Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Desafios de professores para ensinar conteúdos matemáticos na escola do campo da comunidade de Santana do Capim - PA

O presente trabalho de conclusão de curso – TCC, tem como objetivo compreender os desafios que se postam nas salas de aula para ensinar conceitos matemáticos básicos em uma escola do Campo. Para levantamento das informações, elaboramos um roteiro de entrevista com cinco questões semiestruturadas....

ver descrição completa

Autor principal: MANITO, Jaqueline da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4499
Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso – TCC, tem como objetivo compreender os desafios que se postam nas salas de aula para ensinar conceitos matemáticos básicos em uma escola do Campo. Para levantamento das informações, elaboramos um roteiro de entrevista com cinco questões semiestruturadas. Participaram como sujeitos da pesquisa quatro professores de Matemática que desenvolvem suas atividades docentes em escolas públicas do município de Santana do Capim-PA. Consideramos importante, dar voz a estes professores, na perspectiva de compreender de que forma eles ensinam os conteúdos matemáticos, dadas as condições do contexto em que a escola está situada, dando destaque aos principais desafios que interferem no processo de ensino e aprendizagem da matemática. As questões postas no roteiro, nos permitiram identificar os principais aspectos que contribuem e interferem na aprendizagem da matemática da escola investigada. Para fundamentar as questões aqui propostas, realizamos levantamento bibliográfico que permitiu fazer discussões relacionadas as questões abordadas na pesquisa de campo, tendo como embasamento os estudos realizados Jean Piaget, Lev Vygotsky e David Ausubel, entre outros que discutem sobre a temática investigada. As questões de investigação foram transformadas em unidades de análise e os resultados apontam que vários são os desafios do ensino de conceitos matemáticos básicos, entre estes, destacamos: distorção idade/série; turmas multisseriadas; a distância entre escola e a residência do estudante; falta de estrutura que se somam as dificuldades na interpretação e resolução de problemas pela falta de domínio das quatro operações básicas – que são considerados como elementos incisivos para que os desafios para ensinar, sejam acentuados.