/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Uso da abordagem de ensino CTSA como proposta no ensino de Biologia na educação básica
Este trabalho monográfico possui como objetivo apresentar a abordagem CTSA (ciência/tecnologia/sociedade/ambiente) como proposta facilitadora para o ensino de biologia na educação básica. Consiste em um trabalho teórico de cunho qualitativo em que a literatura acerca da educação básica, currículo d...
Autor principal: | PINTO, Letícia Yasmin Jacques |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4566 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4566 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-45662022-11-21T15:19:11Z Uso da abordagem de ensino CTSA como proposta no ensino de Biologia na educação básica PINTO, Letícia Yasmin Jacques SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos http://lattes.cnpq.br/5442731812982365 https://orcid.org/0000-0002-4723-1231 Biologia - estudo e ensino Educação básica Ensino - metodologia Tecnologia educacional Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO Este trabalho monográfico possui como objetivo apresentar a abordagem CTSA (ciência/tecnologia/sociedade/ambiente) como proposta facilitadora para o ensino de biologia na educação básica. Consiste em um trabalho teórico de cunho qualitativo em que a literatura acerca da educação básica, currículo de ciências e CTSA foram analisadas. Com a análise da literatura percebemos que a carência científica na educação é, principalmente, decorrente do distanciamento entre o conhecimento científico e a realidade do aluno, e apontamos a necessidade de estimular a reflexão e o debate de assuntos problemáticos, pois esses são imprescindíveis para a formação cidadã e criticidade no aluno. Nesse cenário conclui-se a importância da implementação de abordagens de ensino que incentivem a reflexão e o debate, como a CTSA, no currículo de biologia na educação básica, com vistas a melhorar o processo de ensino-aprendizagem e formar cidadãos que possam atuar ativamente na sociedade em que vivem. Ademais, a CTSA auxilia na disseminação da ciência e não se restringe ao ensino de biologia, desta forma é essencial a necessidade de mais estudos que analisem em diferentes áreas e níveis de formação. 2022-09-29T14:51:32Z 2022-09-29T14:51:32Z 2021-06-16 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PINTO, Letícia Yasmin Jacques. Uso da abordagem de ensino CTSA como proposta no ensino de Biologia na educação básica. Orientador: Marcio Antonio Raiol dos Santos. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4566. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4566 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibbiologicas@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Biologia - estudo e ensino Educação básica Ensino - metodologia Tecnologia educacional Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
spellingShingle |
Biologia - estudo e ensino Educação básica Ensino - metodologia Tecnologia educacional Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO PINTO, Letícia Yasmin Jacques Uso da abordagem de ensino CTSA como proposta no ensino de Biologia na educação básica |
topic_facet |
Biologia - estudo e ensino Educação básica Ensino - metodologia Tecnologia educacional Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
description |
Este trabalho monográfico possui como objetivo apresentar a abordagem CTSA
(ciência/tecnologia/sociedade/ambiente) como proposta facilitadora para o ensino de biologia na educação básica. Consiste em um trabalho teórico de cunho qualitativo em que a literatura acerca da educação básica, currículo de ciências e CTSA foram analisadas. Com a análise da literatura percebemos que a carência científica na educação é, principalmente, decorrente do distanciamento entre o conhecimento científico e a realidade do aluno, e apontamos a necessidade de estimular a reflexão e o debate de assuntos problemáticos, pois esses são imprescindíveis para a formação cidadã e criticidade no aluno. Nesse cenário conclui-se a importância da implementação de abordagens de ensino que incentivem a reflexão e o debate, como a CTSA, no currículo de biologia na educação básica, com vistas a melhorar o processo de ensino-aprendizagem e formar cidadãos que possam atuar ativamente na sociedade em que vivem. Ademais, a CTSA auxilia na disseminação da ciência e não se restringe ao ensino de biologia, desta forma é essencial a necessidade de mais estudos que analisem em diferentes áreas e níveis de formação. |
author_additional |
SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos |
author_additionalStr |
SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
PINTO, Letícia Yasmin Jacques |
title |
Uso da abordagem de ensino CTSA como proposta no ensino de Biologia na educação básica |
title_short |
Uso da abordagem de ensino CTSA como proposta no ensino de Biologia na educação básica |
title_full |
Uso da abordagem de ensino CTSA como proposta no ensino de Biologia na educação básica |
title_fullStr |
Uso da abordagem de ensino CTSA como proposta no ensino de Biologia na educação básica |
title_full_unstemmed |
Uso da abordagem de ensino CTSA como proposta no ensino de Biologia na educação básica |
title_sort |
uso da abordagem de ensino ctsa como proposta no ensino de biologia na educação básica |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4566 |
_version_ |
1787155315197739008 |
score |
11.753896 |