA. Todas as participantes indicam a importância da família na inclusão escolar. Informaram que de forma geral as famílias participam, exceto uma família que é ausente. Na aproximação com a família a prática da coordenação se direciona para planejamento de ações de acolhimento as famílias, palestras, oficinas e reuniões. 2022-08-31T22:08:52Z 2022-08-31T22:08:52Z 2022-06-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PEREIRA, Fernanda Marcela Vasconcelos. A relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa.. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Capanema-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4362. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4362 por Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Transtorno do Espectro Autista - TEA inclusão escolar relação família-escola coordenação pedagógica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Transtorno do Espectro Autista - TEA inclusão escolar relação família-escola coordenação pedagógica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO PEREIRA, Fernanda Marcela Vasconcelos A relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica |
topic_facet |
Transtorno do Espectro Autista - TEA inclusão escolar relação família-escola coordenação pedagógica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A relação família - é uma dimensão importante na inclusão escolar da criança autista e a coordenação pedagógica assume um papel ímpar no estabelecimento dessa convivência. Essa pesquisa teve como objetivo compreender o papel da coordenação pedagógica na relação família - escola na inclusão escolar de crianças autistas. O levantamento foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com sete coordenadoras pedagógicas de diferentes escolas do município de Barcarena – PA. Os resultados foram analisados considerando as categorias temáticas: sentido sobre o autismo, a prática pedagógica na inclusão da criança com TEA e no estabelecimento da relação família - escola. Os dados apresentados sugerem que a maioria das coordenadoras pedagógicas conhecem sobre o autismo, porém duas delas tem uma visão desatualizada sobre o TEA. Na prática pedagógica, buscam a inclusão de alunos com TEA por meio de orientações ou de acompanhamento das práxis dos professores, uma delas ressaltou que além das ações, faz o planejamento a partir da observação do aluno com TEA. Todas as participantes indicam a importância da família na inclusão escolar. Informaram que de forma geral as famílias participam, exceto uma família que é ausente. Na aproximação com a família a prática da coordenação se direciona para planejamento de ações de acolhimento as famílias, palestras, oficinas e reuniões. |
author_additional |
SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de |
author_additionalStr |
SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
PEREIRA, Fernanda Marcela Vasconcelos |
title |
A relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica |
title_short |
A relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica |
title_full |
A relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica |
title_fullStr |
A relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica |
title_full_unstemmed |
A relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica |
title_sort |
relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4362 |
_version_ |
1787155281057153024 |
score |
11.753896 |