Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Avaliação quali-quantitativa de mapas conceituais produzidos por alunos de uma turma de Licenciatura em Química

In chemistry teaching, it is possible to highlight the difficulties that students have in connecting the theories developed in the classroom with the reality around them. In this case, it is necessary to use different learning performance strategies. Meaningful learning becomes effective when there...

ver descrição completa

Autor principal: MACIEL, Mayra Mylla Pereira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4679
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4679
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-46792022-11-11T03:06:01Z Avaliação quali-quantitativa de mapas conceituais produzidos por alunos de uma turma de Licenciatura em Química MACIEL, Mayra Mylla Pereira FERNANDES, Adriano Caldeira http://lattes.cnpq.br/9834361105587561 BORGES, Fábio Cardoso http://lattes.cnpq.br/7244539013576635 https://orcid.org/0000-0001-5589-6228 Avaliação Aprendizagem significativa Química Mapas conceituais Evaluation Meaningful learning Chemistry Concept maps CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA In chemistry teaching, it is possible to highlight the difficulties that students have in connecting the theories developed in the classroom with the reality around them. In this case, it is necessary to use different learning performance strategies. Meaningful learning becomes effective when there are relationships between new concepts and previous knowledge stored in cognitive structures. In this context, concept maps can be used as tools for the construction of hierarchy and knowledge. A tool to identify students' prior knowledge. A concept map is a diagram that represents the relationship between concepts contained in a propositional hierarchy. The tool is an active learning style. Concept maps have been increasingly studied and explored in the educational field for their potential as a methodological tool in order to achieve an effective teaching-learning process. In view of this, an undergraduate class of the Degree in Chemistry was submitted to qualitative-quantitative research. This class participated in a process of production of concept maps about the content of Chemical Bonds, being a map built without theoretical foundation and another built after an expository class of both the content and the process of elaboration of concept maps, to evaluate the differences among these. The data were collected and analyzed in a quantitative and qualitative way, and it was possible to observe a considerable improvement in the maps prepared after classes. The methodology was considered effective and satisfactory in the evaluation scope, proving to be an important subsidy for the teaching of chemistry. No ensino de química é possível destacar as dificuldades que os alunos têm em conectar as teorias desenvolvidas em sala de aula com a realidade ao seu redor. Nesse caso, é necessário utilizar diferentes estratégias de desempenho de aprendizagem. A aprendizagem significativa torna-se efetiva quando ocorrem relações entre novos conceitos e conhecimentos prévios armazenados nas estruturas cognitivas. Neste âmbito os mapas conceituais podem ser usados como ferramentas para a construção da hierarquia e do conhecimento. Uma ferramenta para identificar o conhecimento prévio dos alunos. Um mapa conceitual é um diagrama que representa a relação entre conceitos contidos em uma hierarquia proposicional. A ferramenta é um estilo de aprendizado ativo. Os mapas conceituais vêm sendo cada vez mais estudados e explorados no âmbito educacional por sua potencialidade como ferramenta metodológica a fim de alcançar um processo de ensino-aprendizagem eficaz. Diante disto uma turma de graduação do curso de Licenciatura em Química foi submetida a uma pesquisa quali-quantitativa. Essa turma participou de um processo de produção de mapas conceituais acerca do conteúdo de Ligações Químicas, sendo um mapa construído sem fundamentação teórica e outro construído após aula expositiva tanto do conteúdo, quanto do processo de elaboração de mapas conceituais, a fim de avaliar as diferenças entre estes. Os dados foram coletados e analisados de forma quantitativa e qualitativa, sendo possível observar considerável melhoria nos mapas elaborados pós-aulas. A metodologia foi considerada eficaz e satisfatória no âmbito avaliativo, demonstrando ser um subsídio importante para o ensino de química. 2022-11-10T17:56:40Z 2022-11-10T17:56:40Z 2022-08-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MACIEL, Mayra Mylla Pereira. Avaliação quali-quantitativa de mapas conceituais produzidos por alunos de uma turma de Licenciatura em Química. Orientador: Adriano Caldeira Fernandes. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4679. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4679 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Avaliação
Aprendizagem significativa
Química
Mapas conceituais
Evaluation
Meaningful learning
Chemistry
Concept maps
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle Avaliação
Aprendizagem significativa
Química
Mapas conceituais
Evaluation
Meaningful learning
Chemistry
Concept maps
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
MACIEL, Mayra Mylla Pereira
Avaliação quali-quantitativa de mapas conceituais produzidos por alunos de uma turma de Licenciatura em Química
topic_facet Avaliação
Aprendizagem significativa
Química
Mapas conceituais
Evaluation
Meaningful learning
Chemistry
Concept maps
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description In chemistry teaching, it is possible to highlight the difficulties that students have in connecting the theories developed in the classroom with the reality around them. In this case, it is necessary to use different learning performance strategies. Meaningful learning becomes effective when there are relationships between new concepts and previous knowledge stored in cognitive structures. In this context, concept maps can be used as tools for the construction of hierarchy and knowledge. A tool to identify students' prior knowledge. A concept map is a diagram that represents the relationship between concepts contained in a propositional hierarchy. The tool is an active learning style. Concept maps have been increasingly studied and explored in the educational field for their potential as a methodological tool in order to achieve an effective teaching-learning process. In view of this, an undergraduate class of the Degree in Chemistry was submitted to qualitative-quantitative research. This class participated in a process of production of concept maps about the content of Chemical Bonds, being a map built without theoretical foundation and another built after an expository class of both the content and the process of elaboration of concept maps, to evaluate the differences among these. The data were collected and analyzed in a quantitative and qualitative way, and it was possible to observe a considerable improvement in the maps prepared after classes. The methodology was considered effective and satisfactory in the evaluation scope, proving to be an important subsidy for the teaching of chemistry.
author_additional FERNANDES, Adriano Caldeira
author_additionalStr FERNANDES, Adriano Caldeira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MACIEL, Mayra Mylla Pereira
title Avaliação quali-quantitativa de mapas conceituais produzidos por alunos de uma turma de Licenciatura em Química
title_short Avaliação quali-quantitativa de mapas conceituais produzidos por alunos de uma turma de Licenciatura em Química
title_full Avaliação quali-quantitativa de mapas conceituais produzidos por alunos de uma turma de Licenciatura em Química
title_fullStr Avaliação quali-quantitativa de mapas conceituais produzidos por alunos de uma turma de Licenciatura em Química
title_full_unstemmed Avaliação quali-quantitativa de mapas conceituais produzidos por alunos de uma turma de Licenciatura em Química
title_sort avaliação quali-quantitativa de mapas conceituais produzidos por alunos de uma turma de licenciatura em química
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4679
_version_ 1787155339706105856
score 11.755432