/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Desafios de professores para ensinar conteúdos matemáticos na escola do campo da comunidade de Santana do Capim - PA
O presente trabalho de conclusão de curso – TCC, tem como objetivo compreender os desafios que se postam nas salas de aula para ensinar conceitos matemáticos básicos em uma escola do Campo. Para levantamento das informações, elaboramos um roteiro de entrevista com cinco questões semiestruturadas....
Autor principal: | MANITO, Jaqueline da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4499 |
Resumo: |
---|
O presente trabalho de conclusão de curso – TCC, tem como objetivo compreender
os desafios que se postam nas salas de aula para ensinar conceitos matemáticos
básicos em uma escola do Campo. Para levantamento das informações, elaboramos
um roteiro de entrevista com cinco questões semiestruturadas. Participaram como
sujeitos da pesquisa quatro professores de Matemática que desenvolvem suas
atividades docentes em escolas públicas do município de Santana do Capim-PA.
Consideramos importante, dar voz a estes professores, na perspectiva de
compreender de que forma eles ensinam os conteúdos matemáticos, dadas as
condições do contexto em que a escola está situada, dando destaque aos principais
desafios que interferem no processo de ensino e aprendizagem da matemática. As
questões postas no roteiro, nos permitiram identificar os principais aspectos que
contribuem e interferem na aprendizagem da matemática da escola investigada.
Para fundamentar as questões aqui propostas, realizamos levantamento bibliográfico
que permitiu fazer discussões relacionadas as questões abordadas na pesquisa de
campo, tendo como embasamento os estudos realizados Jean Piaget, Lev Vygotsky
e David Ausubel, entre outros que discutem sobre a temática investigada. As
questões de investigação foram transformadas em unidades de análise e os
resultados apontam que vários são os desafios do ensino de conceitos matemáticos
básicos, entre estes, destacamos: distorção idade/série; turmas multisseriadas; a
distância entre escola e a residência do estudante; falta de estrutura que se somam
as dificuldades na interpretação e resolução de problemas pela falta de domínio das
quatro operações básicas – que são considerados como elementos incisivos para
que os desafios para ensinar, sejam acentuados. |